fbpx

O desenvolvimento da criança


O desenvolvimento da criança.

Ajudar no desenvolvimento das crianças é um dos fatores que movem a Mind Lab desde a sua criação, há quase 30 anos.

Por isso, aqui no Vida Inovadora, nos especializamos em orientar pais e mães sobre a melhor maneira de lidar com os inúmeros desafios que surgem ao longo da jornada de criar e educar filhos e filhas.

Desafios, aliás, que nunca deixam de se renovar. Pois quando aprendemos a lidar com um, logo ele ou ela muda de fase e lá vamos nós, adultos, enfrentar novas questões que se apresentam.

Claro que cada criança é única, com suas reações e ritmo próprios. Mas, de forma geral, algumas características gerais mais ou menos se repetem à medida que as crianças adquirem e aprimoram capacidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras.

Jean Piaget

Um dos grandes estudiosos das diferentes fases de desenvolvimento infantil foi o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).

Piaget, hoje considerado um dos grandes pensadores da Educação Mundial, iniciou seus estudos por meio da observação do raciocínio adotado pelas crianças para responder às perguntas dos professores numa escola.

Sua teoria divide as fases do desenvolvimento infantil em 4 grandes campos:

  • Sensório-Motor, dos 0 aos 2 anos;
  • Pré-operatório, dos 2 aos 7 anos;
  • Operatório Concreto, dos 8 aos 12 anos;
  • Operatório Formal, a partir dos 12 anos.

Então, hoje, vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento sensório-motor.

Desenvolvimento Sensório-Motor

É a fase do desenvolvimento em que, segundo a teoria de Jean Piaget, a criança desenvolve a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos.

Aos poucos, o bebê adquire consciência dos movimentos realizados por ele, coisa que, antes, acontecia de forma involuntária. Ele aprende, por exemplo, que é capaz de alcançar objetos pendurados no bercinho, por exemplo, ao esticar os braços.

Portanto, é nessa fase que ocorre o desenvolvimento da coordenação motora.

Contudo, não existe, ainda, a capacidade de pensamento abstrato. Para os bebês, as coisas só existem quando eles podem vê-las. É por isso que eles choram, por exemplo, quando a mãe não está em seu campo de visão.

Ao longo das próximas semanas, vamos abordar em nossos textos mais detalhes sobre as demais fases de desenvolvimento segundo a teoria de Jean Piaget. Continue acompanhando os próximos posts do Vida Inovadora.

O desenvolvimento do seu filho ou filha

E você? Sabe dizer exatamente como seu filho ou filha está se desenvolvendo neste exato momento?

A Mind Lab preparou um material exclusivo para ajudar você a entender exatamente como se dá o desenvolvimento das crianças e jovens em cada fase da vida. Basta clicar neste link e preencher os dados sobre o ano escolar do seu filho ou filha para ganhar um vídeo exclusivo e personalizado sobre com:

  • Uma explicação suscinta sobre a fase de desenvolvimento que seu filho ou filha está vivendo, de acordo com a idade;
  • As capacidades e habilidades que ele ou ela vai desenvolver nos próximos meses;
  • As habilidades sociemocionais que podem ser intensificadas com o uso da metodologia do Programa MenteInovadora.
  • Como você pode fazer a sua parte, intensificando esses desenvolvimentos em casa por meio de atitudes simples no dia a dia.

É um vídeo curto, dura apenas dois minutos, mas que vai surpreender você.

Sendo assim, visite esse site especial do Programa MenteInovadora e aprenda a mudar o amanhã como uma criança! Basta clicar neste link.

O vídeo pode ser compartilhado em várias plataformas de mídias sociais. Você pode salvá-lo para referências futuras e ainda pode ajudar outras famílias, passando para outros pais e mães o endereço do local onde eles podem dar uma espiadinha no futuro.

Gostou do nosso conteúdo? Fique por dentro de outras temáticas trabalhadas em nosso Blog!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu