fbpx

Hábitos infantis: comece o ano planejando um cotidiano saudável para os seus filhos


Você já parou para pensar que as férias podem ser uma espécie de projeto piloto para começar a desenvolver novos hábitos em seus filhos? A ideia é testar um novo estilo de vida que possa ser replicado o ano inteiro.

Dê uma olhada nos principais pilares que devem ser estruturados o quanto antes e comece um novo planejamento:

 

Horários e organização do dia

Entre as principais rotinas a se definir, estão os horários de ir dormir e acordar. Afinal, a estrutura do dia irá impactar todo o restante da dinâmica das atividades.

Há quem pense que, durante as férias, é permitido ficar acordado até tarde. A verdade é que quanto mais você ensinar seus filhos a ter uma rotina matinal, independente das ocasiões, melhor. Existem muitas vantagens em dormir cedo, entre elas, permitir que a transição de volta às aulas não seja tão drástica.

A partir desse ponto, é importante definir horários para cada uma das atividades, como as refeições ou mesmo estudar, praticar um hobby. Por isso, faça junto com seu filho um quadro ou diário de planejamento que o permita ter uma visualização de seus dias.

É claro que, durante o período de férias essa rotina pode sim ser mais dinâmica, mas servirá de apoio para planejamentos posteriores. Também ajudará a criança a ter uma sensação de produtividade, ainda que o tempo gasto seja com lazer.

 

Hábitos alimentares

Além dos horários, é importante ficar atento ao alimentos que as crianças estão ingerindo.

Portanto, aproveite para rever a qualidade nutricional dos seus filhos, buscando apoio de médicos e nutricionistas, de preferência. Caso eles já tenham adquirido maus hábitos, como beber muito refrigerante, tente fazer uma transição aos poucos, incluindo sucos e os estimulando a tomar mais água, por exemplo.

Também busque aplicar hábitos como sentarem juntos à mesa ou mesmo cozinharem em família. Isso ajuda a criança a se interessar mais pela própria alimentação, além de promover um momento de união entre todos.

 

Hábitos de higiene e saúde

Ensine-os a cuidar da própria higiene, como lavar as mãos antes das refeições e após brincar e escovar os dentes nos momentos certos.

Quanto mais novos, maior o acompanhamento. Porém, com o tempo, o ideal é que eles tenham sua autonomia em relação ao autocuidado.

Outro fator muito importante é se exercitar para melhorar a saúde física. Não permita que seus filhos passem o dia inteiro jogando videogame ou fiquem muito sedentários. Inclua na rotina hábitos que os permita se exercitar, como brincadeiras longe dos meios digitais e também esportes.

 

Estudos e hobbies

Você pode usar as pausas para conversar sobre os desafios e evoluções na escola, de forma que isso possa ser revisto para o próximo período letivo.

Não estar frequentando a escola também não deve ser sinônimo de parar de estudar. Até porque a ideia é que aprender também seja associado a algo prazeroso.

Uma das principais maneiras de não perder o contato, é através da leitura. Desde pequenas, as crianças precisam se acostumar a ler e ter curiosidade de aprender espontaneamente.

Muitas vezes, o estudo pode estar conectado a alguma atividade criativa, como música ou desenho. O mais importante é ser proativo e não entender tudo como uma obrigação.

Se o seu filho ainda não possui um, que tal ter essa conversa com ele e incluir uma nova atividade como mais um dos hábitos do ano?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu