Um mundo melhor precisa de… Ousadia!
Um mundo melhor precisa de ousadia!
O que seria da humanidade se todo nós perdêssemos, de um dia para o outro, a nossa capacidade de sonhar? Nossos desejos de inovar, de reinventar o mundo, ajudam a humanidade a continuar em desenvolvimento.
Sempre foi assim. Sem ousadia, sem questionamento, a humanidade jamais teria conquistado todos os avanços científicos e tecnológicos de que dispomos.
Por isso, para ajudarmos na construção de um futuro melhor por meio da educação de nossos filhos e filhas, precisamos aprender a desenvolver nas crianças a capacidade de ousar. De correr riscos.
Mas será que estimulamos nossos filhos a ousar?
No último texto da série sobre como promover a transformação social por meio da educação, nós hoje vamos abordar uma questão muito frequente no ambiente familiar: o medo de errar.
É um clássico.
Isto porque desde pequenos somos educados a encarar o erro como algo negativo. E quando nos tornamos pais e mães, reproduzimos esse comportamento com nossos filhos e filhas.
Ao nos esforçarmos ao máximo para fazer tudo certo, ensinamos a eles e elas, pelo exemplo, que o certo é evitar o erro. Mais tarde, quando eles e elas crescem, fazemos de tudo para que aprendam que o melhor, sempre, é fazer as coisas de maneira correta, pelo caminho mais seguro.
Mas, como podemos ousar se aprendemos a sempre optar pelo caminho que já foi trilhado pelos outros?
É aí que entra o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Como quebrar o paradigma?
Para romper com esse modelo, precisamos ensinar nossos filhos e filhas que, ao contrário do que nos ensinam a todo momento e em todos os lugares – escola, amigos, familiares –, o erro não é uma coisa exclusivamente negativa.
Essa é uma ideia libertadora, acredite.
O erro é, antes de mais nada, uma possibilidade de aprendizagem.
Por isso, para trabalhar melhor esse conceito, o Programa MenteInovadora conta com o Método Metacognitivo da Tentativa e Erro.
Método da Tentativa e Erro
O Método Metacognitivo da Tentativa e Erro tem o objetivo de despertar a consciência para o fato de que o erro é, sobretudo, uma possibilidade de aprendizagem.
Correr riscos, portanto, é uma coisa boa na medida em que nos possibilita aprender com erros e acertos, corrigir rumos, e avançar em descobertas e novos caminhos. Nenhum cientista jamais inovou nos campos científico e tecnológico sem ousadia.
Habilidade priorizadas
O trabalho com o Método da Tentativa e Erro visa desenvolver basicamente duas habilidades principais:
- Reconhecer a tentativa (iniciativa) como movimento necessário para atingir objetivos propostos.
- Considerar o erro como oportunidade de aprendizagem, de busca e de crescimento.
As etapas do Método da Tentativa e Erro
Para despertar a ousadia em nossos filhos e filhas por meio do Método da Tentativa e Erro, precisamos, então, percorrer basicamente por quatro etapas:
- Tentativa – Desperta a disponibilidade interna de se arriscar, de tentar, de iniciar um movimento.
- Erro – Nos ensina a errar, a encarar o erro como parte integrante do processo de conhecimento.
- Correção – Analisamos a situação, procurando compreender o que nos levou a errar, que outras possibilidades poderíamos ter escolhido, e tentamos extrair do erro as informações que ele pode oferecer.
- Nova tentativa – Com o que aprendemos ao analisar o erro, voltamos à experiência e testamos novas hipóteses de ação.
Para encerrar
Como você acabou de ver, a ousadia requer a nossa predisposição interna a correr riscos, a suportar erros e a aprender com eles. É por isso que um mundo melhor precisa de ousadia!
Não é pouca coisa, ainda mais numa sociedade altamente competitiva em que performance positiva é valorizada acima de tudo.
No entanto, não podemos deixar que nossos filhos cresçam com a ilusão de que é possível viver num mundo estável e livre de falhas.
Sendo assim, estimule-os a ousar e use o Método Metacognitivo da Tentativa e Erro para desenvolver neles a capacidade de aprender com os erros.
Dessa forma, ele ou ela poderá ganhar confiança para sonhar, para ousar e para se tornar um cidadão preparado para ajudar na transformação e na evoluição da sociedade.
Afinal, um mundo melhor precisa de… Ousadia!
Ainda não vá embora
Leia também os nossos outros posts desta série:
- Seja a mudança que você quer no mundo
- Um mundo melhor precisa de… Empatia!
- Um mundo melhor precisa de… Sustentabilidade!
- Um mundo melhor precisa de… Melhores decisões!
- Um mundo melhor precisa de… Resiliência!
- Um mundo melhor precisa de… Cooperação!
- Um mundo melhor precisa de… Resolução de Problemas!
Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os projetos da Mind Lab. Estamos no Facebook e no Instagram!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)