fbpx

O que esperar do seu filho aos 14 anos!


O que esperar do seu filho aos 14 anos! Nem criança, nem adulto.

No último ano da chamada pré-adolescência, quando seu filho chega aos 14 anos, essa indefinição se acirra ainda mais. Ele é cobrado por atitudes infantis para a idade, ao mesmo tempo em que é proibido de fazer coisas que gostaria por ainda não ter idade.

Não é nada fácil, mas nós vamos ajudá-lo a se preparar.

Este post faz parte de uma série sobre o que esperar do seu filho em cada idade. Clique na idade correspondente a fim de conferir os posts sobre os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13  anos.

Afinal, o que esperar do seu filho ou filha aos 14 anos?

Autossuficiência

A compreensão de ser capaz de realizar os próprios desejos sozinho, sem a sua ajuda, cresce muito a partir dos 14 anos e se acentua ainda mais daqui para frente.

Sua influência se reduz

Então não se assuste, é um movimento natural na conquista da independência, que será muito importante nos anos seguintes e pelo restante da vida.

Emoções à flor da pele

O humor varia de um extremo a outro em questão de horas. É de fato um reflexo da insegurança que os assalta nesta fase em que precisam se emancipar emocionalmente dos pais.

Como lidar com tudo isso?

Trate-o com igualdade

Um caminho seguro é considerar seu filho ou filha como um(a) amigo(a) adulto(a), construindo uma relação de respeito, apoio e que seja divertida para ambos. Desça do pedestal de autoridade máxima para estabelecer um novo relacionamento de confiança.

Reforce a imagem positiva

Elogios, neste momento de insegurança típica da idade, podem fortalecer a autoimagem positiva de seu filho ou filha. Isso vai ser importante para que ele ou ela ganhe autoconfiança diante do grupo de amigos.

Pratique a escuta

Certamente muitos problemas surgirão, alguns bobos, outros mais sérios. Aprenda a escutar sem criticar, sem tentar resolver sozinho as questões de seu filho ou filha. Reconheça os sentimentos dele ou dela sem desmerecê-los, por mais infantis que possam parecer para você. Converse da mesma forma que um amigo faria, propondo reflexões, indicando possibilidades de caminhos e soluções, mostrando que você é, sim, o melhor parceiro(a) que ele ou ela podem ter.

Reforce seus valores

Você já veio incutindo os valores da família na educação do seu filho ou filha até aqui, e agora é a hora de reforçá-los. Algumas situações podem se tornar bastante desafiadoras. É fundamental que você tenha bem claro, para você mesmo(a), qual é a sua posição diante de situações que fatalmente surgirão em breve como namoro, sexo, drogas, escolha de uma carreira, postura diante dos estudos. Lembre-se: a ideia não é dar lições de moral, mas você também não deve ignorar os valores fundamentais da família, que ensinou ao seu filho ou filha até aqui.

Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

Este foi o último da nossa série sobre o que esperar de seu filho em cada fase da vida. Obrigado por nos acompanhar e compartilhe os posts com amigos que também são pais e mães!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu