fbpx

Seja a mudança que você quer no mundo


Seja a mudança que você quer no mundo.

Essa frase é famosa. Teria sido dito por Mahatma Gandhi, um dos ícones da transformação social.

Nós, como pais e mães – e, portanto, educadores – temos uma oportunidade única de promover transformações no mundo. Não apenas no presente, mas também no futuro. Essa oportunidade é justamente a educação de nossos filhos e filhas.

Como preparar o seu filho ou filha para que ele faça diferença no mundo?

Ensinando a ele, desde cedo, valores e posturas sociais e éticas nos quais você acredita e, principalmente, pratica no dia a dia.

Valores e crenças

Mas quais são esses valores? Cada um vai ter o seu conjunto de valores e crenças. E é importante lembrar que, nem sempre, são apenas valores e crenças bons.

Sim, mitos de nós recebemos dos adultos por quem fomos educados valores e crenças que, de alguma forma, podem ter ficado ultrapassados.

Um primeiro passo para educar seus filhos e filhas de uma maneira que possa realmente resultar em mudanças sociais positivas no futuro, portanto, é identificar claramente quais são os valores e crenças que você quer manter e transmitir às gerações futuras.

Só para exemplificar essa definição, um grande aliado de pais e mães pode ser o Método Metacognitivo do Espelho.

Método Metacognitivo do Espelho

O Método Metacognitivo do Espelho é a ferramenta criada dentro do Programa MenteInovadora com o intuito de promover o autoconhecimento.

Seu objetivo principal é desenvolver a autoconsciência, a humildade, o respeito por si e pelos outros.

Com ele, aprendemos a refletir não apenas sobre nossos pensamentos, sentimentos e ações, como também podemos refletir sobre o conjunto de valores e crenças sobre os quais fundamentamos nossa existência e nossos atos cotidianos.

Essa reflexão nos permite colocar em prática nossa habilidade de analisar a realidade e o nosso entorno. Aprendemos a nos posicionar de forma reflexiva e crítica, melhorando a forma como nos relacionamos com o mundo.

Etapas do método do Espelho

Para praticar o método do espelho, você vai precisar colocar em prática apenas 3 etapas: reconhecimento, análise e implementação.

1. Reconhecimento

Primeiro passo vai exigir de você uma boa dose de altruísmo e verdade. Ela pressupõe que você esteja disposto a olhar para dentro de si de forma verdadeira. Só assim poderá aprender com as próprias experiências, cuidar dos sentimentos que essas experiências despertam, e evoluir.

No caso do reconhecimento de valores e crenças, por exemplo, essa etapa nos ajudar a entender quais são os princípios que adotamos verdadeiramente em nosso dia a dia. Como exemplo hipotético, poderíamos citar o exemplo da fila. Todo mundo diz que é importante respeitar qualquer fila, certo? Muitas pessoas, porém, no dia a dia, se esquecem desse princípio quando estão com pressa.

2. Analise

É o momento de adotar a objetividade para entender a si próprio e assim identificar o que deseja manter e o que gostaria de mudar ou melhorar na sua maneira de ser e de agir.

Voltando ao caso dos valores e crenças, a análise vai nos permitir separar por certo, entre os princípios que adotamos no dia a dia, os que são boas práticas, daqueles que não deveriam ser ensinados a nossos filhos.

3. Implementação

Para que o método tenha efetividade, ele não pode ficar restrito apenas ao campo da autoanálise. O poder do autoconhecimento está justamente na possibilidade de identificar as melhorias que podemos implementar na nossa maneira de ser e de agir. Nessa terceira etapa, é a hora de colocá-las em prática.

Fazendo o link com os valores e crenças, este será o momento de se livrar de crenças limitadoras (aquelas que nos impedem de dar passos na vida por acreditar que não obteremos resultados) e de valores negativos que poderiam ensinar nossos filhos a se comportar de maneira indesejada na sociedade.

Voltando ao exemplo que demos no passo 1, essa etapa seria o momento para que uma pessoa que tenha como prática furar filas para ser atendida na frente dos outros corrija esse hábito.

Para finalizar

Como você pode perceber, a mudança do futuro por meio da educação de nossos filhos é possível. Está ao nosso alcance.

Com o apoio dos métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora, você pode aprender a fazer muito mais pela transformação da sociedade educando o seu filho ou filha de maneira mais solidária e empática.

Nas próximas semanas, vamos continuar nesse tema com novos aprendizados a partir de outros métodos metacognitivos. Não perca!


4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu