A hora de praticar esportes!
A hora de praticar esportes!
Ninguém tem mais dúvidas de que a prática de atividades físicas é benéfica para todos os seres humanos. Jovens, adultos maduros, idosos… Todos ampliam a saúde física praticando esportes e exercícios regularmante.
Mas, e as crianças? Será que para elas a prática de esportes também é importante? Qual a idade certa para começar a praticar esportes?
Muitas dúvidas surgem na cabeça de pais e mães quando esse assunto aparece pela primeira vez e é bastante compreensível. Afinal, muitos esportes de competição, quando mal administrados, têm o potencial de trazer componentes de estresse, competitividade e ansiedade para crianças e jovens.
Isso, porém, não deve ser motivo para isolar crianças e jovens da prática esportiva. Afinal, os benefícios superam em muito os eventuais pontos negativos da prática esportiva.
No texto de hoje, vamos abordar os benefícios do esporte para o desenvolvimento físico das crianças, para a melhoria da saúde mental, as conquistas socioemocionais proporcionadas pela prática esportiva, e a influência indireta na regulação do uso excessivo de telas.
Boa leitura.
Benefícios para o desenvolvimento físico
Esse talvez seja o mais óbvio dos benefícios da prática esportiva. Afinal, todos nós somos bombardeados diariamente com informações sobre como a prática esportiva auxilia na manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo humano:
- Coração – o músculo cardíaco se fortalece e favorece a circulação sanguínea;
- Pulmão – a capacidade pulmonar é ampliada pela prática regular, aumentando a oxigenação do sangue e fortalecendo o diafragma;
- Músculos – fortalece a musculatura, dando mais estabilidade física e diminuindo a sobrecarga do peso sobre articulações;
- Esqueleto – favorece a fixação do cálcio, reduzindo os riscos futuros de desenvolvimento da osteoporose.
Além da saúde dos órgãos, a prática regular incentiva a aquisição de hábitos saudáveis.
Crianças e jovens que praticam esportes tendem a se alimentar com maior qualidade após a prática. Esse hábito, que será formado para a vida, se soma à contribuição trazida pelo esporte para combater a obesidade infantil, uma doença que vem crescendo no mundo todo.
Se não bastassem os efeitos diretos sobre o corpo, a prática de esportes também contribuiu para o desenvolvimento físico ao melhorar a coordenação motora das crianças. Ela ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras que envolvem a lateralidade e atividades de arremesso e salto, por exemplo.
Benefícios para a saúde mental
Muita gente se preocupa com eventuais riscos à saúde mental trazidos por cobranças excessivas em esportes de alto rendimento. É uma preocupação válida.
Quando a prática esportiva é estimulada por prazer, e não para a busca de resultados, porém, esses riscos são ínfimos. E aí o esporte passa atuar a favor da saúde mental.
Problemas como déficit de atenção e dislexia, por exemplo, podem ter seus tratamentos auxiliados por práticas esportivas.
A atividade física constante também contribuiu para reduzir o surgimento de quadros de ansiedade e depressão, porque o exercício constante aumenta a produção de endorfina e serotonina pelo organismo. Esses dois hormônios estão intimamente ligados à sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação.
O sono da criança e do adolescente passa a ter maior qualidade e o esporte ajuda ainda no controle da impulsividade, diminui a agressividade e estimula o raciocínio.
Para saber mais, leia também: “Os benefícios do esporte no desenvolvimento infantil”.
Conquistas socioemocionais
No campo do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a prática de esportes é um campeão consagrado.
Afinal, a dinâmica dos jogos e competições proporciona às crianças e aos jovens oportunidades de vivenciar situações desafiadoras que envolvem o relacionamento com seus pares.
Na prática de esportes eles aprendem, por exemplo, a:
- Respeitar regras do esporte que está sendo praticado;
- Trabalhar em grupo com os companheiros de time;
- Gerenciar os recursos e habilidades de cada jogador do time em busca do melhor resultado;
- Aceitar as limitações dos outros;
- Conhecer a si próprio, entendendo suas limitações e fortalezas;
- Lidar com a frustração quando o resultado esperado não é alcançado;
- Solucionar problemas, revendo práticas e analisando os próprios erros em busca de superação;
- Persistir na busca de seus objetivos.
Além de todas essas habilidades socioemocionais, a prática esportiva também contribui para a melhora da autoestima, uma vez que a criança ou jovem passa a se perceber como alguém capaz de se superar.
Para que essa melhora ocorra, porém, é importante estar atento ao nível de cobrança – e mesmo de autocobrança – imposta na busca pelos resultados.
Para saber mais sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais pela prática esportiva, leia também: “Copa 2022: a importância do esporte no desenvolvimento de seu filho”
Regulação do tempo de tela
Finalmente, um benefício indireto trazido por uma rotina de prática de esportes é a regulação do tempo de tela. Afinal, naquele tempo em que passa dentro da piscina, ou na quadra de vôlei, para ficarmos em apenas dois exemplos, seu filho ou filha estará longe do smartphone.
O esporte tem essa característica de combater o sedentarismo, um hábito que é estimulado indiretamente pelo uso das telas.
Esse não é o nosso assunto principal hoje, mas os efeitos do uso excessivo de telas tem sido tema constante aqui no Vida Inovadora.
Se você quiser se informar mais sobre essa questão, não deixe de ler nossa série recente que inclui os seguintes textos:
- Tecnologia: qual o limite saudável?
- O papel da família na educação midiática
- Crianças e internet: uma relação delicada
- Você sabe o que é abandono digital?
Para encerrar
Como você pode perceber, a quantidade de benefícios trazidos pela prática de esportes é imensa. E tudo o que você leu aqui se aplica também a você. Então, que tal sacudir a preguiça e se inscrever, junto com seu filho ou filha, numa prática esportiva?
Vocês dois vão se beneficiar enormemente. Ampliarão a cumplicidade entre vocês e a qualidade do tempo que passam juntos. Invista nessa ideia e conte para a gente qual o esporte preferido de vocês!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)