fbpx

O que esperar do seu filho aos 13 anos!


O que esperar do seu filho aos 13 anos! Aos 13 anos, seu filho está deixando enfim a pré-adolescência em definitivo. Muitas mudanças, no corpo e no comportamento, certamente vão marcar esse período. Nós vamos ajudá-lo a se preparar para elas.

Este post faz parte de uma série sobre o que esperar do seu filho em cada idade. Clique na idade correspondente para conferir os posts publicados anteriormente sobre os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 anos.

Agora, vamos então ao que esperar do seu filho ou filha aos 13 anos:

Transformações no corpo

Muita coisa muda a partir dos 13 anos. É comum ocorrer um estirão no crescimento e, inesperadamente, eles estão maiores do que você. Surgem cabelos debaixo dos braços e nas genitais. Os testículos se desenvolvem nos meninos, os seios despontam nas meninas e ocorre a primeira menstruação – embora, hoje em dia, a menstruação tenha se antecipado para muitas meninas. Todas essas alterações vão gerar muitas dúvidas e curiosidades e você precisa certamente estar preparado para ajudar seu filho ou filha com esses questionamentos.

Definição de gênero

É mais ou menos nesta fase que eles podem questionar de maneira mais incisiva a identidade de gênero. Pode ser um momento delicado para crianças se identificam num espectro diferente dos convencionais.

Mundo dicotômico

Certo ou errado; preto ou branco; maravilhoso ou trágico. A princípio, Nesta idade, os jovens tendem a enxergar o mundo com conceitos muito rígidos, sem abertura para as diferentes nuances da vida.

Centro do mundo

O egocentrismo se desenvolve, ao passo que eles passam a ser muito autocentrados. Surge também uma maior consciência da aparência física e assim eles passam a se preocupar demais com o que os amigos pensam deles.

Privacidade

Sentimos informar, mas você não vai mais ser informado de tudo o que acontece na vida do seu filho e da sua filha. A necessidade por privacidade cresce e você precisa saber respeitar esse espaço.

Como lidar com tudo isso?

Ensine a enfrentar desafios

Essa é uma habilidade que será importante para a vida, e certamente muito útil neste momento em que seu filho ou filha se depara com novas situações trazidas pelas transformações próprias da idade.  Para lidar com eles, decerto é preciso desenvolver a capacidade de entender sentimentos e pensamentos desencadeados por uma situação desafiadora como etapa para o necessário autoconhecimento.

Conecte-se ao seu filho

O distanciamento, a partir desta fase, é esperado. Por isso mesmo, você deve procurar oportunidades de manter o vínculo, sem desrespeitar a necessidade deles por privacidade. Os jogos podem ser uma excelente oportunidade para essa manutenção das relações. Experimente jogar Gamão, uma modalidade que tem uma regra de ouro: “ninguém fica para trás”.

Mantenha o equilíbrio

Você e seu filho ou filha estão diante de muitas mudanças e transformações. Por isso, é importante desenvolver a flexibilidade e a habilidade de isolar e examinar uma situação de cada vez. Aprender a lidar com as emoções e reavaliar o curso das ações diante de novos acontecimentos pode ajudá-los a atingir o equilíbrio. 

Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

No próximo post, o último da nossa série, que esperar da criança aos 14 anos de idade! Até lá!


inserir links para os respectivos textos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu