Livros: 7 dicas para viajar sem sair de casa. Com as restrições impostas pela pandemia invadindo as férias de verão, pais, mães e responsáveis certamente terão de se desdobrar para entreter a garotada neste mês de janeiro. Que tal aproveitar para estimular a leitura?
Neste outro post, nós já demos 7 dicas para formar um filho leitor. Agora, apostando no poder do lúdico de nos levar pelas aventuras incríveis das histórias, trazemos 7 dicas para incentivar a leitura nestas férias e, dessa forma, viajar sem sair de casa.
Desperte o prazer de ler
Tudo que o a gente faz por prazer, faz melhor, certo? Então que tal apostar em títulos que estão fazendo sucesso entre a criançada nas diferentes idades para despertar o gosto do seu filho ou filha pela leitura prazerosa, sem obrigações nem prazos? Acredite, é um caminho certeiro para ativar o gosto pela leitura.
Estimule a autonomia
Passear numa livraria pode não ser possível, em virtude das restrições impostas pela pandemia. Mas vocês podem pesquisar títulos juntos em sites de livrarias virtuais, estimulando seu filho ou filha a escolher o livro que mais lhe agrada.
Aposte nos clássicos
Livros que viraram filmes ou clássicos infantis podem ser uma excelente porta de entrada para o mundo das viagens da imaginação que só as páginas dos livros podem nos proporcionar.
O cantinho da leitura
Um local aconchegante faz toda a diferença na experiência que a criança vai ter durante a leitura. Invista em cantos gostosos para que ela passe o tempo bem acomodada e em silêncio, na companhia das personagens da história.
Leia junto com seu filho ou sua filha
O exemplo é importante na formação das crianças. Aproveite aquele cantinho citado na dica anterior e reserve um tempo para ler junto com seu filho ou filha. Saber que o livro pode ser um elo de ligação entre vocês vai aumentar as memórias afetivas da criança em relação à leitura.
Converse sobre a história
Além ser uma ótima oportunidade de verificar o quanto está sendo apreendido pela criança, um bate-papo entre vocês a estimula a pensar sobre a história e a perceber novos pontos de vista.
Varie o gênero
Em diferentes idades, é natural que as crianças se interessem mais por determinados gêneros de literatura. Respeitar esses gostos é importante. Mas isso não quer dizer que você não deva oferecer opções, ampliando o leque de interesses de seu filho ou sua filha, sem forçar qualquer leitura, é claro.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
1 Comentário. Deixe novo
Gostaria de mais orientações pra ajudar minhas netas estou dando aulas pra elas nessa pandemia.