fbpx

Os benefícios do esporte no desenvolvimento infantil


A prática de exercícios físicos na infância e na adolescência traz muitos benefícios para a saúde e para o aperfeiçoamento cognitivo. Estudos realizados por especialistas do Reino Unido, América do Norte e Escandinávia comprovam que é no esporte que guardamos conceitos na memória muscular e cerebral.

Segundo a pesquisa, crianças ativas apresentam um melhor desenvolvimento em diversos aspectos ligados à capacidade intelectual, ao comprometimento, à motivação, à sensação de bem-estar, à facilidade de inclusão social e à autoestima.

Além disso, o exercício físico pode também trazer melhora na coordenação motora, na orientação espacial, no ritmo e equilíbrio, na organização temporal, bem como no desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Veja os principais benefícios que o esporte proporciona:

  • 1- Crianças mais saudáveis e com menos excesso de peso, maior densidade óssea, melhor capacidade cardiovascular e menor número de crises de asma.
  • 2- Estimula o desenvolvimento motor, como coordenação, equilíbrio e ritmo.  A coordenação motora (tanto a fina quanto a grossa) é o que permite o domínio de movimentos do corpo, como andar, pular, escrever, digitar e recortar. Portanto, colabora, consequentemente, no processo de alfabetização.
  • 3- Uma boa qualidade de sono, o que contribui para um crescimento saudável e equilibrado.
  • 4- Resolução de desafios, atiçando a criatividade e a capacidade de tomar decisões.
  • 5- O esporte funciona como uma descarga de tensões, o que permite viver mais leve e feliz, com menos estresse e ansiedade acumulada no dia a dia.
  • 6- Promove mais atenção e disciplina. O alongamento pré-exercício, por exemplo, contribui com o desenvolvimento da capacidade de concentração e pode ser feito de forma lúdica, como uma “brincadeira” de puxar e esticar partes do corpo.
  • 7- Socialização, cooperação, respeito, empatia e coleguismo. Trabalho em equipe no esporte é premissa básica e é nesse cenário, de fazer parte de uma equipe, que as crianças aprendem a respeitar o próximo e a conviver melhor com as diferenças.
  • 8- Quando o hábito pelo esporte é adquirido, as chances de se tornar um adulto sedentário diminuem.
  • 9- Capacidade de lidar tanto com a vitória, quanto com a derrota. Ou seja, aprender a lidar com frustrações, críticas e falhas próprias e de terceiros.

Os benefícios são muitos, não é mesmo? Mas vale lembrar que os pais e profissionais da área devem estar atentos à idade, ao peso, ao sexo, ao tamanho, às condições musculares, respiratórias, ósseas e cardíacas de cada criança.

E quando começar o esporte com as crianças?

Além disso, a introdução da pessoa ao mundo do esporte deve ser de forma prazerosa e aliada à brincadeira, como correr, pular amarelinha, brincar de pega-pega, entre outras.

Não há uma idade certa para se iniciar as atividades físicas, já que elas podem ser feitas desde quando bebê (natação), quando acontece o desenvolvimento físico e o processo de socialização, e a partir dos 6 anos com atividades mais complexas, como o futebol, o ballet, até mesmo antes dessa idade, etc.

Com o tempo, as crianças conhecerão uma variedade de esportes e terão contato com diferentes regras e habilidades, podendo escolher suas preferências.

O interessante é procurar atividades distintas formando um sistema de compensação. Por exemplo, aula de dança para trabalhar postura, equilíbrio e ritmo; e natação para desenvolver força e resistência respiratória.

Outra questão importante é o papel da família no desenvolvimento da relação da criança com o esporte. É preferível que os pais também sejam adeptos de atividades físicas, pois é complicado para a criança entender sua importância se não recebe esse exemplo dentro de casa.

Lembrando que a atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental!

E como é a relação de suas crianças com o esporte? Conte-nos nos comentários!


2 Comentários. Deixe novo

  • Marluci Salome dos Santos
    maio 28, 2020 20:39

    Muito boa as colocações sobre esporte q é essencial também na vida de nossas crianças por desenvolvimento da socialização e independência.

    Responder
  • Marluci Salome dos Santos
    maio 28, 2020 20:40

    Essencial também na vida de nossas crianças por desenvolvimento da socialização e independência.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu