fbpx

A era da hiperconexão: como desconectar-se do celular para reconectar-se à sua família


Seja para estudar, trabalhar ou até mesmo em momentos de lazer, na era da hiperconexão parece cada vez mais difícil passar um tempo de qualidade sem dar uma espiadinha no celular.

Rapidamente, os meios digitais com todas as suas utilidades foram tomando conta da nossa rotina, e é fato que tais avanços fazem toda diferença no dia a dia.

Mas o que fazer quando as notificações acabam tomando o lugar das interações reais? E até as relações familiares acabam perdendo sinal?

Desconectar é preciso! Fique de olho nas nossas 05 dicas e saiba como aproveitar o tempo em família sem precisar recorrer às telinhas:

1- Experimente programas diferenciados!

Saia da mesmice e aposte em novas experiências em família. Comer em um lugar diferente, visitar uma exposição interessante ou até quem sabe investir em um ‘bate-volta’ para conhecer uma cidade vizinha.

Abuse da criatividade e busque experiências inovadoras e divertidas. Assim, ninguém nem vai lembrar de pegar o celular!  

2- Faça das refeições um momento em família

Café da manhã, almoço, jantar…Sentar à mesa em família em ao menos uma refeição do dia é uma excelente dica para promover interação e aproximação entre todos em casa.

Tire esse momento para perguntar às crianças como foi o dia, compartilhar experiências próprias ou apenas desfrutar da companhia de quem está ao seu lado, lembrando-se sempre da regra principal para aproveitar bem esse tempinho: nada de eletrônicos!

3- Uma boa conversa sempre cai bem

É sempre bom ter alguém para nos ouvir quando temos algo para compartilhar, não é mesmo?

Vale, portanto, tirar um tempinho do dia para, de fato, conversar ‘olho no olho’ com quem está dentro de casa, ouvindo com atenção e sem distrações eletrônicas o que o outro tem a dizer, ou até mesmo, sendo ouvido.

Afinal, comunicar-se é a melhor maneira de desenvolver os relacionamentos!

4- Que tal apostar em exercícios?

Reúna o pessoal de casa e saia para mexer o corpo. Seja andando de bicicleta, jogando uma bola ou simplesmente caminhando, existem milhares de opções para se divertir ao ar livre e colocar o corpo em movimento.

Aproveite para dedicar um tempo da sua semana para as atividades físicas, deixando de lado os eletrônicos e dividindo momentos deliciosamente divertidos com quem você gosta.

5- Noite de jogos

Tire os tabuleiros do armário, recupere o baralho e reserve um dia especial para jogos em família!

Em uma atmosfera de muita diversão, essa dinâmica ajuda a criar dentro da rotina um espaço inteiramente dedicado para momentos intimistas, descontraídos e, acima de tudo, livres de tecnologia, que aproximam todos dentro de casa.

O que podemos tirar de tudo isso?

A tecnologia pode ser uma excelente ferramenta, mas nada substitui bons momentos compartilhados frente a frente com quem a gente ama.

Deixe, portanto, o celular de lado e aproveite as nossas dicas para criar novas memórias em família, desconectando-se da rede e conectando-se a quem está ao seu lado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu