O que esperar do seu filho de 5 anos!
O que esperar do seu filho de 5 anos! Hoje daremos continuidade à nossa série sobre o que esperar de seu filho em cada fase da vida.
Anteriormente, abordamos o desenvolvimento aos 4 anos. Hoje, vamos ajudá-lo a entender as mudanças sutis que acontecem aos 5 anos.
As informações listadas aqui são, em síntese, baseadas no conhecimento acumulado pela Mind Lab ao longo de 27 anos liderando pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos.
Vamos aprender o que esperar – e como guiar o desenvolvimento – do seu filho de 5 anos? Então siga as nossas dicas:
O desenvolvimento neuropsicomotor
Se completa por volta dessa idade, dando à criança maior autonomia em tarefas como se trocar, usar os talheres, escrever algumas palavras. Ele adquire mais equilíbrio físico, de forma geral, e controle sobre os próprios movimentos.
No campo cognitivo
As palavras começam a entrar para o mundo dos pequenos. Assim sendo, eles ampliam o vocabulário e começam a achar graça em algumas palavras. Dessa maneira, eles pensam antes de falar e articulam melhor suas colocações.
Do ponto de vista emocional
O amadurecimento se revela na diminuição das birras, sinal de que algumas emoções passam a fazer mais sentido para eles. A imaginação continua a todo vapor, mas a criança começa a desenvolver a separação entre real e imaginário e já tem alguma noção de quando está sendo iludida. Os medos se tornam mais concretos – ladrões, tempestades, por exemplo – e surgem pesadelos. O ciúme surge e os pequenos conseguem identificá-lo.
Socialmente falando
O desenvolvimento é tremendo. Certamente elas ganham independência, confiança e conseguem suportar melhor a separação dos pais e a interação com outras pessoas. De tal forma que aprendem o valor da amizade e rapidamente querem conviver mais e mais com a turma e fazer novos amigos. É o momento em que a individualidade se acentua, por conseqüência você começa a perceber quem seu filho é. Eles também passam a imitar mais os adultos, portanto, fique atento ao que você faz.
Como você pode guiá-lo nesse desenvolvimento?
Fortaleça o clima de confiança e amor na família
Propício para que seu filho saiba que ali ele pode “SER e ESTAR” em sua individualidade. Mostre que as diferenças são aceitas e valorizadas na família. Mais importante do que a aparência é a essência de cada um. Mostre que cada um de nós tem a sua própria beleza, tanto exterior como interior.
O desenvolvimento social dela vai ser fortalecido pela percepção dos diferentes pontos de vista
Pelo reconhecimento das diferenças e das semelhanças entre as pessoas, e pelo cultivo do respeito ao próximo. Nesse contexto, os jogos de tabuleiro em família são um meio de aproximação entre as pessoas, e uma forma conhecer a criança, em suas fragilidades e forças, que irão se manifestar nas interações lúdicas.
A imitação dos adultos começa, claro, pelos familiares
Se você se esforça por manter um olhar cuidadoso e atento ao mundo ao seu redor, seu filho em geral também desenvolverá um olhar interessado, curioso, procurando apreender os detalhes importantes, tentando entender a realidade que o cerca. Nas pequenas ações do dia a dia desenvolvemos o respeito à diversidade, o amor e o cuidado em relação a pessoas, animais, plantas e objetos.
Na próxima semana, o que esperar da criança aos 6 anos de idade! Até lá!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (218)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
1 Comentário. Deixe novo
[…] 5 anos; 6 anos; 7 anos; 8 anos; 9 anos; 10 anos; 11 anos; 12 anos; 13 anos; 14 anos; 15 anos; 16 anos e 17 anos […]