O que esperar do seu filho aos 8 anos! Enfim chegamos hoje a uma idade de muita energia! Os 8 anos de idade!
Se você está chegando agora e tem filhos em outras faixas etárias, não deixe de conferir as postagens feitas anteriormente desta série. Neles, você vai aprender o que esperar do seu filho aos 4 anos, aos 5 anos, aos 6 anos e aos 7 anos de idade.
E hoje, vamos ver o que esperar do seu filho aos 8 anos!!
Velozes e furiosos
Aos 8 anos, seu filho entra numa nova espiral de expansividade, agitação e autoafirmação. Você se lembra de já ter visto algo parecido anteriormente? Sim, aos 4 anos ele passou por algo semelhante. Só que agora, ele está mais maduro e mais elaborado. Decerto a comunicação ganha uma agilidade incrível, e as reações e atitudes também se tornam mais velozes. A personalidade começa a se afirmar.
Pura energia
Fisicamente, a criança se torna mais madura. Ela se cansa menos que a criança de 7 anos, então seu ritmo motor fica acelerado. Assim sendo, é comum surgirem as brincadeiras de luta e jogos violentos. Especialmente nos meninos.
Corajosos e audaciosos
Eles não querem brincar sozinhos e buscam sempre companhia. Estão numa fase acelerada em que tudo acontece com rapidez: desde as atividades básicas, como comer e andar, por exemplo, até as atividades que exigem concentração, como brincar, escrever, ler. Nessa nova configuração, em que até o andar ganha uma nova postura, eles desenvolvem sobretudo a coragem e a audácia. E passam a gostar de criticar os outros, como forma de afirmar a personalidade.
Como você pode guiá-lo nesse desenvolvimento?
Desenvolva a paciência
Como tudo acontece em alta velocidade, o um bom aprendizado para esta fase certamente é a paciência, a espera, o esforço para concluir as tarefas com dedicação, para caminhar o passo a passo da vida. Assuma a liderança nessa organização da estrutura familiar.
Estimule o autoconhecimento
Nossos filhos se desenvolvem graças a recursos internos, como por exemplo a motivação, perseverança, atenção, interesse, entre outros. Influenciam, também recursos externos no ambiente em que vivemos. Dessa forma, estimule seu filho a entender os sentimentos que assomam, e como ele pode transformá-los para resultados positivos e que tragam tranquilidade. E assim, atue como modelo e referência para oferecer os recursos externos de que ele necessita, como apoio, carinho, atenção, acolhimento, incentivo…
Estas informações se baseiam no conhecimento acumulado pela Mind Lab ao longo de 27 anos liderando pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!
No próximo post, o que esperar da criança aos 9 anos de idade! Até lá!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (82)
- Família (216)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
2 Comentários. Deixe novo
amei muito
Amei as dicas! Pois muitas vezes não sabemos lidar com essas mudanças!