Como criar os filhos para o futuro?
Como criar os filhos para o futuro?
Essa é a pergunta que atormenta 10 em cada 10 pais e mães preocupados com o futuro de seus filhos e suas filhas. Afinal, como educar nossas crianças para um futuro que, a bem da verdade, ninguém tem certeza de como será?
No nosso texto de hoje, vamos falar sobre algumas projeções de como o futuro se desenha nos próximos anos, explicaremos como a educação socioemocional é o elemento mais importante para o futuro de nossos filhos e filhas, e vamos encerrar com 7 dicas elaboradas por educadores de Harvard para a criação de nossos filhos e filhas para que se sobressaiam no futuro que ainda não conhecemos.
Boa leitura!
Como será o futuro?
Embora ninguém possa prever em detalhes como será o futuro, é praticamente unânime entre todos os pensadores e especialistas que se dedicam a traçar cenários de futuro que o nosso destino está definitivamente marcado pela revolução tecnológica.
A tecnologia vai dominar o mercado de trabalho e a forma como nossos filhos atuarão profissionalmente. Algumas pesquisas, por exemplo, indicam que em 2050, 80% das atividades profissionais estarão automatizadas.
Isso impactará de forma definitiva o mercado de trabalho, que necessitará de pessoas mais bem preparadas, tanto do ponto de vista cognitivo, quanto do socioemocional, para novas profissões que ainda não existem.
Segundo a pesquisa Projetando 2030: uma visão dividida do futuro, encomendado pela Dell Technologies ao Institute For The Future (IFT), 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não haviam sido inventados em 2020.
A pesquisa ouviu 3.800 líderes de médias e grandes corporações em 17 países, incluindo o Brasil. (Clique aqui para ler a pesquisa completa em inglês, e aqui para um resumo apresentado em português).
Num cenário como esse, há outra unanimidade entre as projeções de futuro. A de que, num ambiente profissional altamente automatizado, o grande diferencial do adulto do futuro será a capacidade de mobilizar habilidades relacionadas às características intrinsecamente humanas.
Mas esse já é o tema do nosso próximo tópico.
A importância das habilidades socioemocionais
Num mundo altamente automatizado, serão capazes de se destacar aqueles profissionais que demonstrem excelência justamente em características humanas que as máquinas não serão capazes de reproduzir.
Estamos falando aqui, justamente, de habilidades socioemocionais. Mais precisamente de controle das emoções, criatividade, resiliência, resolução de problemas, tomada de decisões, colaboração, relacionamento interpessoal, capacidade crítica e posicionamento ético.
O ideal é que a educação para o desenvolvimento dessas habilidades seja desenvolvida, em parte, na escola, e em parte em casa. Pedagogias tradicionais e conteudistas, infelizmente, não focam nesse tipo de desenvolvimento.
Por isso é importante que a escola de seu filho ou filha se preocupe em adotar programas e metodologias complementares para promover esse desenvolvimento.
Um dos mais eficientes nesse desenvolvimento é o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, líder brasileira em educação socioemocional, com mais de 20 anos de atuação em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias educativas.
Para que você possa iniciar esse desenvolvimento socioemocional em casa, e dessa forma criar seu filho ou filha para o futuro desde já, elencamos abaixo 7 dicas para promover o desenvolvimento emocional dele ou dela.
7 dicas para criar nossos filhos para o futuro
As dicas a seguir foram desenvolvidas pela Faculdade de Educação de Harvard com o objetivo de fomentar a educação de crianças emocional e socialmente mais desenvolvidas e participantes no futuro. (Clique aqui para ler o material em inglês).
- Desenvolva relações amorosas e carinhosas com seus filhos – Crianças aprendem carinho e respeito quando são tratadas dessa maneira. Quando se sentem amados, nossos filhos e filhas se apegam a nós e isso os torna mais receptivos e receptivas aos nossos valores e ensinamentos. Para demonstrar esse amor, é preciso que você cuide das necessidades físicas e emocionais de seu filho ou filha, torne o ambiente familiar estável e seguro, demonstre afeto, respeite a personalidade individual de cada membro da família e se interesse genuinamente pela vida de seu filho ou filha, conversando sobre os pontos importantes do desenvolvimento e celebrando as vitórias e conquistas dele e dela.
- Seja um exemplo de valores e um mentor de seus filhos – As crianças aprendem valores e comportamentos éticos observando nossas ações e as ações de outros adultos que elas respeitam. Elas nos ouvirão e aprenderão conosco se nos comportamos de maneira coerente com aquilo que dizemos. Por exempo, não adianta dizer ao seu filho ou filha que ele ou ela não deve mentir se você, com frequência, mente para se esquivar de situações desagradáveis. Faça uma autorreflexão e responda: você pratica honestidade, justiça e cuidado consigo mesmo(a)? Você resolve conflitos de forma pacífica? É capaz de controlar a raiva e outras emoções difíceis? Lembre-se, ninguém é perfeito o tempo todo. Por isso é importante para nós, de fato, modelar para as crianças a humildade, a autoconsciência e a honestidade, reconhecendo nossos erros e falhas, e trabalhando para melhorá-los.
- Priorize o cuidado com os outros e estabeleça expectativas éticas altas – É importante que seu filho ou filha ouça de você e das pessoas que ficam com ele ou ela, os cuidadores e cuidadoras, que a preocupação com o bem-estar do próximo é uma prioridade tão importante quanto a sua própria felicidade. Grande parte de priorizar o cuidado é manter as crianças com altas expectativas éticas, como honrar compromissos, fazer o que é certo, especialmente quando é difícil, defender equidade e justiça, ser respeitosa, mesmo quando isso as deixa infelizes, ou quando colegas e outras pessoas não se comportam dessa maneira.
- Crie oportunidades para que seus filhos pratiquem carinho e gratidão – As crianças precisam cuidar dos outros e ser gratas. Ensine-as a expressar gratidão pelas pessoas que contribuem para a vida delas. Estudos mostram que as pessoas habituadas a expressar gratidão são mais propensas a serem prestativas, generosas, compassivas e misericordiosas – e também são mais propensas a serem felizes e saudáveis.
- Amplie o círculo de preocupação de seu filho – Quase todas as crianças simpatizam e se preocupam com um pequeno círculo de familiares e amigos. Nosso desafio é ajudar as crianças a aprender a ter empatia e a se importar com alguém fora desse círculo, como uma criança nova na classe, alguém que não fala o idioma delas, o zelador da escola ou alguém que mora em um país distante. É importante aprender a ampliar o campo de visão, considerando a variedade de pessoas com quem elas interagem todos os dias. As crianças também precisam considerar como suas decisões impactam a comunidade.
- Promova as habilidades de pensar de forma ética e provocar mudanças positivas na comunidade – Naturalmente, nossos filhos e filhas se interessam por questões éticas. Lidar com elas pode ajudar a descobrir, por exemplo, o que é justiça, o que eles e elas devem aos outros e o que fazer quando têm lealdades conflitantes. As crianças também se interessam em assumir papéis de liderança para melhorar suas comunidades. Elas querem demonstrar que podem atuar pelo bem. Você pode ajudar seu filho ou filha a se tornar um(a) líder e um(a) pensador(a) ético(a) ouvindo e ajudando-o(a) a pensar sobre seus próprios dilemas éticos.
- Ajude seu filho a desenvolver autocontrole e a gerenciar as emoções – Muitas vezes, seu filho ou filha se deixa dominar pela raiva, pela vergonha, pela inveja ou por outros sentimentos negativos? Você pode ensinar a seu filho ou filha que não há nada de errado com esses sentimentos, mas que é importante que ele ou ela aprenda a canalizá-los para resultados positivos.
Leia mais sobre como educar seu filho para o futuro
Aqui no Vida Inovadora, nós sempre nos preocupamos em orientar pais e mães sobre como educar seus filhos para uma participação mais efetiva e feliz no mundo no futuro.
Não deixe de ler a nossa série “Seja a mundança que você quer no mundo”, que abordou as seguintes habilidades socioemocionais fundamentais para o futuro mais feliz de seu filho ou filha:
- Um mundo melhor precisa de… Empatia!
- Um mundo melhor precisa de… Sustentabilidade!
- Um mundo melhor precisa de… Melhores decisões!
- Um mundo melhor precisa de… Resiliência!
- Um mundo melhor precisa de… Cooperação!
- Um mundo melhor precisa de… Resolução de Problemas!
- Um mundo melhor precisa de… Ousadia!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)