fbpx

A criança dos 2 aos 7 anos


A criança dos 2 aos 7 anos.

Na semana passada, o Vida Inovadora iniciou uma rápida série sobre as etapas de desenvolvimento na vida das crianças

O objetivo é orientar pais e mães sobre a melhor maneira de lidar com os inúmeros desafios que surgem ao longo da jornada de criar e educar filhos e filhas.

Portanto, para nos guiar nessa série, escolhemos o trabalho de um dos maiores pensadores da educação mundial: o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).

Fases de desenvolvimento

Baseando seus estudos na observação do raciocínio das crianças na escola, Jean Piaget criou uma teoria que divide as fases do desenvolvimento infantil em 4 grandes campos:

Desse modo, hoje vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento pré-operatório, que se verifica entre os 2 e os 7 anos de idade da criança.

Desenvolvimento Pré-operatório

O grande marco de transição para o início da fase pré-operatória é o desenvolvimento da linguagem. Por isso, Piaget classifica esse momento como surgimento da função simbólica.

Para o psicólogo suíço, o desenvolvimento da linguagem está condicionado ao desenvolvimento da inteligência. 

O surgimento da linguagem, portanto, indica que o pensamento da criança ganhou agilidade. Isto pois ela está ávida por descobrir como o mundo se organiza e é capaz de tecer as primeiras hipóteses. Não à toa, esta é a fase dos “por quês”.

Primeiros contatos

A aquisição da linguagem traz mudanças nos campos cognitivo, social e afetivo da criança. Assim, graças à linguagem, ela começa a estabelecer seus primeiros contatos com outros indivíduos.

No entanto, é um estágio ainda muito inicial. A criança ainda não desenvolveu a capacidade de imaginar uma realidade desconectada da existência dela própria. Ou seja, esquemas conceituais e lógica ainda não se fazem presentes neste estágio do pensamento. É por esse motivo que ela atribui, por exemplo, características humanas a brinquedos, animais de estimação e plantas.

Formas de linguagem 

Outra coisa comum é o que Piaget chama de linguagem egocêntrica: aquela em que criança conversa com si mesma. Sem dúvida, nos estágios iniciais do desenvolvimento pré-operatório, essa forma de linguagem se destaca. 

Com o passar do tempo, cresce o que ele chama de linguagem socializada – que tem a finalidade específica de estabelecer comunicação com o outro. Dessa forma, à medida que a criança cresce, a forma socializada se sobrepõem à egocêntrica.

Os adultos

Nesta fase, a criança nutre sentimentos contraditórios em relação aos adultos que a cercam. Isto porque pais e professores inspiram tanto amor, quanto temor. A vontade desses adultos se torna o critério principal para definição entre o que é bom e o que é mau. 

A escrita

A base para a aquisição da escrita, que só acontecerá na fase seguinte, é estabelecida nesse estágio pré-operatório. Ela é formada pelo desenvolvimento da coordenação motora fina. 

A criança adquire a habilidade de fazer o movimento de pinça com os dedos, o que vai lhe permitir segurar o lápis para iniciar o processo de escrita.

As brincadeiras

A fantasia ainda reina no campo das brincadeiras. O faz-de-conta e a atribuição de significados a objetos dominam este período. É por isso que cabos de vassoura se tornam cavalos, tampas de panelas viram volantes de carros e baldes viram tambores, por exemplo.

A contação de histórias é importantíssima. Ao ouvi-las, a criança exercita o poder de fantasiar e criar o contexto das personagens. 

Os estímulos, portanto, são fundamentais. Além de contar histórias, vocês deve permitir que seu filho ou filha brinque com os objetos para transformá-los em sua imaginação e, dessa forma, conhecê-los.

O desenvolvimento do seu filho ou filha

E você? Sabe dizer exatamente como seu filho ou filha está se desenvolvendo neste exato momento?

A Mind Lab preparou um material exclusivo para ajudar você a entender como se dá o desenvolvimento das crianças e jovens em cada fase da vida. 

Clique neste link, preencha os dados sobre o ano escolar do seu filho ou filha e ganhe um vídeo exclusivo e personalizado com:

  • Uma explicação sobre a fase de desenvolvimento de seu filho ou filha de acordo com a idade;
  • As capacidades e habilidades que ele ou ela vai desenvolver nos próximos meses;
  • As habilidades sociemocionais que podem ser intensificadas com a metodologia do Programa MenteInovadora.
  • Como você pode fazer a sua parte, intensificando esses desenvolvimentos em casa.

Visite esse site especial do Programa MenteInovadora e aprenda a mudar o amanhã como uma criança!


1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu