fbpx

O que esperar do seu filho aos 10 anos!


O que esperar do seu filho aos 10 anos! Ah, a infância vai chegando ao fim. Hoje abordamos a idade em que seu filho ou sua filha começam a se preparar para entrar na pré-adolescência: os 10 anos.

Se você está chegando agora, não deixe de conferir os textos abordados anteriormente da nossa série sobre o que esperar do desenvolvimento infantil em cada idade: iniciamos aos 4 anos, e passamos pelos 5 anos, pelos 6 anos, pelos 7 anos, pelos 8 anos e pelos 9 anos de idade.)

Fase feliz

Nesta idade, o humor das crianças se desenvolve. Elas adoram contar piadas e, principalmente, rir das piadas que contam. Acima de tudo gostam de participar de encontros familiares, festas de aniversário, casamentos, ou mesmo visitar os parentes no fim de semana. Os passeios também fazem muito sucesso e são bem aceitos.

Brigas com irmãos

Irmãos mais novos, nesta idade, são um estorvo na vida do pré-adolescente e eles brigam muito. Os mais novos fazem questão de irritá-los e insistem na chateação até que então o mais velho partir para a resposta física. Quando o pai ou a mãe interferem em defesa do menor, a criança de 10 anos tende a se sentir injustiçada e como resultado passa a acreditar que o irmão é sempre privilegiado.

BFF

A sigla da expressão em inglês “best friends forever” começa a fazer mais sentido, especialmente entre as meninas. Decerto as amizades ganham importância colossal e as alianças se formam. Também entre os meninos surgem os amigos preferidos.

Equilíbrio

A ansiedade começa a reduzir, em geral, e o choro reduz bastante, bem como as exigências e os questionamentos. Portanto a criança começa a virar uma curva de maturidade e tudo parece mais simples, prático e direto, o que os pais e mães recebem com certo alívio.

Curiosidade pelo sexo

Nessa idade começam a surgir os primeiros interesses pelo assunto. A curiosidade dos meninos surge em torno da reprodução humana, enquanto as meninas começam a demonstrar certo interesse por relacionamento, casamento e romantismo.

Como auxiliar a criança nessa fase de desenvolvimento?

Ensine-o a tomar decisões

Não existem apenas certezas, nem tudo é completamente previsível, o controle que temos sobre a vida é limitado. Por isso, tomar decisões é uma habilidade tão importante. Ela começa a ser desenvolvida agora. Até aqui, você sempre decidiu tudo por seu filho ou filha, enquanto eram crianças. Mas a infância está acabando e eles precisam aprendere a decidir sozinhos. Um passo inicial é reconhecermos o que gostamos ou não, o que quereremos e o que não queremos, o que devemos e o que não devemos, e o que podemos ou não fazer.

Estimule a busca por informações

Dessa forma, fazer escolhas exige acessar informações importantes, internas e externas, identificar caminhos possíveis e entender prováveis consequências. Contudo, é nosso papel, como pais e mães, acompanhar e orientar a navegação das crianças no mundo, tanto tecnológico quanto físico, conversando e refletindo sobre aquilo que ouvimos, vemos e “ficamos sabendo” por diferentes meios.

A importância da comunicação

As palavras são a forma mais tradicional, mas a comunicação encontra muitos outros caminhos para acontecer. Desenhos, imagens, gestos, expressões faciais, postura corporal… Todas essas outras manifestações transmitem mensagens não verbais que nos ajudam a compreender melhor a nós mesmos, os outros, o mundo e a vida! Nas relações pessoais, tudo é comunicação.

Ensine seu filho a interpretar e se comunicar de forma eficiente, abrindo espaço para o diálogo claro, acolhedor e coerente.

Segurança no mundo digital

Com a conquista da autonomia, a exposição das crianças aos ambientes digitais cresce. Por isso, é importante ensiná-los sobre a segurança das informações. Converse sobre os cuidados, tanto no recebimento como na transmissão de informações. Ensine-os a questionar a verificar informações que recebem, a exercitar diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato, e a se perguntar o que é seguro compartilhar, e com quem. Mostre que todos somos responsáveis pela maneira como fazemos uso das informações que recebemos e pelas informações que passamos adiante.

As informações deste post se baseiam no conhecimento acumulado pela Mind Lab ao longo de 27 anos liderando pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

Depois de falarmos sobre o que esperar do seu filho aos 10 anos! No próximo post, o que esperar da criança aos 11 anos de idade! Até lá!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu