fbpx

Crianças na quarentena: lidando com a rotina escolar e interação on-line com os amigos


Diante das aulas suspensas por tempo indeterminado nas escolas de todo o Brasil, os pais e responsáveis se preocupam não só em conseguir entreter os filhos em casa, mas também em como manter a rotina pedagógica das crianças em dia nesse período de quarentena.

Muitas instituições já estão adaptando os conteúdos para plataformas de EAD (Ensino a Distância) e professores tentarão dar continuidade na aprendizagem on-line, mas nesses dias em casa, os pais serão os maiores auxiliadores dos estudos das crianças.

Disciplina escolar dentro de casa

Como esse período está longe de ser férias, exige organização e responsabilidade de todos. O melhor a ser feito é manter os horários conforme anteriormente e estar atento para não ceder às tentações de relaxamento que o ambiente domiciliar provoca.

A dica é que, de forma clara, você explique para a criança que, apesar de permanecer em casa, tem sim que acordar no horário habitual, trocar o pijama, alimentar-se de maneira saudável e começar o dia de modo produtivo.

O interessante é fazer com que os pequenos dediquem-se aos conteúdos escolares no mesmo período em que estavam habituados. Se estudavam no período matutino, que continuem estudando neste horário, e o mesmo para caso estivessem acostumados com a rotina no período vespertino.

E não se esqueça: respeite os intervalos, pois assim como no colégio, o recreio para se alimentar ou brincar também será necessário em casa. Vale salientar que ficar em casa não é sinônimo de sobrecarregar os estudantes por estarem tendo “mais tempo”.

Uma sugestão válida para esse novo momento na vida das famílias é criar um ambiente propício para os estudos. Seja na bancada do quarto ou no lugar de preferência, exponha todos os materiais da criança e transforme o ambiente no seu cantinho escolar.

Se for um lugar barulhento e com muitas dispersões, a chance do aprendizado não render é maior. Vale ressaltar que esse momento, sobretudo, deve ser leve e divertido com o intuito de manter o contato com atividades acadêmicas e desenvolver habilidades como concentração, regras e respeito, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

Como manter a amizade virtual das crianças?

Outra questão a ser discutida é a forma que as crianças vêm lidando com o distanciamento dos amigos e da turminha de classe. Com certeza, para eles também não tem sido fácil permanecer em casa sem contato com o mundo externo.

Sendo assim, precisamos entender a importância de permitir que eles continuem se comunicando com os colegas, seja pelas plataformas virtuais disponibilizadas pela escola ou pelas redes sociais, interagindo e preservando a experiência social e os laços construídos no colégio.

Criando um cronograma de atividades diárias a serem cumpridas e de horários livres, as crianças podem combinar entre si o melhor momento para se ligarem e compartilharem experiências e anseios.

Também podem realizar algumas brincadeiras para descontrair e se divertir, como uma partida do jogo “stop” via Skype ou até mesmo baixar aplicativos que permitam jogos em turma, por exemplo: “Perfil”, “Quem sou eu?” e “House Party”.

Baseando-se na paciência e calma, os pais serão ainda mais a rede de apoio dos filhos neste momento, colaborando para manter a disciplina na realização de tarefas escolares e sendo parceiros até nos momentos de lazer.

Como está sendo a quarentena por aí? Compartilhe conosco nos comentários suas experiências e ideias para que, juntos, possamos ajudar os pequenos a enxergarem e passarem por essa fase com mais leveza! 🙂


10 Comentários. Deixe novo

  • Célia Gomes Vicentine Martins - Vice Diretora
    abril 2, 2020 20:56

    A proposta da Mind Lab é inovadora e muito importante no desenvolvimento das habilidade socioemocionais de nossos alunos

    Responder
  • Valdenice Ramos Martins Dotto
    abril 3, 2020 12:27

    Aqui em casa tudo está funcionando bem, meus filhos cada um com sua rotina de estudos e pesquisas e eu como professora também fiz minha rotina para que tudo caminhe bem, porém tudo é uma adaptação e é necessário atender a essa nova demanda como explicou o texto para que possamos ficar bem.

    Responder
  • VERENICE OLIVEIRA
    abril 5, 2020 16:36

    Esta quarentena está bem ruim, realmente. No entanto, estamos tentando fazer atividades diversas, aprendendo por exemplo a cozinhar coisas diferentes, brincadeiras, programas de TV para descontrair e bastante conversa.

    Responder
  • Monique Aparecida Pittarelli
    abril 7, 2020 17:15

    são dicas valiosas neste momento de pandemia

    Responder
    • Manoela Frug
      abril 7, 2020 18:58

      Compartilhe conosco suas atividades em família!
      Poste em suas redes sociais com #MLemFamília ou nos mande pelo Whatsapp mlbr.com.br/whats (11 96447-0332) e nós repostaremos nos canais oficiais da Mind Lab!

      Responder
  • maria Regina
    abril 7, 2020 18:47

    É importante que não se quebre tanto a rotina, assim as crianças não sentirão tanto ao retornarem para a escola. E o fato de continuarem fazendo algumas atividades os ajudam a não ficarem ociosos e auxilia na construção de um clima melhor dentro de casa . È interessante respeitar e compeender a necesidade que têm de manter o contato com os colegas. São ações simples mas que, se não forem faladas podem passar desapercebidas pelas famiias e transformar esté período em um verdadeiro desastre familiar.

    Responder
    • Manoela Frug
      abril 7, 2020 18:58

      Você fez uma ótima leitura do momento!
      Caso queira, compartilhe conosco suas atividades em família!
      Poste em suas redes sociais com #MLemFamília ou nos mande pelo Whatsapp mlbr.com.br/whats (11 96447-0332) e nós repostaremos nos canais oficiais da Mind Lab!

      Responder
  • Adriana Paula Maria Terzi Rosa
    abril 7, 2020 23:25

    Não tenho mais filho pequeno e mesmo assim acho os aspectos abordados pertinentes uma vez que podemos adaptá-los para nós adultos que estamos pela primeira vez em Home Office, como é o meu caso. Só dá vontade de maratonar as séries, rs . 😉

    Responder
  • Natália Rodolfo
    abril 7, 2020 23:52

    Ficar forçosamente em casa inicialmente não é algo agradável,mas envolver os filhos nos diálogos sobre o assunto, nos afazeres da casa. inicialmente funcionou. Atualmente querem conversar com os amigos tentando localizá-los em rede social, fazendo jogos on line. Vamos tentar estes indicados no texto. Valeu!

    Responder
  • Rosangela Aparecida de Melo Silva Domingos
    abril 8, 2020 11:32

    A rotina é algo que precisa ser relembrada a todo instante; principalmente quando estamos com as crianças em casa, aqui também estabeleci um horário de estudos diários, isto está sendo muito bom; pois algumas dificuldades em relação as matérias já estão sendo superadas e brincadeiras estão sendo resgatadas e a alegria em participar não tem preço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu