fbpx

8 Dicas para ensinar educação financeira para crianças


Dinheiro e economia são assuntos sérios, mas se engana quem acha que é assunto só para os adultos. Educação financeira infantil é necessária para que os seus filhos saibam como lidar com as finanças.

Apesar de serem pequenos, é interessante que eles tenham acesso às informações básicas sobre o assunto para que, assim, aumentem as chances de se tornarem adultos conscientes com seus gastos.

O aprendizado relacionado a poupar recursos e saber diferenciar o que é realmente necessário do que é impulsividade, se torna muito importante também para a qualidade de vida da criança no geral.

Ao saberem lidar com dinheiro e avaliar prioridades, consequentemente se sairão melhor com as frustrações e aprenderão a importância do planejamento para a vida.

Aqui seguem 8 dicas práticas sobre como introduzir esse assunto na vida das crianças:

Fale sobre dinheiro

Não precisa compartilhar muitos detalhes e nem usar termos técnicos, mas converse o necessário para que as crianças desenvolvam o quanto antes uma relação equilibrada com o dinheiro, trabalhando algumas noções básicas e tendo maior domínio sobre esse universo. Aproveite situações corriqueiras, como uma ida ao shopping ou ao supermercado, ou até mesmo uma compra on-line para introduzir o assunto.

Comece um cofrinho

Sabe aquela velha e boa ideia do cofrinho? Regaste-a! É uma excelente forma de iniciar uma educação financeira, instituir disciplina e planejamento para conquistar o que deseja, poupando o dinheirinho com responsabilidade e visando um objetivo maior para utilizá-lo no futuro.

Ensine o que é essencial

A criançada precisa e deve entender que há diferenças entre o que é essencial e supérfluo. O desejo faz parte, mas equilibrá-lo com a realidade é essencial para não cometermos excessos comprometedores.

Diga não quando for preciso

Inclusive, para auxiliar no item acima, é fundamental o estabelecimento de limites, pois, caso contrário, quando a criança se deparar com uma situação de negação, ou que não possa ter em mãos, na hora, tudo o que deseja, a frustração tende a ser mais intensa.

Estimule a doação

Doar brinquedos, roupas e livros parados no armário já há algum tempo é um excelente hábito de conscientização relacionado ao dinheiro, já que incentiva o consumo sustentável e a não acumular exageradamente bens materiais.

Incentive o gerenciamento financeiro

Quando as crianças estão na fase escolar, já começam a ter noções de valores e notas. Então, uma boa hora ara iniciar a educação financeira. Vale dar espaço para que elas comecem a gerenciar seus próprios recursos. Com uma mesada, por exemplo, é possível que os mais novos administrem essa quantidade e assumam algumas responsabilidades, como: dividir o dinheiro para conseguir comprar o lanche no colégio durante toda semana.

Dê o exemplo

Os pequenos são espelhos dos adultos. Por isso, comece com você e avalie como lida com as economias. Adultos devem ser coerentes no que falam e no que fazem. Uma boa ideia é convocar todos da família para fazer o orçamento familiar. Dessa forma, é dado o exemplo que poupar é uma tarefa conjunta.

Use jogos

Abusar de jogos, como Monopoly – conhecido também como Banco Imobiliário, Jogo da vida ou estimular brincadeiras que simulem a dinâmica de vendas, por exemplo, são formas descontraídas e divertidas para explorar a questão financeira. Ainda mais agora, em época de quarentena, que tal juntar o útil ao agradável? Jogos divertidos, com bons ensinamentos, são uma boa pedida.

Ensinar a criançada a lidar com dinheiro pode ser uma das melhores heranças que os pais deixam! Inspire-se nas dicas acima, compartilhe com outros pais e deixe comentários sobre experiências que deram certo! 🙂


4 Comentários. Deixe novo

  • Realmente concordo com a frase “Ensinar as crianças a lidar com dinheiro pode ser uma das melhores heranças que os pais deixem.”

    Responder
  • Marluci Salome dos Santos
    maio 28, 2020 19:18

    A criança deve aprender desde cedo a lidar com sua própria economia p meio de sobrevivência no seu futuro

    Responder
  • Marluci Salome dos Santos
    maio 28, 2020 19:18

    A criança deve aprender sobre economia p meio de sobrevivência no seu futuro

    Responder
  • Antonia Couto
    agosto 27, 2020 20:42

    O comportamento financeiro dos pais afeta diretamente a família. Por isso é importante os pais estimularem seus filhos a fazer o uso consciente do dinheiro.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu