fbpx

A importância de planejar os estudos e as tarefas de casa


Com o fim do Carnaval, chega a hora de dar tchau para a folia e reiniciar de vez o ano letivo! O combo férias mais feriadão torna a volta para a rotina de estudos e tarefas de casa um baita desafio, ainda mais para a criançada!

Como incentivar a volta aos estudos?

Existem atividades no dia a dia que podem ativar a importância do hábito de estudar, como incentivar a leitura de livros, desde a primeira infância; se interessar pelo aprendizado do filho e participar ativamente de sua vida escolar; além de preservar o tempo livre para brincar são atitudes de grande relevância para o bom rendimento intelectual e educacional.

Por isso, é fundamental estabelecer um bom planejamento para auxiliar nessa transição, conciliando tarefas, estudos e compromissos de maneira determinada e coordenada!

Como planejar a rotina dentro de casa no início de ano?

Quando falamos em estruturar de forma organizada, fazer uma boa gestão do tempo é tão importante para as crianças quanto para os adultos. Nesse sentido, tem diversos artifícios digitais e físicos que facilitam sua gestão, entenda qual funciona melhor para você.  

Para te auxiliar nesse processo, vale relembrar os métodos metacognitivos, trazidos pelo Programa MenteInovadora da Mind Lab, que nos ajudam a organizar o pensamento!

O Método da Escada

O Método da Escada ensina que para evoluir em qualquer situação, é preciso subir um degrau de cada vez. Ou seja, para um planejamento dar certo, é necessário desenhar antes um passo-a-passo e respeitar sua ordem de prioridades.

 E você pode aplicá-lo no dia a dia da seguinte forma:

1. Identifique os aprendizados e desafios no ano anterior. Assim, você descobre o que precisa ser reforçado e começa a listar seus objetivos e as práticas necessárias para atingi-los. Não se esqueça que isso também vale para as crianças! Dialogue com elas e ajude-as a identificar cada um desses pontos.

2. Entenda e delimite quais são as prioridades para cada momento, considerando os interesses da criança.

3. Trabalhe uma tarefa por vez! Pular etapas pode bagunçar todo seu planejamento, visto que cada fase é necessária para atingir o objetivo final.

4. Inclua feedbacks de desempenho na sua rotina e na dos pequenos! Nesse momento, é papel dos pais avaliar o comportamento das crianças, não só chamando atenção para os erros, mas também reforçando os acertos.

Por meio dessas dicas e reflexões, fica mais claro como estruturar um planejamento eficiente e organizado, levando em consideração toda família! Que tal experimentar segui-las esse ano? Ajude seus filhos a voltarem às aulas e à rotina do dia a dia à pleno vapor!

Dica: O Mindzup é uma excelente ferramenta extraclasse do Programa MenteInovadora para criar o hábito dos estudos, pois as crianças aprendem por meio de uma experiência gamificada e lúdica. Os alunos encontram na plataforma: livros digitais, jogos da Mind Lab, avaliações e missões diárias que possibilitam o desenvolvimento de diversas habilidades em casa, ou em qualquer lugar, com o apoio da família e continuamente.


2 Comentários. Deixe novo

  • Talita Rodrigues Nunes
    março 15, 2019 13:16

    Muito bacana o texto! Meu filho estuda numa escola que tem o Mind Lab e percebemos a diferença que faz!
    E obrigada por linkar para o meu texto!

    Responder
    • Manoela Frug
      março 20, 2019 12:17

      Ficamos contes que nossos textos tenham sinergia! Com certeza seu filho está em uma ótima escola e se desenvolvendo socioemocionalmente, o que é importantíssimo 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu