Seja a mudança que você quer no mundo
Seja a mudança que você quer no mundo.
Essa frase é famosa. Teria sido dito por Mahatma Gandhi, um dos ícones da transformação social.
Nós, como pais e mães – e, portanto, educadores – temos uma oportunidade única de promover transformações no mundo. Não apenas no presente, mas também no futuro. Essa oportunidade é justamente a educação de nossos filhos e filhas.
Como preparar o seu filho ou filha para que ele faça diferença no mundo?
Ensinando a ele, desde cedo, valores e posturas sociais e éticas nos quais você acredita e, principalmente, pratica no dia a dia.
Valores e crenças
Mas quais são esses valores? Cada um vai ter o seu conjunto de valores e crenças. E é importante lembrar que, nem sempre, são apenas valores e crenças bons.
Sim, mitos de nós recebemos dos adultos por quem fomos educados valores e crenças que, de alguma forma, podem ter ficado ultrapassados.
Um primeiro passo para educar seus filhos e filhas de uma maneira que possa realmente resultar em mudanças sociais positivas no futuro, portanto, é identificar claramente quais são os valores e crenças que você quer manter e transmitir às gerações futuras.
Só para exemplificar essa definição, um grande aliado de pais e mães pode ser o Método Metacognitivo do Espelho.
Método Metacognitivo do Espelho
O Método Metacognitivo do Espelho é a ferramenta criada dentro do Programa MenteInovadora com o intuito de promover o autoconhecimento.
Seu objetivo principal é desenvolver a autoconsciência, a humildade, o respeito por si e pelos outros.
Com ele, aprendemos a refletir não apenas sobre nossos pensamentos, sentimentos e ações, como também podemos refletir sobre o conjunto de valores e crenças sobre os quais fundamentamos nossa existência e nossos atos cotidianos.
Essa reflexão nos permite colocar em prática nossa habilidade de analisar a realidade e o nosso entorno. Aprendemos a nos posicionar de forma reflexiva e crítica, melhorando a forma como nos relacionamos com o mundo.
Etapas do método do Espelho
Para praticar o método do espelho, você vai precisar colocar em prática apenas 3 etapas: reconhecimento, análise e implementação.
1. Reconhecimento
Primeiro passo vai exigir de você uma boa dose de altruísmo e verdade. Ela pressupõe que você esteja disposto a olhar para dentro de si de forma verdadeira. Só assim poderá aprender com as próprias experiências, cuidar dos sentimentos que essas experiências despertam, e evoluir.
No caso do reconhecimento de valores e crenças, por exemplo, essa etapa nos ajudar a entender quais são os princípios que adotamos verdadeiramente em nosso dia a dia. Como exemplo hipotético, poderíamos citar o exemplo da fila. Todo mundo diz que é importante respeitar qualquer fila, certo? Muitas pessoas, porém, no dia a dia, se esquecem desse princípio quando estão com pressa.
2. Analise
É o momento de adotar a objetividade para entender a si próprio e assim identificar o que deseja manter e o que gostaria de mudar ou melhorar na sua maneira de ser e de agir.
Voltando ao caso dos valores e crenças, a análise vai nos permitir separar por certo, entre os princípios que adotamos no dia a dia, os que são boas práticas, daqueles que não deveriam ser ensinados a nossos filhos.
3. Implementação
Para que o método tenha efetividade, ele não pode ficar restrito apenas ao campo da autoanálise. O poder do autoconhecimento está justamente na possibilidade de identificar as melhorias que podemos implementar na nossa maneira de ser e de agir. Nessa terceira etapa, é a hora de colocá-las em prática.
Fazendo o link com os valores e crenças, este será o momento de se livrar de crenças limitadoras (aquelas que nos impedem de dar passos na vida por acreditar que não obteremos resultados) e de valores negativos que poderiam ensinar nossos filhos a se comportar de maneira indesejada na sociedade.
Voltando ao exemplo que demos no passo 1, essa etapa seria o momento para que uma pessoa que tenha como prática furar filas para ser atendida na frente dos outros corrija esse hábito.
Para finalizar
Como você pode perceber, a mudança do futuro por meio da educação de nossos filhos é possível. Está ao nosso alcance.
Com o apoio dos métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora, você pode aprender a fazer muito mais pela transformação da sociedade educando o seu filho ou filha de maneira mais solidária e empática.
Nas próximas semanas, vamos continuar nesse tema com novos aprendizados a partir de outros métodos metacognitivos. Não perca!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
8 Comentários. Deixe novo
[…] promover o autoconhecimento, listado nos pontos acima, o Método Metacognitivo mais indicado é o do Espelho, sobre o qual falamos com mais detalhes neste ou… Não deixe de […]
[…] prosseguimento à série “Seja a mudança que você quer no mundo”, na qual já conversamos sobre empatia na semana passada, hoje vamos conversar sobre como educar […]
[…] continuidade à nossa série sobre como gerar impactos na sociedade por meio da educação de nossos filhos e filhas, nós hoje vamos falar de uma habilidade socioemocional muito importante! […]
[…] Seja a mudança que você quer no mundo […]
[…] Nós, pais e mães educadores, temos uma missão fundamental na construção de um futuro melhor por meio da educação. Como já dissemos aqui, nos textos anteriores desta série, nós precisamos ser a mudança que queremos no mundo. […]
[…] série Seja a mudança que você quer no mundo, a gente tem conversado sobre a importância de desenvolvermos em nossos filhos e filhas algumas […]
[…] último texto da série sobre como promover a transformação social por meio da educação, nós hoje vamos abordar uma questão muito frequente no ambiente familiar: o medo de […]
[…] Você se lembra do Método Metacogntivo do Espelho? […]