A adolescência é a fase da intensidade. Com tantas transformações acontecendo no corpo, nas ideias, nas visões de mundo, os jovens vivem numa espécie de montanha russa, com pontos altos de enorme euforia, e pontos baixos que beiram a depressão.
E é bem no meio desse looping emocional que costumam acontecer os primeiros relacionamentos amorosos, com todas as suas descobertas, alegrias, tristezas e frustrações.
São momentos incríveis, capazes de deixar aprendizados para o resto da vida. Mas são, também, momentos delicados, em que esse jovem intenso, impulsivo – e ao mesmo tempo vulnerável diante do que desconhece – precisa ser acompanhado de perto.
#PrecisamosFalarSobreIsso para garantir que todas essas emoções causadas pela descoberta do amor e da sexualidade sejam vividas de forma saudável e não se transformem em experiências trágicas na vida de nossos filhos.
Qual a idade certa para deixar meu filho começar a namorar?
Não existe uma idade única definida num manual sobre namoro na adolescência. Em geral, essas experiências começam quando as transformações biológicas pelas quais o corpo passa despertam no jovem a curiosidade pelo outro. É um processo de amadurecimento a que alguns podem chegar mais cedo, e outros podem demorar mais.
Mais importante do que esse número mágico é prestar atenção aos movimentos do seu filho ou filha para sentir como ele está encarando essa novidade que vai começar a aparecer no grupo de amigos já a partir dos 12, 13 anos. A forma como eles trazem esses assuntos para casa e as conversas que vocês podem ter a respeito são bons caminhos para sentir o amadurecimento deles.
Devo proibir meu filho ou filha de namorar antes dos 15 ou 16 anos?
Cada família tem seu conjunto de crenças e valores, mas é importante estar atento às transformações que acontecem no mundo em que vivemos. Tentar proibir um relacionamento amoroso tem mais potencial de levar seu filho ou filha a viver essa experiência escondida, e portanto sem a possibilidade de contar com você no momento em que ele ou ela não souberem lidar com uma dúvida ou uma frustração, por exemplo. Além disso, as formas de se relacionar vêem mudando muito já há algumas décadas.
Não necessariamente o seu filho ou filha vai viver experiências amorosas na forma de namoros simplesmente em namoros formais. O ficar, consolidado há muito tempo, tomou o lugar do namoro como experiências iniciais para os adolescentes. E hoje a tecnologia digital cria novas formas de relacionamento entre eles.
Como essas experiências amorosas e frustrações afetarão meu filho emocionalmente?
Experiências amorosas não são exclusividade da adolescência. Todos nós, na infância, as vivemos com nossos pais, mães, cuidadores que se relacionavam conosco. Essas experiências da infância nos ensinaram a amar a sermos amados. Quando chegamos à adolescência, esse aprendizado pauta nosso comportamento diante de novas experiências que agora acontecem com um corpo diferente, que amadureceu. Ao amor, é acrescentada a existência da sexualidade. Como tudo é muito novo, o adolescente ainda não sabe como lidar com a situação.
Como posso ajudar meu filho ou filha a lidar com o surgimento da sexualidade?
O jovem que está começando a viver relacionamentos amorosos e precisa aprender a lidar com sua sexualidade necessita de ajuda. Nosso papel como pais e educadores é acolhê-los e esclarecê-los. Na área do esclarecimento, você deve contar com o apoio da escola, que tem papel fundamental nessa fase da vida de nossos filhos.
Mas basicamente é importante ensinar a eles todo o conhecimento sobre sexualidade que nossa ciência já produziu. Ajudá-lo a entender o funcionamento do corpo é a melhor forma de evitar problemas como doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, por exemplo.
Como faço para acolher meu filho ou filha nos momentos de dificuldade?
Acolher significa estar aberto para ouvir, dar o ombro para o choro nos momentos de dificuldade, ter tempo para aconselhar, tirar dúvidas sobre o amor e a sexualidade. Para que isso possa fluir naturalmente, você precisa ter um canal de diálogo permanentemente aberto com o seu filho ou filha.
Preciso mesmo conversar com meu filho sobre essas questões de sexo e frustrações amorosas?
Como dissemos no início deste post, a adolescência é a fase da intensidade, da impulsividade. E nossos filhos, diante de coisas que eles não conhecem, se tornam vulneráveis. Viver frustrações no meio desse turbilhão de emoções intensas em silêncio, sem ter com quem conversar, pode ser uma situação arriscada, porque ele ainda não tem maturidade para lidar com essas emoções e pode procurar soluções ou saídas trágicas para as dores e conflitos que acontecem durante relacionamentos. Ter com quem conversar, colocar para fora as emoções negativas na forma de palavras ajuda a evitar que o jovem para o campo da ação.
E se eu não me sentir confortável com essa situação?
Geralmente essas conversas acontecem com os pais, porque são os adultos mais próximos do jovem e provavelmente em que eles mais confiam. Mas obviamente você não precisa se forçar a manter esse diálogo, se a situação não for confortável para você. Outras pessoas podem abrir esse espaço, como professores, pais de amigos e até mesmo psicólogos. O importante é que o canal de diálogo exista para ajudar o seu filho viver esse momento e as experiências de maneira saudável.
Se você quer saber mais sobre como lidar com os relacionamentos amorosos na adolescência, não perca o vídeo com o psicólogo Fabio Brinholli, que vai ao ar nos próximo dias aqui no Vida Inovadora.
E enquanto espera, aprenda um pouco mais sobre como se forma a personalidade do seu filho e assista ao vídeo com a psicológa e pedagoga Jeanine Rolim.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (226)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
35 Comentários. Deixe novo
Sou uma menina de 11 anos e estou sozinha.minha pergunta é como posso saber se um menino gosta de mim
Estar sozinha(o) pode ser doloroso nessas idades, a partir dos 30 começa-se a aceitar que isso faz até muito bem para seu desenvolvimento como pessoa.
Respondendo sua pergunta, cada pessoa tem uma forma de demonstrar seu interesse, em geral, você aprenderá com o tempo, que os olhares, de início, lhe mostram quem tem interesse em você, o resto depende do empenho e da vergonha de vocês dois
Correção: a partir dos 20 anos
deixa ele falar o que sente ou quando começarem A SENTAR JUNTOS PEGAR NA MAO E UM OLHAR MUITO FORTE AI ELE ESTA GOSTANDO DE VC
n sei pergunta pra ele
n sei pergunta pra ele
n sei pergunta pra ele
n sei pergunta pra ele
n sei pergunta pra ele
n sei pergunta pra ele se nao nunca vai saber
Bom…… Eu estava gostando muito de uma garota e ela também demonstrava algo! Mais o problema é, acho q ela pode estar gostando de outro e tenho medo de estar sendo iludido POR FAVOR ME AJUDEM??
O tempo costuma responder tudo.
Se possível, tente conversar com ela, de forma sincera e profunda sobre o que você pensa sobre toda esta situação de vocês.
Você também pode conversar normalmente com ela e perguntar de quem ela gosta. Existe inúmeras maneiras de vocês conversarem sobre isso
Tenho 21 anos e uma moça tem 14. Observamos um ao outro crescer, porém nos últimos tempos apareceu um interesse recíproco entre nós. Gostaria de saber se isso interfere negativamente no desenvolvimento dela, pois o que mais quero é o melhor desenvolvimento para ela
Nunca sabemos se vai ou não interferir. Mas saiba que ela vai lidar com algumas situações totalmente diferente do que você possa imaginar ou acreditar.
Ela está em período de conflitos internos, para aceitar isso você pode viver um relacionamento abusivo, ou pode ser muito feliz.
Olá Tenho 14 Anos,Estou Apaixonado por uma Menina é ela tbm sente a Mesma Coisa por mim, ela tem a Mesma idade,Já tem 1 Ano,Eu me mudei de Cidade mas mantemos contato,A cada dia a minha paixão “Aumenta” Cada Vez mais, sério e muito forte oq sinto por ela,pra mim não é só “paixão ” ,Mais sim Amor Me disseram não é só “paixão de adolescência”.Eu gostaria de saber se é Capaz de existir um amor Assim por pessoas tão jovens ??
pedi em namoro logo mds lerdo do cão
Olá, tenho 15 anos, e direto ao ponto…Tenho uma namorada de 13 anos, e nós namoramos escondido, eu já até conversei com a mãe da minha namorada, mas ela não aprova nosso relacionamento 🤦🏽♂️, minha mãe tbm não 🤦🏽♂️, gostaria de tentar mudar a cabeça de ambas, mas tenho um certo medo de conversar sobre isso, só queria o apoio de alguém 🙁. Esse é o primeiro relacionamento sério que eu já tive, dela(da minha namorada) também. Elas(mães) dizem que somos muito “Novinhos” pra isso, e tbm dizem “não é está na hora ainda, primeiro os estudos”, isso é horrível 🤦🏽♂️💔. Tem como mudar essa situação ??😓
André, tudo bem? Obrigado por nos escrever! Em primeiro lugar é importante entender que os pais já viveram diversas experiências ao longo da vida e podem compartilhar muitos aprendizados e orientações que serão de extrema importância para você. No fim das contas, o que os pais querem para seus filhos é que eles sejam felizes e realizados, para isso os protegem e criam ambientes para favorecer esse crescimento. Nem sempre da forma correta. Se na sua casa sua mãe entende que ainda não está na hora de começar a namorar porquê vocês são muito novos, precisam focar no estudos, aproveitar a vida e etc, talvez seja a hora de mostrar que uma coisa não exclui a outra. Vocês precisam se mostrar maduros e organizar uma agenda que priorize os horários de estudos e as horas de lazer, se estiver bem organizado, sobra tempo para tudo. Tente entender qual é o real problema que os adultos estão enxergando em seu relacionamento e tente resolve-lo.
Esquece namorar cedo é papo furado, você deveria tentar melhorar a si mesmo, e depois as garotas iram até você.
Olá eu tenho 15 anos e converso muito com a minha mãe sobre assuntos de relacionamento e eu já estou gostando de um menino já faz dois anos eu queria saber ao certo o que eu deveria esperar de um relacionamento ?
Olá tenho 15 anos e tem uma grande história de amor,no ano de 2019 conheci um garoto no qual me apaixonei bastante.No início tive um pouco de diálogos com meus pais,sou tímida pra falar dessas coisas,mas aconteceu os dias foram se passando e eu e o garoto conversávamos escondido pelo celular.Até q chegou um dia tivemos uma conversa não muito apropriada e minha mãe acabou vendo,passou dias e então resolvi apresenta-lo aos meus pais.
Foi muito triste e,estranho e frustrante,pois meu pai veio falar da conversa com a gente,e ent ficamos tristes pois eles nn deixaram a gente ficar juntos, somente ser amigos
Ent resolvemos namorar escondido,já faz 6 meses q estamos juntos.
Devo tentar mais uma vez??
Iara, tudo bem?
Obrigada por ter compartilhado essa história com a gente. Apesar de ainda não ter tido um final feliz, todas as experiências pelas quais passamos, nos ajudam a evoluir e fazem parte da nossa vida. A relação que você tem com a sua família, além de ser o elo mais importante da sua vida, ela é eterna. Por isso, é muito importante cuidar desses laços e ser transparante.
De vez em quando me sinto sozinho em relação a essas coisas amorosas. Me apaixonei pela minha amiga, porém antes de eu me declarar ela me contou que iria mudar de escola. Hoje nós ainda mantemos contato. Temos conversas muito bonitas e as vezes me sinto iludido apesar dela insistir que eu ainda sou muito importante e que ainda me apoia. O meu prolema é que mesmo se eu conseguir ficar com ela meus pais nunca vão me apoiar muito pelo contrário
Tenho 14 anos e já passei por muitas coisas em questão a relacionamento mas estou meio confusa, eu comecei a namorar com o menino e só fiquei com ele duas vezes, oq devo fazer? Mas ele me faz muito bem!
Então pati bom Ness caso ele só queria ver com e tar a teu lado de uma mulher emtedi?
Eu gostava de um menino fazia uns 2 meses e a gente sempre conversava pelo celular e depois eu apagava as mensagens, e um dia eu deixei de apagar pq eu estava na minha avó, e no dia seguinte minha mãe pediu meu celular e viu as mensagens, e não eram mensagens apropriadas tenho 13 e ele 15 então ela proibiu de eu falar com ele, então na escola ele me dava ‘oi’ e eu não respondia até q ele parou de dizer, eu estava voltando da escola com minha amiga e ele estava do outro lado do rua e gritou meu nome várias vezes até que eu olhei e ele disse oi, queria muito dizer pra ele oq aconteceu mas estamos em quarentena, e não dá pra ver ele, eu mando mensagem ou não? Ele realmente gostava de mim, ficamos 2 vezes e minha mãe sabe, dps q eu parei de falar com ele gostei de um amigo dele, mas não foi amor só gostei, minha tia disse q eu estava carente, pq cada dia era um menino novo, mas hoje continuo gostando dele.
Fala com ele cv não vai ter ‘ otra alportunidad de ter um dese tá tipo vc gosta dele é ele de vc 😊☺😊
Eu tenho 13, e desde a volta do ensino presencial eu comecei a demonstrar um sentimento muito mais… Profundo que se aumenta ainda mais com o tempo com um(a) garota(o) da minha idade, porém por mais que meus amigos digam que ela(e) pode estar gostando de mim eu não me deixo quem sabe iludir, não consigo aceitar esse fato, o tempo todo tento ser lógico e observador, e depois de reunir os fatos percebi que provavelmente não tenho chance, e já nem quero uma chance, já que se ela(e) não gosta de mim não quero obriga-la(o) ou tentar fazer com que ela(o) passe a gostar, minha irmã e ela(o) são muito próximas, então eu acho que que ae ela(e) gostasse de mim eu provavelmente saberia. E… Pelo fato dela(e) ser pam e quase se assumindo trans isso abre muitas portas pra ela(e) o que diminuí ainda mais a porcentagem dela(e) gostar de mim, já que não sou muito carismático, sou muito introvertido, não demonstro muitos sentimentos nem demonstro me importar com os outros, além do mais a varias outras pessoas na bolha social dela(e) que possuem mais chances dela(e) gostar. Bom, só vim desabafar mesmo. Não pretendo namorar, só apartir se uma certa idade, o que aumenta a minha frustração.
Ola meu nome é samuel tenho 16 anos e estava namorando com uma menina de 13 anos escondido de seus pais até que um dia eu resouvi tentar falar com os pais dela e foi uma descepsão por que o padrastro dela não deixou e acabou afastando nos um do outro e hj sofro com isso pq sinto muita falta dela ele disse que era melhor ela focar nos estudos antes de namorar e tudo mais…. agr n sei oq fzr
ent tenho 16 anos fui casada muito cedo, fui casada um ano e meio e depois que terminei nao consigo me relacionar e nem confiar em mais ninguem
Sou casada com o homem que abusou da minha filha quando ela tinha dos 6 anos dela até os 12 anos, só descobri agora com ela já com 21 anos.
Não sei quais são meus sentimentos em relação a tudo isso que aconteceu.
Só queria sumir 😔
Sei que ela foi uma vítima não teve culpa pois sofreu e sofre por ter me escondido isso por tanto tempo.
Eu amo muito ele ainda, mas sei que não posso viver com ele na mesma casa mas.
Por favor me ajuda a pensa.
Falar sobre sexualidade é muito além de explicar sobre contraceptivos e prevenir IST’s. É fundamental esclarecer ao adolescente que não é não e o que passar disso é assédio, é estupro. Sexo muito precoce ainda mais feito na base da pressão só traz consequências negativas pra vida inteira.😔
Entao eu tenho 16 anos e to gostando de uma menina ai mais nao sei se ela sente o mesmo e nao tenho ideia de como falar isso pra ela por que sou uma pessoa timida e alem disso ela so anda com as amigas dela e isso so dificulta
A cadeia é só uma grade vai em frente colega
Eu estou a muito tempo me apaixonando facilmente e não sei oque fazer parece nunca ser com a pessoa certa e isso dói muito sempre ser rejeitado deis dos 11 anos e ja tenho quase 15 eu não sei oque fazer preciso de conselhos