fbpx

O que esperar do seu filho de 6 anos!


O que esperar do seu filho de 6 anos! Olá, pai, olá mãe! Tem gostado da nossa série sobre o que esperar de seu filho em cada fase da vida? Deixe seu comentário pra gente. E pode trazer também as suas dúvidas, que tentaremos ajudá-lo!

Na semana passada, abordamos o desenvolvimento da criança aos 5 anos. Hoje, vamos ajudá-lo a entender as mudanças que acontecem aos 6 anos.

A mente se desenvolve rapidamente!

Nessa idade, seu filho ingressa no 1º ano do Ensino Fundamental, com todas as mudanças de rotina que isso implica. Como resultado, maior organização, mais tempo sentado na carteira, início oficial da alfabetização casam com o momento em que a curiosidade se eleva e ele está ávido por aprender a ler e a escrever, e para descobrir como funciona o mundo à sua volta. Por isso tantas perguntas, tanta necessidade de entender como tudo acontece.

O corpo também evolui no aspecto físico

Os dentes de leite começam a ser trocados, a desenvoltura cresce no equilíbrio e traz maior autonomia para atividades físicas. Ele ganha agilidade, flexibilidade e coordenação motora.

Os altos e baixos emocionais

No campo das emoções, é como se a criança estivesse constantemente numa montanha russa. Ela se torna mais indecisa, e como resultado mesmo pequenas escolhas entre um brinquedo ou outro, podem se transformar num dilema. Os comportamentos são intensos e variam rapidamente. De uma gargalhada descontrolada a um choro estridente em questão de minutos. Muitas vezes, essa indecisão alimentada pela imaturidade emocional resulta em comportamentos violentos. Fique atento. Surgem, também, os primeiros palavrões, que por vezes soam até inocentes, porque fica evidente que a criança não sabe o que aquilo significa. Tente explicar a ela que não se usa essa linguagem em qualquer situação e evite usar, você também, na frente dela.

Como você pode guiá-lo nesse desenvolvimento?
Certamente a melhor maneira de lidar com a curiosidade é estimulando a investigação, a descoberta, o deslumbramento diante da vida.

Isso vai contribuir para ampliar a capacidade da criança de aprender. Nós, adultos, muitas vezes, perdemos nossa capacidade de nos deslumbramos. Mas a vida é repleta de pequenas coisas cheias de detalhes interessantíssimos! Nesse sentido, redescubra com seu filho o encanto de observar uma formiga carregando uma folha, o vento atuando sobre as árvores, a forma como as sombras “caminham” pelo jardim ao longo dia, o colorido de um delicioso prato de comida saudável! Estimule esse deslumbramento.

Dessa maneira, as melhores aprendizagens vêm da investigação e da liberdade de tentar, sem medo de errar.

Saber disso é fundamental na fase da alfabetização, já que a criança vai escrever errado no processo de aquisição da fluência na escrita. Assim sendo, deixe-a escrever do jeito dela, sem corrigi-la, para não correr o risco de desenvolver medo de errar.

Ampliar a autoestima pode ser uma forma de encaminhar a indecisão típica da idade.

E um caminho para isso é estimular as descobertas que nos ajudam a dominar o conhecimento. Quando esse processo é conduzido em família, certamente fortalece os vínculos e aproxima pais, mães, responsáveis e filhos.

O poder do “Não” não deve ser subestimado nessa fase.

A criança está começando a aprender o que é permitido fazer, portanto as negativas que estabelecem limites são uma ação de proteção e amor dos pais pela criança. Elas ajudam a organizar as relações da criança com o mundo. Seu filho vai testar os limites, vai tentar realizar seus desejos, vai agir impulsivamente. Cabe a nós, adultos, orientar até onde ela pode ir, explicando o motivo e sendo firmes, sem sermos autoritários e sem perdermos a ternura. A autoridade firme e clara dá segurança e conforto à criança.

Todas as informações que você acabou de ler se baseiam no conhecimento acumulado pela Mind Lab ao longo de 27 anos liderando pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, em suma, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu