fbpx

10 dicas de atividades para fazer na quarentena!


Diante do cenário alarmante atual causado pelo coronavírus, precisamos pensar e agir para o bem coletivo. Assim, como já recomendado pelos órgãos oficiais de saúde, a melhor medida preventiva é permanecer em casa, a fim de evitar a maior proliferação do vírus. Para isso se tornar mais fácil, pensamos em alguma atividades.

Para os adultos, sabemos que é mais fácil entender o contexto e conseguir conciliar as atividades dentro de casa como por exemplo, home office, maratonando uma série, arrumando o guarda-roupa e por aí vai.

Mas, e para as crianças? Com energia de sobra para gastar, elas necessitam de atividades praticamente o dia todo. Dessa forma, para não cair no tédio, inovar é preciso para conseguir mantê-los entretidos e aproveitar bem o tempo.

Pensando dessa forma, separamos 10 dicas para fugir do óbvio e garantir diversão, tranquilidade e aprendizado para a família toda durante o período de quarentena. Acompanhe!

1) Manter a higiene necessária de forma divertida

Esse é o momento das crianças entenderem a importância da higienização correta! Então, que tal fazer isso de maneira descontraída? Uma boa dica para garantir a lavagem completa das mãos é cantar. O tempo de lavar palmas, costas, cada um dos dedos e suas pontas é o mesmo de cantar duas vezes a música do ‘Parabéns a você’, por exemplo.

Assim, além de instruí-los a higienizar as mãos corretamente, é também uma maneira de fazê-los lembrar esses passos das próximas vezes. Vocês podem escolher alguma cantiga, ou até mesmo inventar uma própria.😉

2) Tarefas domésticas em conjunto

Você sabia que crianças de até 6 anos têm a necessidade de se sentirem parte da casa e da família? Pois é, isso eleva a autoestima e proporciona um maior desenvolvimento de responsabilidades.

Se as demandas domésticas, portanto, se tornarem coletivas e, dessa forma, mais divertidas, podem servir como um belo passatempo para você e seu filho. Jogar fora a papelada, arrumar os armários, organizar gavetas, – sejam elas do quarto, banheiro, ou cozinha – ao som de uma música animada, pode se tornar uma brincadeira e tanto!

Por isso esteja atento, oriente e ajude, caso seja algo mais complexo para os mais novos realizarem sozinhos.

3)Tênis de bexiga

Quem disse que ficar em casa só tem brincadeira “parada”? Nada disso! Para movimentar o corpo e sair do tédio, que tal iniciar uma partida de tênis? Primeiramente, no quintal de casa, ou em algum ambiente grande, faça uma raquete com pratos descartáveis e palito de picolé, encha uma bexiga – caso não tiver uma, pode substituir por bolinhas de papel amassado – e comece a partida!

4) Balada com karaokê

Essa é mais uma opção para agitar a casa! Para quem não tem aparelho de karaokê, nada que um controle remoto de microfone e o YouTube não resolvam! Primeiramente, selecione aquela música divertida e bora colocar a criançada para dançar e cantar.

5) Visitando um museu em casa

História sem sair de casa! Você sabia que existem plataformas que disponibilizam um ‘tour’ virtual por alguns museus famosos? Pois é! Clique abaixo em cada museu e encontre obras diversas e informações culturais e interessantes sobre elas.

1. MASP – São Paulo

2. Museu Louvre – Paris

6) Até o banheiro é lugar para brincar e criar obras de arte!

A hora do banho está chegando? Então separe: pincéis, tintas guache ou aquarela (sai facilmente do azulejo), um balde e vá direto para o box do banheiro. Deixe os pequenos se descontraírem, se pintarem e criarem obras de arte. E o melhor de tudo: dentro do box eles não sujam o resto da casa e vão direto para o banho após a brincadeira!

7) Jogo dos 7 erros humano

Para essa brincadeira, você vai precisar de um ambiente da casa que tenha muitos enfeites, como a estante da sala ou um baú de brinquedos. Peça para as crianças observarem bem aquele lugar por 30 segundos ou 1 minuto.

Depois, peça para que elas saiam do cômodo e em seguida mude 7 objetos de lugar. Quando voltarem, o desafio é descobrir quais foram os objetos trocados de lugar.

8) Brincadeira de perguntas e respostas

Essa é uma forma da família toda interagir e se conhecer um pouco mais!

Escreva, em vários pedaços de papel, perguntas criativas como: “Qual é o seu animal preferido?”; “Qual foi a melhor viagem que você fez?”; “Qual é a melhor coisa da escola?”; “Por que você escolheu essa profissão?”; “Qual é sua comida preferida?”; “O que te faz sentir medo?”. Embaralhe-os e depois é só cada um selecionar o seu papel e responder logo em seguida!

9) Circuito de atividades

Aproveite os móveis que você tiver em casa para fazer um circuito de atividades. Assim, para os serelepes de plantão, que não querem ficar parados, é uma atividade supercativante que pode ser feita de diferentes formas com crianças de qualquer idade. Almofadas, cadeiras, mesas, túnel de tecido…tudo é válido! Abuse da imaginação.

10) Hora das cartas!

Um dos passatempos preferidos, independentemente da idade, é o bom e velho baralho. Por isso, nesse tempo livre, você pode ensinar para a criançada aqueles jogos que você conhece e já cansou de jogar, ou pesquisar outros diferentes para explorar!

Agora uma dica para os pais e mães de plantão:

Vale lembrar que, como não é um período de férias, é primordial manter os horários das crianças conforme rotina já pré-estabelecida. Para isso, organize o tempo! Faça um calendário do dia, com as divisões dos horários para cada atividade, incluindo o tempo de brincar, mas também o tempo de estudar, ler e aprender.

E quanto à bagunça, use o diálogo e peça a colaboração das crianças!

Por fim, é fundamental lembrar o porquê disso tudo: juntos, estamos cuidando da humanidade. Força e saúde para todos nós!


11 Comentários. Deixe novo

  • Vanda Isabel Alonso
    março 27, 2020 23:22

    As atividades propostas estão de acordo com a necessidade de brincar da criança, interagindo com a família.

    Responder
  • Clovis Venâncio Nogueira
    março 30, 2020 17:58

    São dicas bem construtivas.

    Responder
  • Muito boas essas dicas!

    Responder
  • Cintia Figueiredo da Silva
    março 31, 2020 18:25

    As sugestões de atividades são muito interessantes. Aqui em casa fizemos a pintura no azulejo ontem e a brincadeira de perguntas e respostas. Meu filho adorou!

    Responder
  • Eliane Terceiro
    abril 1, 2020 17:54

    Parabéns! Gostei muito das atividades. Espero que todos os pais consigam acessar a plataforma.

    Responder
  • Célia Gomes Vicentine Martins - Vice Diretora
    abril 2, 2020 21:00

    Pressupõe postura ativa para garantir às famílias protagonismo frente a situação que estamos vivenciando

    Responder
  • Célia Gomes Vicentine Martins - Vice Diretora
    abril 2, 2020 21:02

    A MindLab proporciona às famílias habilidades de protagonismo frente a situação que estamos vivenciando

    Responder
  • As sugestões das atividades são muito interessantes, criativas e interativas. Que todos possam acessar a plataforma e interagir com as crianças.

    Responder
  • As sugestões das atividades são muito interessantes, criativas e interativas, conforme essência do trabalho na educação infantil, garantindo o lúdico.

    Responder
  • As sugestões das atividades está conforme essência do trabalho na educação infantil, garantindo o lúdico e a interação.

    Responder
  • Alessandra Aparecida
    abril 4, 2020 03:57

    Gostei

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu