Competências socioemocionais no desempenho escolar
As competências socioemocionais têm ganhado destaque como elementos cruciais para o sucesso do desempenho escolar. De acordo com um recente estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em parceria com o Instituto Ayrton Senna, habilidades como curiosidade, foco e confiança estão intrinsecamente ligadas a melhores desempenhos nas salas de aula. A pesquisa relacionou as competências socioemocionais com os indicadores de desempenho, como as notas escolares, por exemplo. O levantamento contou com crianças e adolescentes de 10 e 15 anos, em 16 países. Este estudo reflete uma crescente compreensão de que o desenvolvimento emocional e social dos estudantes é tão importante quanto seu crescimento intelectual.
A influência das competências socioemocionais
Karen Cristine Teixeira, do Instituto Ayrton Senna, destaca que competências como curiosidade e persistência estão fortemente relacionadas ao desempenho acadêmico. Promover essas habilidades nas escolas pode, portanto, ser uma estratégia eficaz para melhorar os resultados educacionais.
Com base no estudo, a especialista conta que promover essas habilidades pode ser um caminho para uma maior interação dos alunos com os estudos: “Descobrimos que as competências de, persistência e determinação são aquelas que estão mais relacionadas ao desempenho acadêmico. Promover essas competências socioemocionais nas escolas pode melhorar o desempenho escolar como um todo”.
O papel do Programa MenteInovadora
O Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, é pioneiro em integrar o aprendizado de competências socioemocionais aos currículos escolares por meio de métodos metacognitivos. Abaixo, exploramos alguns desses métodos e como eles podem ser aplicados no contexto educacional para fomentar habilidades essenciais:
Método Árvore do Pensamento: este método ensina os alunos a identificar as diferentes possibilidades, avaliar as opções e consequências de cada uma, fomentando a tomada de decisões conscientes. Em um ambiente escolar, isso pode ser utilizado para ajudar os alunos a escolherem estratégias de estudo ou resolver problemas sociais.
Método Escada: representa a importância de definir objetivos claros, ordenados e alcançáveis, um passo de cada vez. Pode ser usado para ajudar os alunos a visualizar seu progresso acadêmico e estabelecer metas de curto e longo prazo que deverão ser progressivamente conquistadas.
Método Aves Migratórias: este método enfatiza o trabalho em equipe e a colaboração. Aplicado em projetos de grupo, incentiva os alunos a trabalharem, identificarem e contribuírem com um objetivo comum, reconhecendo o valor de cada indivíduo.
Método Tentativa e Erro: encoraja os alunos a verem o erro como uma parte do processo de aprendizagem e/ou descoberta. Este método pode ser particularmente útil em disciplinas experimentais, como ciências, onde os experimentos nem sempre funcionam como previsto.
Método Detetive: fomenta habilidades analíticas e de resolução de problemas, incentivando a elaboração de perguntas coerentes e bem elaboradas, bem como a análise dos dados ou informações obtidas e a divisão do problema maior em problemas menores.
Método Espelho e Filmadora: estes métodos ajudam os alunos a refletir sobre suas ações e planejar suas atividades. São excelentes ferramentas para o desenvolvimento de autoconsciência e para a organização do estudo.
Método Filtro: ensina os alunos a priorizar informações, uma habilidade crucial em uma era em que somos bombardeados por diferentes fontes a todo momento. Isso pode ser integrado em qualquer área de estudo, ajudando os alunos a focar no que é mais importante e a identificar informações falaciosas.
Método Equilibrista e Semáforo: estes métodos ajudam os alunos a tomar decisões ponderadas, considerando diferentes perspectivas e as consequências de suas ações antes de agir.
Método Pintor: utiliza técnicas de visualização para facilitar a identificação do que precisa ser memorizado e a estratégia mais adequada para isso, aplicável em várias disciplinas, de história até as ciências.
A integração de competências socioemocionais no currículo escolar não é apenas uma necessidade educacional, mas também uma preparação para os desafios da vida. Com a implementação de métodos metacognitivos como os oferecidos pelo Programa MenteInovadora, as escolas podem proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para não apenas melhorar seu desempenho acadêmico, mas também para exercitarem e aprimorarem a regulação de seus pensamentos e ações.
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