fbpx
Blog Vida Inovadora
  • Início
  • Categorias
    • Família
    • Educação
    • Motivação
    • Habilidades Socioemocionais
    • Opinião
    • TODAS →
  • Contato

O que esperar do seu filho aos 16 anos!

EducaçãoHabilidades Socioemocionais

O que esperar do seu filho aos 16 anos! Hoje, vamos explorar então as transformações que seu filho vai enfrentar aos 16 anos. Este é o penúltimo post da série sobre o que esperar de seu filho em cada faixa etária.

Confira e indique a amigos outros posts postados anteriormente da série sobre o que esperar do seu filho aos 4 anos, aos 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 anos.

Agora, vamos ao que esperar do seu filho ou filha aos 16 anos:

Novas responsabilidades

Nesta idade, se acentua a compreensão de que novas responsabilidades farão parte da vida de seu filho ou sua filha, e muitas vezes ele ou ela se sente inseguro(a) diante desse desconhecido. Isso pode gerar muita tensão nos relacionamentos familiares.

Como saber o que é melhor?

O crescimento da autonomia vem acompanhado da necessidade de tomar decisões. Das mais simples – como tomar um ônibus ou caminhar até a escola – às mais complexas – como a carreira profissional desejada, ou a recusa a fazer algo por pressão do grupo social.

Desenvolvimento global

A transformação é integral. Corpo, hormônios, comportamento e emoções. Por isso, são comuns as alterações bruscas de humor e a queda de atenção e foco. O que ajuda a explicar porque, às vezes, tudo parece ser feito com pressa e de qualquer jeito… Algumas emoções com as quais você terá de lidar são o tédio, o desinteresse e a apatia.

Como lidar com tudo isso?

Errar faz parte da vida

Mostre a ele ou ela que as novas responsabilidades surgem como se fosse uma oportunidade de aprendizados. Afinal, nenhum de nós jamais sabia exatamente como lidar com essas transformações antes de vivê-las. Eles podem, sim, cometer erros e aprender com eles.

Ensine-o a tomar decisões

Ensine ao seu filho ou filha que a tomada de decisão é um processo cognitivo, que pode ser aprendido. Ela resulta na seleção de uma, entre várias possibilidades. Portanto, nunca somos obrigados a seguir um caminho por “falta de escolha”. Sempre que adotamos uma opção, decerto descartamos muitas outras. Melhores decisões são tomadas quando identificamos e entendemos o problema, avaliamos as alternativas e então escolhemos o melhor cenário.

Esteja presente

Faça companhia ao seu filho ou filha neste percurso, com o intuito de ajudá-lo(a) a se perceber melhor, se reconhecer e a lidar com as transições de maneira mais suave. Invista na qualidade da relação e do vínculo entre vocês.

Ao longo de 27 anos, a Mind Lab acumula conhecimento liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias educacionais inovadoras para aprimorar habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Todo esse conhecimento embasa o Material Pedagógico 2021 da Mind Lab, onde as famílias dos alunos do programa MenteInovadora são orientadas para guiar o melhor aproveitamento dos jogos e metodologias ali propostos. Venha conhecer o Material Pedagógico 2021 e aprenda a educar seu filho para a vida!

No próximo post, agora sim o último da nossa série, o que esperar da criança aos 17 anos de idade! Até lá!


18 Comentários. Deixe novo

  • André Lopes de Oliveira
    setembro 26, 2022 03:02

    Eu tenho uma filha fez 16 anos não mim obedece não sei o que fazer.

    Responder
    • Yeah
      novembro 21, 2022 14:02

      Mente de adolescente é complicada, só aprende algumas coisas quando ocorre uma situação que mexe demais com os sentimentos, bater ou dar conselhos não vai dar certo. Eu poderia sugerir que por uma semana fazer tudo que ele quizer, a mente dela estará mais confiante e aberta a orientações dela, se ela não lhe obedecer depois de uma semana sugiro que consulte um psicologa, vai ser constragedor para ela e estará com a mente mais aberta ainda. Se não conseguir tente achar o problema, celular alguma amizade é isso.

      Responder
    • Simone
      outubro 6, 2024 13:33

      Eu estou criando um livro por causa disso que eu entrei nesse site

      Responder
  • Edielle Lara Santana
    janeiro 17, 2023 14:33

    Tenho uma filha q vai completar 17 anos e não tem organização começa a arrumar o quarto e vai fazer outra coisa não dá atenção quando tento conversar

    Responder
    • Mateus Vasconcelos
      janeiro 21, 2023 17:11

      Eu sugiro que a coloque em um psicólogo, isso por si só já é muito bom pra pessoa se descobrir e etc, pode também não ser o caso, mas isso também pode ser algum sintoma de ansiedade ou TDAH

      Responder
    • MATEUS melo de o8ma
      janeiro 25, 2023 13:20

      Kkkk oxe

      Ñ vocês q são errados ñ somos nos moça

      Responder
      • ana
        agosto 29, 2023 00:43

        Né, o povo so pq eh mais velho acha q e os top né , enquanto nós adolescentes somos errados em tudo , pessoal as vezes criam umas ideias lokasss dmsss. Até cansei d tentar entender ;-;

        Responder
  • MATEUS melo de o8ma
    janeiro 25, 2023 13:18

    Hoje e meu aniversário to fazendo 16 anos

    Responder
    • One
      setembro 19, 2023 00:48

      Amanhã é o meu

      Responder
  • Jonas
    março 30, 2023 08:53

    Tenho uma irmã de 16 anos que já namora e veio mora comigo e não me obedecer de jeito de nenhum parecer um tipo de revolta

    Responder
  • JOYCI
    maio 23, 2023 17:02

    Meu filho tem 16 Anos fica sempre irritado não sei mais o que fazer

    Responder
  • Márcia
    maio 25, 2023 00:33

    Liga pra mãe dela, você é irmão, se ela tá morando com você e não te obedece, manda ela pra casa de alguém que ela obedece .

    Responder
  • Fabricio
    junho 23, 2023 04:31

    Vou completar 16 anos em 2024 e está acontecendo tudo com migo eu não sei o que fazer quando tinha 14 anos eu não sabia nada eu era um adolescente pre adolescente idiota agora quando fiz 15 anos eu mudei o meu jeito de ser e tals próximo ano eu venho fala mas sobre este poste . Meu Instagram fabricio _biber_

    Responder
  • Regis
    agosto 21, 2023 02:26

    Tenho filho de anos , realmente é uma idade complicada de lidar ,só querem saber de jogos, horas no celular vc traça uma rotina eles quebram só faz se mandar, estávamos discutindo muito então tomei uma decisão, e se eu morrer o mundo vai ensinar sem amor ,vai aprender pela dor então estou conversando mais com ele , sem celular, estamos fazendo caminhadas ,providenciei duas baiks e estamos pedalando ,ele não gosta muito de ir mas falo bora filho ,bora cara ,venha comigo aí quando vamos tudo fica suave tracei a rotina só pega no celular, só sai final de.semana com os amigo se fizer as atividades a parte dele na casa, já deixar pronto o fardamento da escola tudo mochila ,tênis, e a farda já pronta pro dia seguinte arrumada acorda por todo lixo la fora , do cachorro dele , se vestir , tomar café e meter o pé, chegou ponhe tudo no lugar , 1 vez na semana lavar banheiro, não pago mais a ninguém pra corta grama e nós mesmo , pequenos concertos ,limpar atras da geladeira embaixo das camas , ou ele só, fazer pequenas compras, e visitar os avós que morar perto passar uma dia na semana responsabilidade tá dando certo mas tenho que cobrar , aí final de semana tá de boa agora se vacilar perde tudo sem perdão, acabou vida ele.eHome não.bb

    Responder
  • Jonas
    setembro 17, 2023 00:29

    Gostaria de ter um responsável assim, então parabéns? Por criar um homem. Tenho 14 anos.

    Responder
  • eu
    fevereiro 10, 2024 19:57

    Ter 16 anos é vida, é um dos melhores momentos da mesma !
    Os Pais “só” têm mais 2 anos para sentir o filho pequeno. O Filho começa a perceber que vai ser adulto ! Aproveitem os melhores momentos, Pai e mãe são pais e filhos devem respeito, e têm que ser respeitados, se tiverem valores, se souberem respeitar !

    Responder
  • João Guilherme
    março 24, 2024 21:02

    Boa tarde, tenho 11 anos, ainda sou criança, mas eu como tenho idade de eu brincar, eu brinco do jeito que eu quiser, mas tem hora que eu preciso parar, porque a mae sempre fala pro meu bem, as coisas, eu preciso obedece e respeitar ela, e eu sou considerado criança mesmo, nn adolescente, eu vim só comenta e ponto final, tchau

    Responder
  • Thainá
    maio 12, 2025 00:42

    Eu tenho a guarda da minha irmã de 16 anos (tenho essa guarda desde os 9 anos dela.. nossa família foi desistituida do poder, então quando eu tinha 19 anos ela veio morar cmgo) hj ela tem 16 anos, e não me escuta.. eu crio e sustento ela. Mas ela n me respeita. Estou com 24 anos.. são tantas responsabilidades… Não sei o que fazer.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

#PrecisamosFalarSobreIsso

https://youtu.be/3b0dxCS7bOg

ARTIGOS RECENTES

Família

Coparentalidade: como agir após a separação

Família

Como evitar que os filhos escondam segredos

Família

O que os pais precisam saber sobre desafios on-line perigosos

CATEGORIAS

  • Educação (88)
  • Família (241)
  • Habilidades Socioemocionais (104)
  • Motivação (28)
  • Opinião (27)

Blog Vida Inovadora

É uma iniciativa da Mind Lab, empresa que há mais de 20 anos vem inovando os sistemas educacionais de escolas do Brasil e do mundo. Saiba mais sobre o Programa MenteInovadora no www.menteinovadora.com.br.

Facebook
YouTube
Instagram
RSS
LinkedIn

Quer receber mais conteúdos bacanas como esses? Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e fique por dentro das novidades para sua vida mais inovadora!

© 2025 Mind Lab Brasil. Todos os direitos reservados. Aviso de Privacidade

  • Início
  • Todos os artigos
  • Contato
Menu