fbpx

O que as histórias infantis podem ensinar?


Além de possibilitar incríveis viagens com a imaginação boas histórias infantis cumprem o seu papel quando também nos fazem em aprender com ela! 

Seja por causa de um filme, num livro, nos quadrinhos, em um desenho animado ou até mesmo em algum jogo, os personagens com suas aventuras e trapalhadas conseguem conversar com os pequenos, e até com os mais velhos, através de uma linguagem peculiar, utilizando-se da fantasia para ensinar lições e apresentar realidades distintas.

E para mostrar como contos realmente podem agregar no desenvolvimento e aprendizado da criançada, trouxemos alguns exemplos especiais que vão te convencer do quanto algumas histórias infantis podem ensinar.

Veja abaixo três aprendizados que podemos ter com a Turma da Mônica!

1- O valor da amizade

Quem conhece as historinhas da Mônica e seus amigos sabe que uma coisa é fato: eles não se desgrudam. Seja para brincar, aprender, explorar ou até quando se metem em alguma enrascada, a união é traço marcante em cada história, nos fazendo refletir (e muito) sobre a diferença que grandes amizades podem fazer na vida da gente.

O carinho, a cumplicidade, a lealdade e o amor são valores nitidamente visíveis no dia a dia da turminha do Limoeiro. A cada página surge um novo convite para enxergarmos nossos amigos e cultivá-los com gratidão, assim, reconhecendo como é bom tê-los por perto.

2- Diversidade, representatividade e respeito

Para além de falar sobre diversidade e trazê-la para o universo da Turma da Mônica, a criação de personagens como Papa-Capim e sua tribo Dorinha e Radar, Chico Bento e todo o núcleo da Vila Abobrinha: Milena, Nimbus, Luca, entre outros mais, permite que não só as crianças, mas qualquer leitor consiga se enxergar dentro dos quadrinhos.

O retrato de traços, histórias, descendências e características é representatividade, o que é fundamental quando se fala em respeito, afinal, ensina a enxergar não só o outro, mas também a si mesmo com mais amor e empatia.

3- Cultura brasileira

O cuidado em criar núcleos que retratem a realidade brasileira e suas regionalidades de maneira ampla, bem como os quadrinhos do Chico Bento, os personagens do Folclore e a tribo do Papa Capim, é uma excelente maneira de apresentar para os pequenos leitores um pouco mais sobre o nosso país.

Trazendo referências nacionais em meio às aventuras da turma, os quadrinhos, além de assegurarem a representatividade anteriormente citada, permitem que o leitor viaje por todo o território brasileiro.

Através da leitura, explorando e conhecendo mais sobre as diversas culturas e todos os traços típicos que formam a identidade brasileira.

Uma aula e tanto sobre o Brasil, certamente!

O que podemos tirar de tudo isso?

O mundo dos contos é gigantesco e enriquecedor nos mais diversos sentidos, pois é capaz de trazer pautas importantíssimas de maneira natural e leve, trabalhando a imaginação construtivamente.

A partir da criatividade e da capacidade de sonhar, cada história faz da fantasia sua aliada, pois instiga um desenvolvimento cada vez mais completo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu