fbpx

O que esperar do seu filho aos 16 anos!


O que esperar do seu filho aos 16 anos! Hoje, vamos explorar então as transformações que seu filho vai enfrentar aos 16 anos. Este é o penúltimo post da série sobre o que esperar de seu filho em cada faixa etária.

Confira e indique a amigos outros posts postados anteriormente da série sobre o que esperar do seu filho aos 4 anos, aos 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 anos.

Agora, vamos ao que esperar do seu filho ou filha aos 16 anos:

Novas responsabilidades

Nesta idade, se acentua a compreensão de que novas responsabilidades farão parte da vida de seu filho ou sua filha, e muitas vezes ele ou ela se sente inseguro(a) diante desse desconhecido. Isso pode gerar muita tensão nos relacionamentos familiares.

Como saber o que é melhor?

O crescimento da autonomia vem acompanhado da necessidade de tomar decisões. Das mais simples – como tomar um ônibus ou caminhar até a escola – às mais complexas – como a carreira profissional desejada, ou a recusa a fazer algo por pressão do grupo social.

Desenvolvimento global

A transformação é integral. Corpo, hormônios, comportamento e emoções. Por isso, são comuns as alterações bruscas de humor e a queda de atenção e foco. O que ajuda a explicar porque, às vezes, tudo parece ser feito com pressa e de qualquer jeito… Algumas emoções com as quais você terá de lidar são o tédio, o desinteresse e a apatia.

Como lidar com tudo isso?

Errar faz parte da vida

Mostre a ele ou ela que as novas responsabilidades surgem como se fosse uma oportunidade de aprendizados. Afinal, nenhum de nós jamais sabia exatamente como lidar com essas transformações antes de vivê-las. Eles podem, sim, cometer erros e aprender com eles.

Ensine-o a tomar decisões

Ensine ao seu filho ou filha que a tomada de decisão é um processo cognitivo, que pode ser aprendido. Ela resulta na seleção de uma, entre várias possibilidades. Portanto, nunca somos obrigados a seguir um caminho por “falta de escolha”. Sempre que adotamos uma opção, decerto descartamos muitas outras. Melhores decisões são tomadas quando identificamos e entendemos o problema, avaliamos as alternativas e então escolhemos o melhor cenário.

Esteja presente

Faça companhia ao seu filho ou filha neste percurso, com o intuito de ajudá-lo(a) a se perceber melhor, se reconhecer e a lidar com as transições de maneira mais suave. Invista na qualidade da relação e do vínculo entre vocês.

Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

No próximo post, agora sim o último da nossa série, o que esperar da criança aos 17 anos de idade! Até lá!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu