fbpx

Como fazer a transição da rotina de férias para a volta às aulas?


Algumas crianças se animam mais com a volta às aulas do que outras, porém todas possuem alguns desafios em comum. Entre eles,  readaptar-se à rotina de estudos. A liberdade e o clima de lazer do período anterior podem fazer com que esse retorno seja mais difícil, dependendo até da educação e da disciplina fornecida pelos pais.

Para tornar essa passagem mais simples e fácil, separamos algumas práticas que irão fazer a diferença:

 

Crie um planejamento geral junto com seus filhos

De preferência, faça um planejamento pelo menos uns 15 dias antes de começarem as aulas.

Lembrando que a escola é uma das principais partes da rotina de uma criança, porém não é a única. Portanto, fará mais sentido se você fizer um cronograma completo que inclua rotinas escolares e pessoais. De certa forma, você irá perceber que elas estão conectadas entre si.

No lugar de ditar regras e horários, chame as crianças para fazer parte do planejamento. Desenhe prioridades e inclua os detalhes. No caso da escola, faça listas de materiais, reveja os uniformes e os tipos de lanches que eles poderão levar, já pensando em uma alimentação saudável.

Assim, vocês poderão antecipar as compras, entre elas, papelaria e supermercado, para que tudo possa ser visualizado com calma e não fique nada para a última hora. Dessa forma, as crianças também irão entrando no clima de volta às aulas.

 

Antecipe rotinas matinais e a hora de dormir

A melhor opção é que, mesmo durante as férias, as crianças não durmam e acordem muito tarde, mantendo assim uma rotina matinal. Mas sabemos que é natural que os horários  se alterem de alguma forma durante esse período.

Para que a passagem entre as férias e as aulas não seja tão brusca, permita que os seus filhos voltem a acordar mais cedo gradativamente, ao menos uma semana antes do retorno. Para ajudar, já definam certas atividades no planejamento que vocês desenvolveram juntos. Elas podem incluir fazer exercícios, hobbies ou mesmo passeios no período da manhã.

 

Faça uma revisão do ano anterior e converse sobre as expectativas do próximo ano letivo

É normal que as crianças se sintam um tanto deslocadas quando voltam a estudar, muitas vezes até se esquecendo do que aprenderam no ano anterior.

Sendo assim, separe um momento para “rever os conteúdos”. Antes de mais nada, pergunte a eles do que se lembram e deixe-os responder com as próprias palavras. Depois aproveitem para dar uma olhada em apostilas, livros e cadernos.

Pergunte sobre seus principais desafios e facilidades, ouvindo e atentando-se às suas dificuldades de aprendizado. Além disso, também tente saber sobre a relação com os amigos e professores  e quem sabe fazer uma retrospectiva dos melhores momentos na escola. Isso facilitará para que o retorno seja mais prazeroso, trazendo novas expectativas positivas.

Que outras práticas você acredita que podem ajudar as crianças a retornarem às aulas a todo vapor? Deixe nos comentários!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu