fbpx

O que esperar do seu filho aos 12 anos!


O que esperar do seu filho aos 12 anos! A adolescência é uma fase certamente que exige muito, tanto do jovem que a vive, quanto dos pais e mães. Os 12 anos escancaram essa porta que começou a ser aberta aos 11 anos. Pronto para saber o que você terá de enfrentar?

Antes de seguir, não deixe de ler e indicar aos amigos os textos publicados anteriormente em nossa série sobre o que esperar do desenvolvimento infantil em cada idade. Já abordamos por aqui os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 anos.

Agora, vamos ao que esperar do seu filho ou filha aos 12 anos:

Vergonha de você

Não importa o quão bacana ou descolado você seja. A partir desta idade, seu filho ou filha começa a evitar ser visto na sua companhia. Quer descer do carro antes do portão da escola, não quer beijo de despedida na frente dos amigos, vai fazer cara de emburrado toda vez que você for buscá-lo ou buscá-la na balada.

Quem se importa?

Outro comportamento que se acentua é um aparente desprezo pelas suas ideias e opiniões. Eles vão fingir que não ligam para o que você pensa, mas não se engane. Eles ligam muito mais do que querem admitir.

Decisões conjuntas

Eles tenderão a exigir maior participação, a partir de agora, nas decisões que os afetam.

Aos amigos, tudo

Os amigos se tornarão mais importantes do que a família na opinião, no comportamento e nas visões de mundo. Não que você não seja importante, mas essa busca pelo grupo de iguais faz parte do ritual de amadurecimento

Como lidar com tudo isso?

Ensine-o a tomar decisões

A partir desta idade, certamente, essa habilidade passa a ser cada vez mais exigida. Tomar decisões requer ações planejadas, com análise da situação, gerenciamento dos recursos disponíveis, organização das hipóteses e o estabelecimento de uma série de ações a fim de encontrar um objetivo. Jogos de tabuleiro podem ser um excelente recurso para lidar com esse aprendizado num ambiente controlado.

Frustrações são inevitáveis

Toda decisão vem acompanhada de responsabilidade. Por mais que a gente aprenda a planejar, nem sempre tudo sai como esperado. Por isso é importante ensiná-los a aceitar e trabalhar as frustrações.

Apoio mútuo e trabalho em grupo

Sobretudo, esse é um aprendizado para a vida, e se torna muito importante neste momento em que a convivência no grupo de amigos ganha importância. Use o cotidiano em família a fim de ensinar a colaboração e a ajuda mútua em busca de objetivos comuns.

Refletir antes de agir

Controlar a impulsividade é uma aprendizagem fundamental para os adolescentes. Em resumo, a capacidade de refletir antes de agir exige fazer escolhas diante de alternativas, considerando as consequências, planejamento, comunicação clara, trabalho em equipe e relação harmônica entre os componentes do grupo, colocar-se no lugar do outro e ainda mostrar cooperação em situações diversas.

Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras ao propósito de aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

No próximo post, o que esperar da criança aos 13 anos de idade! Até lá!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu