fbpx

O que esperar do seu filho aos 11 anos!


O que esperar do seu filho aos 11 anos! Eles agora não são mais crianças, embora ainda sintam vontade de brincar. Também ainda não são adolescentes, embora tenham um desejo intenso de crescer e se desenvolver. Lembra que anteriormente falamos do paraíso dos 10 anos, em que tudo parecia mais simples, prático e direto? Pois é… Depois da bonança, vem a pré-adolescência, com todas as terríveis oscilações de humores dessa fase.

Se você está chegando agora, primeiramente não deixe de conferir os outros textos da nossa série sobre o que esperar do desenvolvimento infantil em cada idade (4 anos, 5 anos, 6 anos, 7 anos, 8 anos  e 9 anos, além do post já linkado acima.)

Em resumo, o que esperar do seu filho aos 11 anos:

Mudanças no corpo

A ansiedade cresce com as transformações e as comparações sobretudo com colegas não ajudam em nada. Nessa idade, o pré-adolescente não compreende que cada corpo tem seu ritmo próprio.

Baixa autoestima

Eles se sentem mais inseguros em relação a si próprios e muitas vezes perdem a paciência, discutem e gritam ao passo que são confrontados com críticas.

Isolamento em casa

Os longos períodos focado em si próprio, sem pedir ajuda ou recorrer aos adultos da família, costumam deixar pais e mães bastante inseguros. É importante entender que o pré-adolescente deixou de ser o seu bebê e precisa desse espaço para começar a resolver os problemas da vida sozinho.

Mundo lá fora

Aos poucos, aumenta o gosto pela prática de esportes e a convivência em grupo se intensifica. Aniversários, encontros para ir ao cinema, para passear no shopping, para festas à noite sem os adultos são alguns dos primeiros movimentos que começarão a se tornar mais frequentes daqui para frente.

Como lidar com tudo isso?

Converse muito

Conversar, trocar ideias e partilhar pontos de vista melhora as chances de nos posicionarmos diante dos fatos com mais consciência e com mais critério. Assim, eles passam a se conhecer melhor e também aos outros. A família é, sem dúvida, o ambiente ideal para estimular boas conversas, estreitar os vínculos e ajudar na ampliação da visão de mundo.

Seja ponderado

Os pré-adolescentes, muitas vezes, mostram-se impulsivos diante e decisões. Cabe a nós, adultos, buscar o equilíbrio. O pensamento mais abstrato deles está se desenvolvendo é importante que possam analisar as situações da vida para fazer as melhores escolhas. Por isso os momentos de trocas de ideias em família são tão importantes.

Dê espaço, mas seja presente

A sensação pode ser a de estar perdendo o controle sobre o seu filho ou filha, mas respire fundo e tente entender a necessidade dele pelo próprio espaço. Seja amigo, próximo, mas sem sufocar. Permita que ele ou ela resolvam as próprias questões. Se precisarem de você, vão procurá-lo com as dúvidas. E nessa hora, seja franco e muito verdadeiro. Se não souber como tratar de um assunto, proponha que pesquisem juntos e converse compartilhando fatos, conhecimento, não julgamentos.

Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

No próximo post, o que esperar da criança aos 12 anos de idade! Até lá!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu