Diante das aulas suspensas por tempo indeterminado nas escolas de todo o Brasil, os pais e responsáveis se preocupam não só em conseguir entreter os filhos em casa, mas também em como manter a rotina pedagógica das crianças em dia nesse período de quarentena.
Muitas instituições já estão adaptando os conteúdos para plataformas de EAD (Ensino a Distância) e professores tentarão dar continuidade na aprendizagem on-line, mas nesses dias em casa, os pais serão os maiores auxiliadores dos estudos das crianças.
Disciplina escolar dentro de casa
Como esse período está longe de ser férias, exige organização e responsabilidade de todos. O melhor a ser feito é manter os horários conforme anteriormente e estar atento para não ceder às tentações de relaxamento que o ambiente domiciliar provoca.
A dica é que, de forma clara, você explique para a criança que, apesar de permanecer em casa, tem sim que acordar no horário habitual, trocar o pijama, alimentar-se de maneira saudável e começar o dia de modo produtivo.
O interessante é fazer com que os pequenos dediquem-se aos conteúdos escolares no mesmo período em que estavam habituados. Se estudavam no período matutino, que continuem estudando neste horário, e o mesmo para caso estivessem acostumados com a rotina no período vespertino.
E não se esqueça: respeite os intervalos, pois assim como no colégio, o recreio para se alimentar ou brincar também será necessário em casa. Vale salientar que ficar em casa não é sinônimo de sobrecarregar os estudantes por estarem tendo “mais tempo”.
Uma sugestão válida para esse novo momento na vida das famílias é criar um ambiente propício para os estudos. Seja na bancada do quarto ou no lugar de preferência, exponha todos os materiais da criança e transforme o ambiente no seu cantinho escolar.
Se for um lugar barulhento e com muitas dispersões, a chance do aprendizado não render é maior. Vale ressaltar que esse momento, sobretudo, deve ser leve e divertido com o intuito de manter o contato com atividades acadêmicas e desenvolver habilidades como concentração, regras e respeito, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Como manter a amizade virtual das crianças?
Outra questão a ser discutida é a forma que as crianças vêm lidando com o distanciamento dos amigos e da turminha de classe. Com certeza, para eles também não tem sido fácil permanecer em casa sem contato com o mundo externo.
Sendo assim, precisamos entender a importância de permitir que eles continuem se comunicando com os colegas, seja pelas plataformas virtuais disponibilizadas pela escola ou pelas redes sociais, interagindo e preservando a experiência social e os laços construídos no colégio.
Criando um cronograma de atividades diárias a serem cumpridas e de horários livres, as crianças podem combinar entre si o melhor momento para se ligarem e compartilharem experiências e anseios.
Também podem realizar algumas brincadeiras para descontrair e se divertir, como uma partida do jogo “stop” via Skype ou até mesmo baixar aplicativos que permitam jogos em turma, por exemplo: “Perfil”, “Quem sou eu?” e “House Party”.
Baseando-se na paciência e calma, os pais serão ainda mais a rede de apoio dos filhos neste momento, colaborando para manter a disciplina na realização de tarefas escolares e sendo parceiros até nos momentos de lazer.
Como está sendo a quarentena por aí? Compartilhe conosco nos comentários suas experiências e ideias para que, juntos, possamos ajudar os pequenos a enxergarem e passarem por essa fase com mais leveza! 🙂
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
12 Comentários. Deixe novo
A proposta da Mind Lab é inovadora e muito importante no desenvolvimento das habilidade socioemocionais de nossos alunos
Aqui em casa tudo está funcionando bem, meus filhos cada um com sua rotina de estudos e pesquisas e eu como professora também fiz minha rotina para que tudo caminhe bem, porém tudo é uma adaptação e é necessário atender a essa nova demanda como explicou o texto para que possamos ficar bem.
Esta quarentena está bem ruim, realmente. No entanto, estamos tentando fazer atividades diversas, aprendendo por exemplo a cozinhar coisas diferentes, brincadeiras, programas de TV para descontrair e bastante conversa.
são dicas valiosas neste momento de pandemia
Compartilhe conosco suas atividades em família!
Poste em suas redes sociais com #MLemFamília ou nos mande pelo Whatsapp mlbr.com.br/whats (11 96447-0332) e nós repostaremos nos canais oficiais da Mind Lab!
É importante que não se quebre tanto a rotina, assim as crianças não sentirão tanto ao retornarem para a escola. E o fato de continuarem fazendo algumas atividades os ajudam a não ficarem ociosos e auxilia na construção de um clima melhor dentro de casa . È interessante respeitar e compeender a necesidade que têm de manter o contato com os colegas. São ações simples mas que, se não forem faladas podem passar desapercebidas pelas famiias e transformar esté período em um verdadeiro desastre familiar.
Você fez uma ótima leitura do momento!
Caso queira, compartilhe conosco suas atividades em família!
Poste em suas redes sociais com #MLemFamília ou nos mande pelo Whatsapp mlbr.com.br/whats (11 96447-0332) e nós repostaremos nos canais oficiais da Mind Lab!
Não tenho mais filho pequeno e mesmo assim acho os aspectos abordados pertinentes uma vez que podemos adaptá-los para nós adultos que estamos pela primeira vez em Home Office, como é o meu caso. Só dá vontade de maratonar as séries, rs . 😉
Ficar forçosamente em casa inicialmente não é algo agradável,mas envolver os filhos nos diálogos sobre o assunto, nos afazeres da casa. inicialmente funcionou. Atualmente querem conversar com os amigos tentando localizá-los em rede social, fazendo jogos on line. Vamos tentar estes indicados no texto. Valeu!
A rotina é algo que precisa ser relembrada a todo instante; principalmente quando estamos com as crianças em casa, aqui também estabeleci um horário de estudos diários, isto está sendo muito bom; pois algumas dificuldades em relação as matérias já estão sendo superadas e brincadeiras estão sendo resgatadas e a alegria em participar não tem preço!
Utilizar esse tempo em família para os afazeres domésticos, brincadeiras e principalmente manter uma rotina de estudos e pesquisas, desde que todos já tenham se adaptado.
A rotina faz parte da vida, mas quando adequamos a nossa realidade, todo acaba fluindo melhor.