Como educar os filhos e colocar limites de forma positiva?
O temperamento pode variar muito de filho para filho e também de acordo com cada idade. O fato é que, às vezes, nossos filhos passam dos limites e não sabemos o que fazer.
Ao contrário do que muitos pensam, os castigos, tanto físicos quanto emocionais, devem ser evitados. Inclusive, qualquer tipo de punição ou recompensa faz com que o foco seja muito mais na consequência do que no aprendizado em si.
Ou seja, as crianças crescem com medo do castigo ou então são manipuladas para agir de certa forma e obter o que querem. Neste post, fornecemos algumas dicas para ajudar os pais quanto às melhores posturas na hora de educar quando o assunto é mau comportamento:
Incentive e elogie mais
São tantos os nãos que ouvimos desde pequenos que acabamos repetindo, até sem perceber ou sem querer, uma educação restritiva. Porém, seu filho precisa de mais elogios e incentivos do que críticas.
Isso irá encorajá-lo a se manter na direção dos bons comportamentos com naturalidade. Mesmo quando ele estiver seguindo o caminho de malcriações, você pode lembrá-lo de um momento em que agiu corretamente.
Por outro lado, elogiar demais também pode ser prejudicial. Lmebrando que até mesmo para elogiar, existe a forma certa.
No lugar de rotular com adjetivos, foque no comportamento.
“Você sempre se comportou em sala de aula. Essa atitude não combina com você.”
“Lembra-se daquela vez em que estudou para a prova e tirou uma ótima nota?”
Evite o “não” e trabalhe com o oposto positivo
Você sabia que um pedido positivo gera menos resistência na criança e pode ajudar a criar o mesmo resultado final? Por exemplo: no lugar de dizer: “Pare de bagunçar o seu quarto”, diga: “Você pode organizar as suas coisas, por favor?”.
Muitas vezes as negações assustam e afastam qualquer pessoa, especialmente quando acompanhadas de julgamentos.
Já influenciar uma criança para fazer algo bom é muito mais útil e produtivo. O que também ajuda a desenvolver responsabilidade e autonomia, porque mostra que você confia nela para realizar determinada tarefa. Faça o teste!
Sinceridade e clareza para definir regras e limites
Para que as crianças respeitem regras e limites, o primeiro passo é estabelecer com clareza tudo o que você espera delas. Da mesma forma, certifique-se de que elas compreenderam, pedindo para que expliquem para você o que foi transmitido.
Nesse caso, a sinceridade e a transparência são o melhor caminho. Você não precisa esperar que as situações aconteçam para reagir automaticamente a elas.
Faz parte do papel dos pais, “antecipar” possíveis problemas relacionados com cada fase, definindo expectativas.
Poder pessoal de ação, e não de reação
Explodir e perder a calma como reação às atitudes da criança, apenas rebaixa os pais a um mesmo nível infantil de diálogo. Por isso, o ideal é elevar a comunicação do seu filho conversando em um tom claro e assertivo, repetindo, se necessário, o seu posicionamento. Da mesma forma, vale estabelecer momentos de silêncio para que a criança tenha a oportunidade de refletir sobre si e suas ações.
Afinal, após um certo tempo de debate, é comum se ver em redundâncias que não chegam a lugar nenhum. Expresse-se, mas cuidado para não cair em jogos reativos e de insistência excessiva.
Você concorda com essa forma de educar? Deixe sua opinião nos comentários!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
7 Comentários. Deixe novo
otimas dicas muito obrigado adorei
https//comoeducarumfilho/
otimas dicas muito obrigado adorei
https//comoeducarumfilho.com/
É natural que você como pai ou mãe se preocupe com o tipo de contato que o seu filho esta tendo com tamanha tecnologia. É por este motivo que eu utilizo este programa https://apinc.com.br
para monitorar o que o meu filho faz na internet
Adorei as dicas, meu filho tem nove anos e sinto que falta limites. Vou colocat em prática os ensinamentos..
Dicas importantes para educar de forma positiva.
É muito importante nos dias de hoje educar nossos filhos de uma forma conversando sem que eles venham ter medo ou se sentindo com ameaçado, mais que eles possam se desenvolve de uma forma boa naturalmente
Esta leitura falou tudo que é realmente necessário os pais ouvir, e entender principalmente. Seguindo essas orientaçoes vai mudar muita realidade que as famílias enfrentam na educaçao dos filhos e principalmente as que tem diagnóstico definido ou percepçao de comportamentos inadequados percebidos pelos pais.