O que esperar do seu filho aos 14 anos!
O que esperar do seu filho aos 14 anos! Nem criança, nem adulto.
No último ano da chamada pré-adolescência, quando seu filho chega aos 14 anos, essa indefinição se acirra ainda mais. Ele é cobrado por atitudes infantis para a idade, ao mesmo tempo em que é proibido de fazer coisas que gostaria por ainda não ter idade.
Não é nada fácil, mas nós vamos ajudá-lo a se preparar.
Este post faz parte de uma série sobre o que esperar do seu filho em cada idade. Clique na idade correspondente a fim de conferir os posts sobre os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 anos.
Afinal, o que esperar do seu filho ou filha aos 14 anos?
Autossuficiência
A compreensão de ser capaz de realizar os próprios desejos sozinho, sem a sua ajuda, cresce muito a partir dos 14 anos e se acentua ainda mais daqui para frente.
Sua influência se reduz
Então não se assuste, é um movimento natural na conquista da independência, que será muito importante nos anos seguintes e pelo restante da vida.
Emoções à flor da pele
O humor varia de um extremo a outro em questão de horas. É de fato um reflexo da insegurança que os assalta nesta fase em que precisam se emancipar emocionalmente dos pais.
Como lidar com tudo isso?
Trate-o com igualdade
Um caminho seguro é considerar seu filho ou filha como um(a) amigo(a) adulto(a), construindo uma relação de respeito, apoio e que seja divertida para ambos. Desça do pedestal de autoridade máxima para estabelecer um novo relacionamento de confiança.
Reforce a imagem positiva
Elogios, neste momento de insegurança típica da idade, podem fortalecer a autoimagem positiva de seu filho ou filha. Isso vai ser importante para que ele ou ela ganhe autoconfiança diante do grupo de amigos.
Pratique a escuta
Certamente muitos problemas surgirão, alguns bobos, outros mais sérios. Aprenda a escutar sem criticar, sem tentar resolver sozinho as questões de seu filho ou filha. Reconheça os sentimentos dele ou dela sem desmerecê-los, por mais infantis que possam parecer para você. Converse da mesma forma que um amigo faria, propondo reflexões, indicando possibilidades de caminhos e soluções, mostrando que você é, sim, o melhor parceiro(a) que ele ou ela podem ter.
Reforce seus valores
Você já veio incutindo os valores da família na educação do seu filho ou filha até aqui, e agora é a hora de reforçá-los. Algumas situações podem se tornar bastante desafiadoras. É fundamental que você tenha bem claro, para você mesmo(a), qual é a sua posição diante de situações que fatalmente surgirão em breve como namoro, sexo, drogas, escolha de uma carreira, postura diante dos estudos. Lembre-se: a ideia não é dar lições de moral, mas você também não deve ignorar os valores fundamentais da família, que ensinou ao seu filho ou filha até aqui.
Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!
Este foi o último da nossa série sobre o que esperar de seu filho em cada fase da vida. Obrigado por nos acompanhar e compartilhe os posts com amigos que também são pais e mães!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (88)
- Família (234)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
9 Comentários. Deixe novo
[…] 14 anos […]
Achei muito bom a página já vou recomendar.
Bom dia … como posso adquirir esse material citado acima?
No dia 23/01/2024 eu faço 14 anos
Parabéns
feliz aniversário atrasado
Discordo da parte de tratar o seu filho como adulto, sim, em alguns casos isso é importante, mas ao mesmo tempo não. As vezes eu só queria ser consolado, ouvido, que “brincassem” comigo(como por exemplo jogar uno) como se eu fosse uma “criança” tratar o seu filho de forma madura demais pode ser demasiado perigoso, especialmente quando o seu filho não é como a maioria dos adolescentes.
tb, vou fazer 14 ano que vem 17/02, e eu sinceramente não acho que a gente deve ser tratado como adulto, não como
bebê né, mas adulto?, não faz muito sentido
com certeza Digo, somos dois. As vezes ser visto como adulto, para alguns adolescentes, não traz uma sensação boa de confiança, mas sim um peso porque achamos que vão esperar muito de nós. Quando se é visto de um lado como uma criança eles são mais doces, sem muita seriedade e atmosfera tensa.