fbpx

Um mundo melhor precisa de… Sustentabilidade!


Um mundo melhor precisa de… Sustentabilidade!

Caberá às gerações futuras viver de forma sustentável, gerenciando recursos para objetivos e metas sem desperdício e dessa forma, com o menor nível de impacto no ambiente.

Afinal, quem vai ensinar isso a elas? Nós mesmos!

Sim, certamente você pode ajudar a melhorar o futuro ensinando hoje seu filho ou filha a gerar recursos de maneira mais sustentável.

Dando prosseguimento à série “Seja a mudança que você quer no mundo”, na qual já conversamos sobre empatia na semana passada, hoje vamos conversar sobre como educar filhos ambientalmente conscientes e preocupados com a sustentabilidade do planalto. Bem como, os métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora podem nos ajudar no desenvolvimento dessa habilidade socioemocional tão importante.

O que é sustentabilidade?

Essa palavra entrou definitivamente para o vocabulário corrente. E é tão comum hoje em dia que, muitas vezes, nos vemos utilizando-a sem ter a plena consciência do que ela significa.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Esse termo foi empregado pela primeira vez por uma ex-primeira ministra da Noruega chamada Gro Harlem Brundtland. Num livro sobre meio ambiente, Gro definiu o desenvolvimento sustentável como a capacidade de suprir as necessidades do mundo atual sem afetar, dessa forma, a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.

Em outras palavras, precisamos substituir o modelo de consumo exagerado que exige a extração máxima dos recursos naturais do planeta por um modelo mais equilibrado, que entende que os recursos naturais são finitos e precisam ser preservados para garantir a chance de sobrevivência na Terra das gerações futuras.

Como desenvolver a sustentabilidade

Nós, pais e mães, certamente temos um papel muito importante no desenvolvimento de uma consciência ambiental em nossos filhos, que leve em consideração a necessidade de se viver de forma sustentável.

Em nosso dia a dia, podemos estimular isso de muitas maneiras, especialmente por meio das atitudes. Afinal, as crianças aprendem pelo exemplo, como já dissemos muitas vezes aqui.

Pequenos cuidados são importantes nesse sentido, como:

  • Separar o lixo entre orgânico e reciclável:
  • Escolher bem na hora de comprar os produtos que consumimos, prestando atenção às embalagens que serão descartadas;
  • Economizar água, energia elétrica e evitar desperdícios de maneira geral; e
  • Fazer reuso de embalagens reaproveitáveis.

Um passo fundamental no desenvolvimento da sustentabilidade é ensinar nossos filhos e filhas a gerenciar recursos. E nesse ponto, os métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora podem ser de grande ajuda.

Como ensinar na prática

Os Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora foram concebidos com o propósito de nos ajudar a nortear e organizar pensamentos e ações. Com eles, desenvolvemos as ferramentas de que precisamos para assim acalmar as emoções e mobilizar o raciocínio.

Quando ensinados desde cedo, os métodos contribuem no desenvolvimento de ferramentas internas que ajudarão nossos filhos e filhas a pensarem antes de agir, entender o que sentem e de que forma sentem, e a mobilizar o conhecimento necessário para assim solucionar um problema.

No caso do desenvolvimento de uma atitude mais sustentável, um grande aliado eventualmente pode ser o Método da Filmadora.

Método da Filmadora

Nós já sabemos onde queremos chegar: um futuro sustentável. Mas o que temos de fazer para atingir esse objetivo?

É justamente nesse desenvolvimento que o Método da Filmadora atua.

Ele nos ajuda a planejar um resultado no qual a visão de futuro orienta a organização do presente.

Entre as habilidades priorizadas por esse método estão:

  • Criar imagens mentais das ações com base num objetivo, constituindo roteiros, trajetos e percursos;
  • Estabelecer sequências e movimentos orientados e planejados.
  • Abrir-se ao imprevisto, ao novo, àquilo que vai além do que havia sido estabelecido inicialmente.

Trazendo assim para o caso do desenvolvimento de uma atitude sustentável, esse método nos ajuda a imaginar o que precisamos fazer hoje para diminuir a nossa pegada de consumo de recursos naturais no planeta.

Etapas do método

O Método da Filmadora é desenvolvido no programa MenteInovadora por meio de quatro etapas:

  1. Crie mentalmente a imagem final – Consiste em visualizar a “cena final”, como ferramenta para nos ajudar a organizar passo a passo as etapas que precisaremos para vê-la realizada.
  2. Defina objetivos para as etapas previstas – O caminho de construção do objetivo final é composto por várias etapas diferentes, com objetivos secundários. A clareza de onde se quer chegar ajuda a definir esses objetivos.
  3. Compreenda que as ações estão interligadas – Como em um “filme”, cada cena está interligada às demais e precisamos entender que o conjunto delas forma um todo integrado.
  4. Organize as ações de cada etapa – As linhas gerais do planejamento, com a definição da meta final e das etapas intermediárias, ajudam a estabelecer as ações necessárias para o cumprimento do plano.
Para encerrar

Ao plantar a semente de uma atitude sustentável em seu filho ou filha, você está contribuindo ativamente para mudar o futuro por meio da educação.

Com o apoio dos Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora, você pode aprender a fazer muito mais pela transformação da sociedade.

Continue conosco nas próximas semanas para aprender como outros Métodos Metacognitivos podem ajudar nessa tarefa de gerar impacto social por meio da educação. Não perca!

Um mundo melhor precisa de… Sustentabilidade!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu