fbpx

Meu filho já tem idade para essa tarefa?


Meu filho já tem idade para essa tarefa? Não importa a idade, nem se são marinheiros de primeira viagem ou se já acumulam alguma experiência. Em algum momento do exercício da parentalidade, todo pai e toda mãe já se deparou com essa dúvida: será que meu filho ou filha já tem idade para essa tarefa?

O tempo certo da autonomia para as crianças é bastante subjetivo e pode sofrer pequenas variações de criança para criança. De forma geral, porém, existem algumas pequenas tarefas que podem ser atribuídas com relativa segurança conforme a criança vai amadurecendo.

No livro Devo ou não devo? Posso ou não posso? – Algumas possibilidades para ajudar pais e educadores nas tomadas de decisão, a psicóloga Gabriela Miranda e a psicopedagoga Lúcia Wolmer explicam a importância de atribuir autonomia: “Uma criança com capacidade de gerenciamento muito aquém do que se espera para sua faixa etária pode não conseguir organizar sua rotina escolar (de execução das tarefas de casa, de levar materiais que a professora solicita, de devolução de atividades de casa e de organização dos materiais escolares) e ficar dependente dos pais”.

Confira a seguir algumas tarefas que, segundo as autoras do livro, podem ser atribuídas às crianças em cada fase da primeira infância:

2 anos

A criança já tem capacidade para guardar os próprios brinquedos ao final da brincadeira, consegue comer sozinha, tirar e calçar o tênis sem cadarço e escolher o livro que gostaria que o pai ou a mãe lesse antes dela dormir.

3 anos

A partir desta idade, a criança já tem autonomia para colocar a roupa suja no cesto. Ela também pode começar a organizar a mochila que leva para escola.

4 anos

Já é possível deixar a criança ir ao banheiro sozinha, com alguma supervisão do pai ou da mãe, e ela pode também organizar a mochila de roupas quando for dormir na casa de algum parente. Não se desespere se as primeiras mochilas estiverem bastante incompletas. Mostre o que faltou para ajudá-la a entender o que ela necessita quando dorme fora de casa.

5 anos

Seu filho ou filha já pode fazer a higiene pessoal quando vai ao banheiro. Pode também trocar de roupa e fazer o próprio prato no momento da refeição.

6 anos

Os animais de estimação são muito queridos pelas crianças desde pequeninas, certo? A partir desta idade, elas podem se responsabilizar por alimentar os pets da família. A arrumação do quarto em que dormem também pode ficar por conta delas.

Lembre-se, é muito importante não perder de vista que o simples fato de ter atingido a idade não basta para que a criança comece a executar essas tarefas. É preciso ensiná-las a fazer o que você pede. Lembre-se também de que pode levar algum tempo até que seu filho ou filha conquiste essa autonomia. O importante é perseverar e ensinar a criança com amorisidade de gentileza.

Se você quiser aprender mais sobre o que esperar de seu filho ou filha em cada fase da vida, não apenas em termos de autonomia mas também do comportamento de forma geral, consulte a nossa série sobre o tema no Vida Inovadora:

O que esperar do seu filho aos…

5 anos; 6 anos; 7 anos; 8 anos; 9 anos; 10 anos; 11 anos; 12 anos; 13 anos; 14 anos; 15 anos; 16 anos e 17 anos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu