fbpx

A criança dos 8 aos 12 anos


A criança dos 8 aos 12 anos.

Nas últimas semanas, o Vida Inovadora iniciou uma nova série sobre as diferentes etapas de desenvolvimento das crianças segundo a teoria do psicólogo suíço Jean Piaget. 

Primeiramente, falamos sobre o desenvolvimento da criança dos 0 aos 2 anos. Ao passo que, na semana passada, o tema foi as conquistas dos 2 aos 7 anos.

Com a série, o Vida Inovadora pretende esclarecer pais e mães sobre a melhor maneira de lidar com os inúmeros desafios que surgem ao longo da criação e educação de filhos e filhas.

Antes de mais nada, agora vamos relembrar as fases de desenvolvimento listadas pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).

Fases de desenvolvimento

Depois de observar o raciocínio das crianças diante de questionamentos feitos pelos professores, Jean Piaget criou uma teoria que divide as fases do desenvolvimento infantil em 4 grandes campos:

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento Operatório Concreto, que começa aos 8 anos e se estende até os 12.

Desenvolvimento Operatório Concreto

Não à toa, esta fase coincide com o início da escolarização formal, ao passo que a criança chega ao Ensino Fundamental, onde passa a lidar com conceitos, o pensamento lógico se desenvolve e a criança consegue solucionar problemas concretos.

Por isso, graças a essas habilidades, ela pode ser apresentada aos números e consegue fazer a relação com as quantidades.

Socialização

O egocentrismo, tão marcante na fase anterior, perde força. Dessa forma, a criança passa a levar em conta os pontos de vista dos outros. 

A linguagem socializada, portanto, se fortalece. 

Em suas interações, a criança passa a explorar melhor os objetos e as pessoas. Ela conquista a habilidade de cooperar com os outros e de trabalhar em grupo, mas sem perder a autonomia pessoal.

Interiorização das ações

Igualmente, a habilidade de abstrair e descolar o pensamento das ações práticas evolui neste momento. Como resultado, muitas operações passam a ser realizadas mentalmente, sem a necessidade de concretizar o pensamento.

Um exemplo: se um adulto mostra a ela dois bastões e pergunta qual deles é maior, a criança é capaz de mensurar os dois bastões mentalmente e acertar a resposta, sem a necessidade de fisicamente colocar um ao lado do outro para compará-los.

Essa habilidade, porém, ficará restrita por enquanto às situações concretas. O raciocínio coerente e conceitual não consegue alcançar objetos ou situações que não possam ser manipuladas. 

A capacidade de reflexão evolui, mas ainda restrita a situações concretas e lógicas. Desse modo, a criança consegue transpor para o campo mental operações com materiais que pode visualizar e experimentar. O pensamento abstrato ainda não se desenvolveu completamente.

Autonomia

Outra habilidade que se desenvolve nesta fase é a de conquistar autonomia em relação ao adulto. Isto é, os valores morais próprios se organizam e ganham importância para a criança. 

Essa fase de construção dos valores morais requer certa atenção dos pais. Dialogar com a criança, assistir filmes e contar histórias são fundamentais para atuar nessa construção, de forma a eliminar comportamentos preconceituosos, agressivos e valores equivocados.

O grupo

As conquistas na linguagem socializada também contribuem para o crescimento da importância do grupo de colegas. 

Esse grupo passa a ocupar, gradativamente, a função de suprir as necessidades de segurança e afeto.

O que não quer dizer que os pais devam se afastar.

Acompanhe o desenvolvimento escolar de seu filho ou filha, elogie quando a situação permitir, converse sempre que identificar algo que precisa ser abordado.

Tente perceber os conflitos por que a criança passa e tente orientá-la. 

O desenvolvimento do seu filho ou filha

Quer saber exatamente como seu filho ou filha está se desenvolvendo neste exato momento?

A Mind Lab preparou um material exclusivo para ajudar você a entender como se dá o desenvolvimento das crianças e jovens em cada fase da vida. 

Clique neste link, preencha os dados sobre o ano escolar do seu filho ou filha e ganhe um vídeo exclusivo e personalizado com:

  • Uma explicação sobre a fase de desenvolvimento de seu filho ou filha de acordo com a idade;
  • As capacidades e habilidades que ele ou ela vai desenvolver nos próximos meses;
  • As habilidades sociemocionais que podem ser intensificadas com a metodologia do Programa MenteInovadora.
  • Como você pode fazer a sua parte, intensificando esses desenvolvimentos em casa.

Visite esse site especial do Programa MenteInovadora e aprenda a mudar o amanhã como uma criança!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu