fbpx

Um mundo melhor precisa de… Ousadia!


Um mundo melhor precisa de ousadia!

O que seria da humanidade se todo nós perdêssemos, de um dia para o outro, a nossa capacidade de sonhar? Nossos desejos de inovar, de reinventar o mundo, ajudam a humanidade a continuar em desenvolvimento.

Sempre foi assim. Sem ousadia, sem questionamento, a humanidade jamais teria conquistado todos os avanços científicos e tecnológicos de que dispomos.

Por isso, para ajudarmos na construção de um futuro melhor por meio da educação de nossos filhos e filhas, precisamos aprender a desenvolver nas crianças a capacidade de ousar. De correr riscos.

Mas será que estimulamos nossos filhos a ousar?

No último texto da série sobre como promover a transformação social por meio da educação, nós hoje vamos abordar uma questão muito frequente no ambiente familiar: o medo de errar.

É um clássico. 

Isto porque desde pequenos somos educados a encarar o erro como algo negativo. E quando nos tornamos pais e mães, reproduzimos esse comportamento com nossos filhos e filhas. 

Ao nos esforçarmos ao máximo para fazer tudo certo, ensinamos a eles e elas, pelo exemplo, que o certo é evitar o erro. Mais tarde, quando eles e elas crescem, fazemos de tudo para que aprendam que o melhor, sempre, é fazer as coisas de maneira correta, pelo caminho mais seguro.

Mas, como podemos ousar se aprendemos a sempre optar pelo caminho que já foi trilhado pelos outros?

É aí que entra o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Como quebrar o paradigma?

Para romper com esse modelo, precisamos ensinar nossos filhos e filhas que, ao contrário do que nos ensinam a todo momento e em todos os lugares – escola, amigos, familiares –, o erro não é uma coisa exclusivamente negativa.

Essa é uma ideia libertadora, acredite.

O erro é, antes de mais nada, uma possibilidade de aprendizagem.

Por isso, para trabalhar melhor esse conceito, o Programa MenteInovadora conta com o Método Metacognitivo da Tentativa e Erro.

Método da Tentativa e Erro

O Método Metacognitivo da Tentativa e Erro tem o objetivo de despertar a consciência para o fato de que o erro é, sobretudo, uma possibilidade de aprendizagem. 

Correr riscos, portanto, é uma coisa boa na medida em que nos possibilita aprender com erros e acertos, corrigir rumos, e avançar em descobertas e novos caminhos. Nenhum cientista jamais inovou nos campos científico e tecnológico sem ousadia.

Habilidade priorizadas

O trabalho com o Método da Tentativa e Erro visa desenvolver basicamente duas habilidades principais:

  • Reconhecer a tentativa (iniciativa) como movimento necessário para atingir objetivos propostos.
  • Considerar o erro como oportunidade de aprendizagem, de busca e de crescimento.

As etapas do Método da Tentativa e Erro

Para despertar a ousadia em nossos filhos e filhas por meio do Método da Tentativa e Erro, precisamos, então, percorrer basicamente por quatro etapas:

  1. Tentativa – Desperta a disponibilidade interna de se arriscar, de tentar, de iniciar um movimento. 
  2. Erro – Nos ensina a errar, a encarar o erro como parte integrante do processo de conhecimento.
  3. Correção – Analisamos a situação, procurando compreender o que nos levou a errar, que outras possibilidades poderíamos ter escolhido, e tentamos extrair do erro as informações que ele pode oferecer.
  4. Nova tentativa – Com o que aprendemos ao analisar o erro, voltamos à experiência e testamos novas hipóteses de ação.

Para encerrar

Como você acabou de ver, a ousadia requer a nossa predisposição interna a correr riscos, a suportar erros e a aprender com eles. É por isso que um mundo melhor precisa de ousadia!

Não é pouca coisa, ainda mais numa sociedade altamente competitiva em que performance positiva é valorizada acima de tudo.

No entanto, não podemos deixar que nossos filhos cresçam com a ilusão de que é possível viver num mundo estável e livre de falhas. 

Sendo assim, estimule-os a ousar e use o Método Metacognitivo da Tentativa e Erro para desenvolver neles a capacidade de aprender com os erros.

Dessa forma, ele ou ela poderá ganhar confiança para sonhar, para ousar e para se tornar um cidadão preparado para ajudar na transformação e na evoluição da sociedade. 

Afinal, um mundo melhor precisa de… Ousadia!

Ainda não vá embora

Leia também os nossos outros posts desta série:

Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os projetos da Mind Lab. Estamos no Facebook e no Instagram!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu