Reflexões e dicas sobre o uso de redes sociais pelos adolescentes
Não é segredo que as novas gerações de adolescentes estão cada vez mais conectadas afinal, o uso de dispositivos eletrônicos, internet de forma geral e redes sociais fazem parte do contexto atual.
Entretanto, essa hiperconexão tem se tornado preocupante, visto que a compulsão por estar on-line acaba sendo responsável por efeitos negativos no dia a dia, bem como a perda de noção do tempo e disposição para realizar tarefas importantes. Isso sem contar a busca, cada vez mais frenética, pela comparação e exposição da vida particular, pautada em parâmetros irreais de felicidade constante.
Afinal, faz-se fundamental que os pais acompanhem de perto a dinâmica dos filhos dentro das redes, estabelecendo regras e limites de uso e também estando atentos a sinais de excesso, como: isolamento social (mais tempo no “irreal”, menos no “real”), sentimento de tristeza, ansiedade, falta de concentração, necessidade de estar sempre conectado e sono perturbado, fatores que prejudicam a aprendizagem.
Prestando atenção no comportamento dos adolescentes e monitorando-os de maneira saudável, é possível perceber se algo está fora do normal e procurar ajuda especializada o quanto antes para lidar com a questão.
A fim de auxiliar, confira abaixo como evitar o uso excessivo das redes sociais ou até mesmo aliá-las com a aprendizagem:
Praticar esportes ao ar livre
Pais, procurem esportes que seus filhos gostem e os chamem para uma partida! Participar mais pode ser o empurrãozinho inicial para incentivá-los a saírem do sofá e fazer do exercício um hábito. Brincadeiras entre pais e filhos sempre são divertidas e bem-vindas, pois além de ocuparem o tempo, trabalham corpo e mente de maneira saudável.
Aprender um novo instrumento musical
Você já considerou a ideia de levar seu filho a alguma aula de música? Aprender a tocar instrumentos traz inúmeros benefícios ao funcionamento da mente. Pois, além da coordenação motora, desperta a criatividade, e o melhor, s substitui as telinhas virtuais por notas musicais.
Contato com outros adolescentes
Estimule seu filho a convidar os amigos para uma noite de jogos, um cinema em casa ou para sair em turma para passeios divertidos, por exemplo.
A juventude é a fase em que se constroem laços, identidade, valores e opiniões sobre as diversas esferas da vida. Portanto , o relacionamento e o contato com pessoas da mesma idade faz toda diferença. É a partir dessa troca, cara a cara e superando a esfera on-line, que os mais novos têm a oportunidade de expandir e conhecer mais, estimulando suas habilidades socioemocionais para o futuro.
Ler em plataformas digitais
Já que a internet está inclusa no nosso dia a dia, ela pode muito bem passar de vilã para amiga quando atribuímos seu uso a nosso favor! Pensando nisso, que tal indicar uma leitura digital para os adolescentes? Em meio a um vasto catálogo, há inúmeras opções para que o seu filho possa escolher e expandir o conhecimento relaxando.
Aprendendo novas línguas on-line
De maneira fácil e prática, seu filho pode aprender uma nova língua baixando um ‘app’ de idiomas. Tecnologia e aprendizado em um só aplicativo!
A tecnologia tem seus benefícios e pode contribuir muito com o dia a dia dos jovens desde que o uso seja consciente e controlado. Compartilhe conosco nos comentários qual sua opinião sobre o assunto e deixe outras dicas de como entreter os adolescentes para além das plataformas digitais!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
4 Comentários. Deixe novo
O ISOLAMENTO DOS ADOLESCENTES É UMA DICA QUE NÃO ESTÁ LEGAL!, MAS ´POR OUTRO LADO ESSA GERAÇÃO MIDIÁTICAS TAMBÉM MEXE MUITO COM ELES, SE TORNARAM EGOÍSTAS, QUEREM FICAR EM SEUS QUARTOS, SÓ NO COMPUTADOR, E QUANDO NÃO COM FONE DE OUVIDOS… OS MEUIS ELETRÔNICOS MUITAS VEZES AFASTAM OS NOSSOS FILHOS DE NOSSOS COLOS!
PRECISAMOS REVER A MANEIRA DE CHAMAR A ATENÇÃO DE NOSSOS FILHOS NESSA GERAÇÃO!
O ISOLAMENTO DOS ADOLESCENTES É UMA DICA QUE NÃO ESTÁ LEGAL!, MAS ´POR OUTRO LADO ESSA GERAÇÃO MIDIÁTICAS TAMBÉM MEXE MUITO COM ELES, SE TORNARAM EGOÍSTAS, QUEREM FICAR EM SEUS QUARTOS, SÓ NO COMPUTADOR, E QUANDO NÃO COM FONE DE OUVIDOS
Eu acho que isolar adolescentes 100% do computador é errado,mas sim colocar limites de tempos pois às vezes é melhor ele estar nk computador em casa e você sabe onde ela está, de que ela estar na rua fazendo coisa errada