O que esperar do seu filho aos 17 anos!
O que esperar do seu filho aos 17 anos! Hoje nossa série chega ao final. E agora, é para valer!
Chegamos ao post com orientações sobre o que esperar do seu filho ou da sua filha aos 17 anos:
Consolidação da autonomia
Pode ser difícil para pais e mães, mas chegou o momento da sua “criança” se descolar das suas asas. A autonomia, que você ajudou a construir aos poucos desde cedo, precisa agora se tornar mais sólida. Você, portanto, deixará de ser a grande referência em termos de proteção, porque seu filho ou filha precisa sentir, na prática, as consequências das escolhas que faz e de que forma elas atingem outras pessoas e o ambiente em que vive.
A fase de experimentar
O desenvolvimento biológico, com milhares de novas conexões cerebrais e a multiplicação de células-espelho, destrava uma necessidade intensa de experimentar novas situações e conhecer melhor outras pessoas. Surge então um imenso apetite por experiências que tragam prazer intenso, incluindo as aproximações sexuais. Eventualmente, essa fase vem associada à impulsividade, que também preocupa e exige atenção dos pais.
Novas verdades
Nesta fase os jovens passam por uma revisão das verdades pessoais, que eventualmente podem ser reformuladas a partir da maior interação social, do convívio interpessoal e da grande capacidade de adquirir conhecimento. A visão de mundo dele ou dela está em transformação e certamente vai se ampliar muito além das influências familiares.
O tédio nosso de cada dia
Sim, essa é uma característica muito marcante nesse momento da vida. De repente, sem causa aparente, eles perdem a vontade, não se interessam por nada, vivem desmotivados. Existe uma explicação científica para isso: nessa fase do crescimento, os jovens perdem receptores de dopamina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e à satisfação. Com o tempo, isso se reequilibra, mas o contraste dessa apatia com a necessidade de experimentação pode causar muita insegurança no seu filho ou filha, por não entender seus sentimentos.
Como lidar com tudo isso?
Seja um pai ou uma mãe presente
Sim, eles estão no processo de se descolar da sua proteção, mas isso não significa que você deve abandoná-los. Pais omissos ou negligentes expõem os filhos a riscos desnecessários. Ser presente, a partir de agora, não significa resolver os problemas para eles, mas sim auxiliá-los na reflexão e na tomada de decisões. Diante de situações, em vez de respostas, ofereça perguntas: “Como você pretende lidar com isso? Há uma solução melhor para esse caso? O que está em jogo se você for pelo caminho A, B ou C?”.
Presente sim, mas não autoritário
Esse é outro erro comum. Você viveu mais, sabe todas as respostas, portanto impõem a sua visão de mundo e força decisões. Esse cenário pode gerar conflitos que afastarão seu filho ou filha, ou causarão um desvio na conquista da autonomia, gerando jovens inseguros, que se sentem incapazes de enfrentar desafios. O seu papel, a partir de agora, é parecido com o do instrutor da escola de formação de condutores. Ele está ali ao lado, pode até pisar no freio para evitar um acidente, mas a função principal dele é dar segurança e ensinar o jovem a conduzir o carro sozinho.
Incentive os bons hábitos
Como é uma fase rica em termos de criação de hábitos, esteja por perto para incentivar as boas práticas em seus filhos. Terminar o que foi iniciado, por exemplo, é um bom caminho também para dialogar com a apatia trazida pelo tédio dessa fase. Mas não force a mão nesse ponto. Respeite a necessidade de espaço. Você só deve se preocupar com a desvitalização se ela se tornar excessiva a ponto de o seu filho ou filha passar a perder aulas e encontros com amigos, por exemplo, por conta do tédio. Nesse caso, pode ser necessário recorrer à ajuda de um psicólogo.
Amor, afeto e respeito
Uma família próxima, aberta a ouvir e a dialogar, é o melhor caminho para atravessar esse período da vida. Converse abertamente sobre todos os temas, mesmo os mais delicados, e não tenha medo de reconhecer quando for necessário pesquisar mais sobre um assunto. Fale sobre o sexo e todas as consequências relacionadas a ele sem medo de ser taxado de chato ou careta. Tudo bem, esse é o nosso papel como pais, mães e responsáveis. Saber que tem uma família que o ama e com quem ele pode contar faz o jovem desenvolver a autoconfiança e a autodeterminação diante dos desafios.
Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!
Se você tem crianças em outras faixas etárias, não deixe de conferir e indicar a amigos os outros posts da série sobre o que esperar do seu filho aos 4 anos, aos 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 anos.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (82)
- Família (216)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
27 Comentários. Deixe novo
[…] 5 anos; 6 anos; 7 anos; 8 anos; 9 anos; 10 anos; 11 anos; 12 anos; 13 anos; 14 anos; 15 anos; 16 anos e 17 anos […]
Meu filho tem 17 anos mas diz q se sente uma menina.
é super normal, nessa idade a pessoa começa se descobrir, e sentir oque ela realmente é.
Meu filho não quer estudar vive lendo livros de Paulo Coelho e só no quarto o dia todo , tenho que fazer tudo para ele ,só dorme o dia todo e a noite fica na internet ou lendo ou ouvindo áudio de livros . A psicóloga diz que é normal , o pai dele as vezes se enrita , mas até ameaço de divórcio e peço que o deixe em paz , pois a psicóloga fala que o passar do tempo ele pode mudar e eu acredito nisto .
Isso nunca será normal, um comportamento que necessita de terapia, não sei qual o nível de atenção e diálogo foi despendido ao longo da vida dele pelos pais mas certamente não é é nunca será normal.
Meu filho tem 17 anos disse q não se reconhece menino menina estou desesperada
Apenas o aceite do jeito que ele é, não precisa ficar desesperada ele vai se descobrindo com o tempo o mais importante é você dá todo apoio para ele deixe todo preconceito e padrões que a sociedade impõe de lado, por experiência própria é muito ruim quando nossos pais não entendem o nosso lado, o melhor que tu pode fazer agora é da uma pesquisada sobre o assunto e apoiar ele fazer ele se sentir amado e que não está sozinho nessa e com o tempo ele vai saber quem ele realmente é se não, querendo ou não ele vai fazer essas coisas pelas suas costas e vai está escondendo quem ele realmente é, o melhor é você apoiar e ajudar ele nesse jornada de autoconhecimento da vida dele.
Eles passam pela dissociação e despersonalização na adolescência!
Eu tenho 17 anos e estou desesperada! Eu não faço nada da minha vida, eu não sirvo p absolutamente nada. Nem na escola eu tenho um bom desempenho, nunca trabalhei, não tenho amigos, não saio de casa e passo a maior parte do tempo mexendo no celular. Eu estou casada, essa é a pior fase de todas.
Você tão nova ,calma não se cobre tanto .comece fazendo algo diferente,um caminhar de manhã ou no melhor horário sozinha faz bem ,fale com Deus ,escreva se não conseguir falar o que sente diariamente.
Minha filha tem 17 e a 4 dias está falando que a escola é uma força e que todos mentiram a vida toda pra ela. Não quer ir a escola e deixou o trabalho que fazia em uma creche.ela estava indo tão bem. Nem co. O namorado quer falar. Diz que é u.s farça . O que pode ser? Amanhã levarei ao médico
Tenho um filho de 17 amos e 10 meses ele é um ótimo filho e o bom aluno mais é parado pras coisas simples da vida tipo pegar um transporte eu sempre ia com ele e explicava mais mesmo assim ele tem dificuldade só corta um cabelo porque eu reclamo só capricha no banho se eu ficar reclamando pergunto vc pensa em trabalhar futuramente em que a resposta as vezes é eu não sei mais de um jeito que ele nem sequer parou pra pensar em alguma opção ele ainda diz que acha que é asexssual não tem interesse nenhum em namorar nem agora e nem futuramente eu juro que eu não entendo o jeito dele mas no mesmo tempo do graças a Deus ele nunca foi um filho rebelde mas eu quero muito que ele cresça porque a vida não é fácil não dá pra ser criança sendo adulto
Boa tarde, tenho um filho com 17 anos e vive a se vitimizar com tudo dentro de casa, não posso pedir para ele fazer nada, caso contrário se revolta. Vive a falar mal da mãe na escola, para os colegas que eu não tenho uma boa condição de vida para lhe oferecer. A DT da escola dele vive a colocá-lo contra mim e pede até para ele reagir dentro de casa com violência. Não suporto mesmo conviver mais com ele. O que devo fazer? Vive envolvido com muitas pessoas na internet, pessoas virtuais e não tem amigos. O que acho estranho a professora colocar um filho contra a mãe ao invés de ajudar a resolver o problema, ela o ensina a me desrespeitar como mãe.
Nossa , parece q vc descreveu meu filho … fala mal de mim pros amigos , disse q me odeia . É muito triste passar por isso.
Minha filha tem 17 anos vivi falando que não serve para nada, que muitos da idade dela já sabem o quer quer da vida,não consegue ir para escola , já faz 3 anos isso mais só esse ano 2023 que ela piorou,eu sempre fui uma mãe compreeciva ,amorosa ,e de cabeça aberta mas de nada tá fazendo ela melhorar ,ela se cobra muito,sobre o futuro profissional dela. Abriu sua vida sexual com um garoto ao 15 anos mais foi só uma vez ,e ficou mal depois e não fez mais é até terminou com o garoto e agora ao 17 anos começou um namoro novamente com outro garoto e com esse já tratou e se sentiu super bem ,mais disse que por em quanto não vai repetir ,acha que realmente precisa ter mais madurecimento para continuar a manter a vida sexual .só queria que ela voltasse a ir a escola e estudasse como era antes ,uma boa aluna interessada e com boas notas .
Sempre fui uma mãe muito presente, daquelas que se torna uma criança para aproveitar a fase dos filhos. Os levei para concertos, museus, os envolvi com esportes, artes, cozinhamos juntos, viajamos enfim, as memórias são tantas. Hoje meu filho mais velho tem 17 anos e o apoio no estudo, nos cursos extra curriculares e faço o que está dentro da minha realidade de mãe solteira. Lamentavelmente escuto que ele me odeia, não suporta estar no mesmo lugar que eu e que vai sumir. A tristeza é grande porque foi uma vida me separando de mim mesma e me dedicando a maternidade.
Meu filho tem 17 anos mas não tem maturidade pra nada só pensa em comprar uma moto,se vai trabalhar tem que tá falando oque fazer e acho que um dia de trabalho já e o suficiente pra comprar algo grande, não toma frente de nada a não ser que falamos o que fazer.e agora oque faço
Bom dia…meu filho completou hoje 17 anos, vim aqui ver como melhorar como mãe. Ao ler os comentários fiquei compadecida com esses relatórios dessas mães. Vou orar a Deus pedindo ajuda pra todas nós, pra que tenhamos sabedoria pra ajudar nossos filhos nesse momento de transição que eles estão passando. Não se desespere amigas, vamos buscar a Deus em Oração. Tenho certeza que O pai nosso que está no céu nos ajudará 🙏🙏🙏🙏🧬🧬🧬
Meu filho tem 17 anos mas não tem maturidade pra nada só pensa em comprar uma moto,se vai trabalhar tem que tá falando oque fazer e acho que um dia de trabalho já e o suficiente pra comprar algo grande, não toma frente de nada a não ser que falamos o que fazer.e agora oque faço
Responder
Meu filho completa amanhã 24 de dezembro 17 anos , fui mãe solteira por 13 anos da vida dele e vivo uma luta constante , ele eh viciado em jogos , vive o tempo todo no celular , se tornou uma pessoa mentirosa, nao tem vontade de fazer nada , tem muita preguiça, e vive me xingando quando peço ajuda pra ele.
Eu sempre o eduquei muito .hoje vivo a base de calmante para conseguir lidar com a situação dentro da.minha casa.
Oro muito a Deus .
Mas acredito que a tecnologia estragou muito essa nova geração. Parece que eh uma fase da adolescência que nao vai terminar nunca.
Hoje me sinto triste na vespera de Natal .
Porque estou nessas condições.
Esta muito insuportável conviver com meu próprio filho que sempre o amei , eduquei , e criei com muito sacrifício.
Meu filho tem 17 anos , eu não posso pedir pra ele fazer nada dentro de casa q se revolta … eu já tô sem paciência tb passando por uma depressão e ainda vem isso . Diz q me odeia , que não fiz mais q minha obrigação em dar as coisas a ele , fala mal de mim pros amigos … que fase . Estou em oração 🙏🏽
Meu filho fez 17 recentemente, sempre foi um bom menino, calmo e compreensivo, mas recentemente houve uma discussão com o pai e ele reagiu de forma diferente, diz estar cansado e não quer conversar com o pai desde o dia da discussão. Não sei o que fazer, pois estou no meio do conflito.
Tenho 17 anos, sou menino, meus pais sei lá, me amam, mas acho que não enxergam os problemas que eu tenho, só olham pro meu irmão e minha irmã, só que eu não tenho emprego e não sei se conseguirei um, sou baixinho, tenho ginecomastia e não gosto do meu corpo, mas um dia falei disso que me incomoda muito, mas meu pai mandou eu guardar pra mim, acho melhor eu não atrapalhar eles né! Prefiro sofrer do que ver meus pais e meu irmão sofrerem por problemas que eu tenho. Obrigado!
Meu filho tem 17 anos e hj perdi a cabeça com ele 😔 acabei dando uma surra, ele aprontou na rua aí fui tentar conversar com ele, tentar entender oq estava acontecendo. Mas aí ele reagiu de forma muito agressiva, tentei me acalmar mas perdi a cabeça. Depois da surra me culpei muito.mas agora a noite ele veio chorando no meu quarto me pedindo desculpas falando que não queria ter reagido daquela forma. Eu entendi e acolhi
Minha filha tem 17 anos tem namorado é uma excelente filha só que tudo que ela começa fazer fica pelas metade é curso,é academia ela tem que fazer regime mas parece que ela não despertou a vaidade ela não toma atitude pra fazer as coisas tudo vc tem que estar mandando fazer é lavar uma louça, é limpar uma casa se deixar ela chega da escola e fica deitada a tarde inteira sendo que tem serviço dentro de casa pra ser feito parece que esses adolescente estão demorando pra amadurecer. Como devo agir com ela.
Eu tenho 18 anos sempre fui muito ansioso e e sempre tive dificuldade de fazer amizades nunca tive um pai presente só minha mãe e meu padastro e fico frustado muitas vezes por não conseguir algo e sentir as vezes excluidos sempre procurei entender como funciona as coisas principalmente as matérias escolares
Minha filha tem 17 anos linda, sempre achei ela mais responsável que irmão gêmeos dela, mas ela está c um ficante que é malandro eu pedi p ela se ama tanto quer namorar em casa?? Ela não quer… não vejo nela sentimento por ele… mas ele moleque que malandrice, invadiu minha casa dormiu no quarto hospidi, meu marido pegou ele atrás dos carros…. Ele correu e meu marido atrás…. Por pouco não psssa por cima, vale a pena se arriscar por nada?????