fbpx

Arte para crianças: por que estimular o desenvolvimento da autoexpressão desde cedo?


Nem todos enxergam o potencial das aulas e atividades artísticas por considerá-las apenas uma fonte de relaxamento ou divertimento. Porém, são estes motivos que as tornam uma maneira natural de autoexpressão, com a capacidade de revelar e transmutar sentimentos mais profundos a partir do contato com a arte para crianças.

A arte, quando estimulada durante a infância, pode promover inúmeros benefícios. Entre eles, tornar as crianças mais conscientes de si mesmas e do mundo ao redor. Aquelas que desde cedo tiverem a oportunidade de se expressar de diversas maneiras tendem, inclusive, a aumentar sua autoconfiança.

Descubra as vantagens que as artes como um todo podem impulsionar na vida de seus filhos!

 

Liberar as Emoções

As emoções são essenciais para o bem-estar humano. Elas não só ditam a maneira como estamos nos sentindo mas também se refletem na disposição e foco para realizar outras tarefas consideradas objetivas.

Por isso, uma criança emocionalmente equilibrada também terá mais facilidade para estudar e até se expressar com clareza. Por meio da arte, as crianças ganham a possibilidade de canalizar eventos emocionais e transformá-los em algo positivo. Seja por desenhos, música, escrita ou qualquer forma de expressão que libere esta energia criativa.

Desde pequenos somos ensinados a camuflar ou evitar as emoções ruins como a tristeza e a da raiva, por exemplo. Dessa forma, desperdiçamos potenciais de transmutação em torno de atividades de autoexpressão. No final, eles também são capazes de nos conectar enquanto seres humanos.

 

Autoconhecimento e Autoexpressão

Apesar de nem sempre serem vistos como prioridade, os eventos diretamente ligados às emoções são captados no sub-consciente e podem ditar as percepções sobre si mesmo.

Quando nos expressamos, no entanto, nos enxergamos melhor. A princípio, estas manifestações podem parecer abstratas. Porém, pouco a pouco elas se revelam parte do que somos.

Especialmente para as crianças, este autoconhecimento que surge como resultado da autoexpressão, também pode ajudar os pais a entenderem melhor seus filhos. Por nem sempre falarem o que sentem, talvez seus filhos se sintam mais à vontade fazendo coisas como desenhar ou escrever e dessa forma permitir que os pais enxerguem certos detalhes com atenção.

 

Desenvolver a criatividade e a percepção

A criatividade sempre foi muito associada às artes, porém é exigida em todos os momentos e atividades, seja no trabalho ou no cotidiano.

Todos podem ser criativos a seu modo. Isso porque é uma habilidade que vem da percepção de fazer as coisas de forma diferente, através de um olhar próprio. As crianças precisam se sentir à vontade para serem autenticas no que fazem e assim tornarem-se cada vez mais criativas.

Neste caso, as artes ajudam a dar este pontapé inicial. Até porque permitem um contato maior por meio dos 5 sentidos.

Por isto, é importante entender o treinamento da autoexpressão pelas artes como um processo fluído e livre. Por mais que eles possam ser guiados nesse sentido, o grande diferencial será sempre a capacidade de se sentirem à vontade consigo mesmos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu