Os benefícios do esporte no desenvolvimento infantil
A prática de exercícios físicos na infância e na adolescência traz muitos benefícios para a saúde e para o aperfeiçoamento cognitivo. Estudos realizados por especialistas do Reino Unido, América do Norte e Escandinávia comprovam que é no esporte que guardamos conceitos na memória muscular e cerebral.
Segundo a pesquisa, crianças ativas apresentam um melhor desenvolvimento em diversos aspectos ligados à capacidade intelectual, ao comprometimento, à motivação, à sensação de bem-estar, à facilidade de inclusão social e à autoestima.
Além disso, o exercício físico pode também trazer melhora na coordenação motora, na orientação espacial, no ritmo e equilíbrio, na organização temporal, bem como no desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
Veja os principais benefícios que o esporte proporciona:
- 1- Crianças mais saudáveis e com menos excesso de peso, maior densidade óssea, melhor capacidade cardiovascular e menor número de crises de asma.
- 2- Estimula o desenvolvimento motor, como coordenação, equilíbrio e ritmo. A coordenação motora (tanto a fina quanto a grossa) é o que permite o domínio de movimentos do corpo, como andar, pular, escrever, digitar e recortar. Portanto, colabora, consequentemente, no processo de alfabetização.
- 3- Uma boa qualidade de sono, o que contribui para um crescimento saudável e equilibrado.
- 4- Resolução de desafios, atiçando a criatividade e a capacidade de tomar decisões.
- 5- O esporte funciona como uma descarga de tensões, o que permite viver mais leve e feliz, com menos estresse e ansiedade acumulada no dia a dia.
- 6- Promove mais atenção e disciplina. O alongamento pré-exercício, por exemplo, contribui com o desenvolvimento da capacidade de concentração e pode ser feito de forma lúdica, como uma “brincadeira” de puxar e esticar partes do corpo.
- 7- Socialização, cooperação, respeito, empatia e coleguismo. Trabalho em equipe no esporte é premissa básica e é nesse cenário, de fazer parte de uma equipe, que as crianças aprendem a respeitar o próximo e a conviver melhor com as diferenças.
- 8- Quando o hábito pelo esporte é adquirido, as chances de se tornar um adulto sedentário diminuem.
- 9- Capacidade de lidar tanto com a vitória, quanto com a derrota. Ou seja, aprender a lidar com frustrações, críticas e falhas próprias e de terceiros.
Os benefícios são muitos, não é mesmo? Mas vale lembrar que os pais e profissionais da área devem estar atentos à idade, ao peso, ao sexo, ao tamanho, às condições musculares, respiratórias, ósseas e cardíacas de cada criança.
E quando começar o esporte com as crianças?
Além disso, a introdução da pessoa ao mundo do esporte deve ser de forma prazerosa e aliada à brincadeira, como correr, pular amarelinha, brincar de pega-pega, entre outras.
Não há uma idade certa para se iniciar as atividades físicas, já que elas podem ser feitas desde quando bebê (natação), quando acontece o desenvolvimento físico e o processo de socialização, e a partir dos 6 anos com atividades mais complexas, como o futebol, o ballet, até mesmo antes dessa idade, etc.
Com o tempo, as crianças conhecerão uma variedade de esportes e terão contato com diferentes regras e habilidades, podendo escolher suas preferências.
O interessante é procurar atividades distintas formando um sistema de compensação. Por exemplo, aula de dança para trabalhar postura, equilíbrio e ritmo; e natação para desenvolver força e resistência respiratória.
Outra questão importante é o papel da família no desenvolvimento da relação da criança com o esporte. É preferível que os pais também sejam adeptos de atividades físicas, pois é complicado para a criança entender sua importância se não recebe esse exemplo dentro de casa.
Lembrando que a atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental!
E como é a relação de suas crianças com o esporte? Conte-nos nos comentários!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
4 Comentários. Deixe novo
Muito boa as colocações sobre esporte q é essencial também na vida de nossas crianças por desenvolvimento da socialização e independência.
Essencial também na vida de nossas crianças por desenvolvimento da socialização e independência.
O esporte é necessário para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
[…] Para saber mais, leia também: “Os benefícios do esporte no desenvolvimento infantil”. […]