fbpx

Materiais escolares podem ser reaproveitados? Confira 5 deles!


Em todo começo de semestre a história se repete e as crianças ficam loucas para realizar as compras dos materiais escolares. Dessa forma, as papelarias se preparam com inúmeras opções que fazem os olhinhos dos pequenos brilharem.

Afinal, tendo em vista a questão do meio ambiente e os impactos que os excessos causam no mesmo, vale a reflexão sobre se existe a necessidade de adquirir novos objetos, sendo que muitos deles ainda estão inteiros e podem ser reutilizados.

Seguindo esse raciocínio, portanto, é fundamental praticar um consumo mais equilibrado. E que tal começar repensando os hábitos dentro de casa? Confira as dicas abaixo e saiba como reaproveitar materiais escolares de uma forma simples.

Dessa forma, além da criança contribuir com a sustentabilidade, ela também pode aprender a economizar e a comprar só o que realmente estiver faltando e que seja necessário.

Lápis

Os antigos lápis em boas condições podem ser limpos com álcool e encapados com fita adesiva ou papel contact. Essa dica também serve para réguas, tesouras, colas e compassos, os quais, quando limpos, parecem novos para uso.

Borrachas

Uma borracha sozinha leva 600 anos para se decompor, sabia? Limpar as borrachas com álcool também é uma ótima opção para deixá-las novas. Mais simples que isso não existe, não é mesmo? Você também pode desafiar a criançada a tentar acabar com a borracha para, assim, poder comprar outra.

Canetas

Qual o sentido de comprar canetas novas se as antigas não estiverem vazias ou quebradas? Vamos utilizar até o fim! Se estiver suja, é só dar uma limpadinha para que elas se tornem brilhantes novamente.

Caderno

Ah, o caderno! Um dos itens mais importantes. A criança deve contar com um bom caderno para elaborar seu raciocínio, concorda? Então, que tal dar uma olhada nos que estão parados em casa?

É muito comum eles não serem usados por inteiro, nesse caso, as folhas já usadas podem ser retiradas e guardadas, dando origem a um caderno novo, perfeito para uso! 

Mochilas

Mochilas não são baratas e costumam durar muito tempo, por isso, muitas vezes não é necessário comprar uma nova todo começo de ano. Basta ter o costume de lavá-las e mantê-las com cuidado.

Caso o zíper estiver estragado ou houver algum rasgo, você pode procurar uma costureira para resolver o problema!

E por último, mas não menos importante: se você realmente não for reutilizar esses materiais – mesmo com todas as dicas – não jogue fora! Doe a quem precisa.

Afinal, vamos ensinar medidas sustentáveis às crianças e mostrar como elas podem preservar o meio ambiente através de atitudes simples no dia a dia. Aproveite para nos contar nos comentários se você tem mais alguma sugestão de reaproveitamento de materiais escolares! 🙂


4 Comentários. Deixe novo

  • Eu sempre fiz isto com meus filhos,reaproveito tudo que posso. Esse ano não comprei lápis de cor, apontador, estojo, caneta, reaproveitei os cadernos que estavam guardado, apenas comprei mochilas pq as antigas já faz dois anos de uso.

    Responder
  • Marluci Salome dos Santos
    maio 28, 2020 20:58

    Estamos vivendo em um planeta que em que o meio ambiente deve ser cuidado ensinado nossas crianças a cuidar e reciclar seu material com certeza estamos formando cidadãos conscientes.

    Responder
  • Suely da Rosa Garcia Vieira
    julho 21, 2020 17:09

    Sempre adotei esse método do reaproveitamento, conscientizando o reuso de muitos objetos.
    Isso é importante para formação de um cidadão.

    Responder
  • Antonia Couto
    agosto 27, 2020 22:40

    Ensinar a criança a reaproveitar o material, faz com que a mesma se torne um adulto consciente em relação ao meio ambiente.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu