fbpx

Vamos desenvolver o hábito da leitura nas crianças?


Todos sabem que a leitura é um dos melhores hábitos para se cultivar desde a infância. Além da melhora no raciocínio e na comunicação, pessoas que leem absorvem conhecimentos diversos. Outro ponto positivo é a oportunidade de imaginar e refletir através da vida dos personagens.

Quando somos crianças as histórias criativas tendem a ser as mais atrativas. Porém, esse interesse não costuma vir de forma totalmente natural.

O grande desafio é realmente fazer com que as crianças adquiram o hábito de ler, sem esforços ou pressões. Em geral, os adolescentes e adultos leem pouquíssimo porque essa nunca foi uma cultura cultivada em sua educação. Que tal ativar esse desejo desde cedo?

Descubra como começar a estimular seus filhos a ler mais!

 

Comece a ler na frente deles

É claro que o exemplo é o primeiro passo para ajudar crianças a desenvolverem esse hábito. Pais que leem com frequência em algum momento serão vistos por seus filhos com livros, jornais, revistas, ou mesmo artigos digitais.

Isso é ótimo porque as crianças tendem a copiar os adultos. Especialmente na primeira infância, elas os tem como suas principais referências.

Outra vantagem de ler em casa é que seus filhos irão crescer com um acervo de referência sempre à mão! Conforme amadurecem seus gostos, poderão até mesmo se interessar pelos mesmos livros e assuntos que você.

 

Conte histórias e leiam livros juntos

Separar momentos para ler histórias, seja antes de dormir ou mesmo durante o dia, é essencial para começar a gerar o gosto pela leitura. Essa atitude também ajuda na fase da alfabetização enquanto as crianças ainda estão começando a ler.

Para estimular, os livros ilustrados, com relevos e até mesmo que emitem sons, costumam despertar ainda mais a atenção dos mais novos.

Durante a infância, os 5 sentidos precisam ser ativados!

 

Incentive grupos de leitura

Conforme as crianças crescem, os pais deixam de ser a principal referência e os amigos passam a ter um grande peso de influência nos comportamentos cultivados. Portanto, incentive ou organize grupos de leitura, seja pela internet ou em casa, como uma forma de permitir que as crianças se influenciem positivamente umas às outras.

Dessa forma, seus filhos e colegas devem poder escolher um livro que poderá ser comprado ou trocado entre o grupo para depois discutirem sobre ele.

Também é um momento de interação onde os pequenos treinam sua própria expressão ao emitir comentários e opiniões a sua própria maneira.

 

Associe livros à filmes e histórias conhecidas

É muito comum que as crianças se interessem mais em ver filmes ou animações do que pela leitura. Isso acontece porque, à princípio, o filme é mais fácil de ser consumido.

Para associar uma coisa à outra, você pode propor livros que já têm suas histórias contadas em seus filmes preferidps. Ou ainda o contrário, sugerir a leitura do livro antes de ver um filme.

No final, essa pode ser uma motivação a mais para a leitura, agregando a oportunidade de que eles conheçam a história de uma maneira mais completa!

Deixe outras dicas nos comentários!

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu