fbpx

Como as férias em família podem ajudar a melhorar o relacionamento no lar?


Já sabemos que as férias são um momento de descanso e divertimento. Por outro lado, também podem ser uma ótima oportunidade de melhorar o relacionamento em família. Isso porque, mesmo morando na mesma casa, a rotina e as diversas obrigações fazem com que as pessoas passem muito tempo separadas no dia-a-dia.

Portanto, viajando ou não, é durante as férias em comum que pais e filhos conseguem se reconectar e curtir muitas atividades juntos. Entenda as principais vantagens e aprendizados.

 

Aumento no nível de tolerância

Um maior nível de convivência pode ser prazeroso, mas também requer maiores doses de tolerância. Afinal, as diferenças se acentuam e é preciso aprender a respeitar o espaço do outro.

Dependendo das personalidades, esse contato pode ser mais ou menos desafiante. De qualquer maneira, não deixa de ser uma forma de amadurecer. A paciência é adquirida com relação aos comportamentos alheios. Ela permite que a família se torne flexível e absorva pontos de vista complementares.

Especialmente para as crianças que ainda estão formando sua personalidade, vale ressaltar valores, como a obediência e a responsabilidade. O que também não impede os pais de aprenderem com os hábitos de seus filhos. O próprio fato de os pequenos estarem presentes em mais momentos, requer tolerância. Assim, os pais precisam para dar a devida atenção a eles de acordo com o ritmo da infância.

 

Proximidade para se conhecer melhor

A conexão familiar é uma das maiores vantagens do período de férias. E apesar de associarmos férias às viagens, essa proximidade pode acontecer de uma maneira ou de outra. Começando pelas conversas, que se tornam mais frequentes devido ao tempo livre.

Nessas horas, você pode aproveitar para se aprofundar em assuntos ou realizar atividades que durante a rotina não eram comuns. Pode ser também um momento para analisar hobbies que podem ser praticados em conjunto e que inclusive podem ter continuidade mesmo após a volta às aulas. Desde ver filmes até praticar esportes.

Com certeza esse tipo de proximidade permite que seus filhos cresçam mais confiantes e à vontade para compartilhar seus desafios e conquistas com você quando quiserem.

 

Diminuição no estresse

O tempo de qualidade em família é capaz de diminuir o estresse acumulado do ano. Com menos pressões e cobranças, do trabalho para os adultos e da escola para as crianças, o clima em casa se torna mais leve. Se houver a possibilidade de viajar, ainda melhor!

Vale lembrar a importância do contato com a natureza e o aumento do tempo ao ar livre, como em parques, praias, sítios ou no interior. Ou seja, tudo aquilo que permita à família relaxar e diminuir o ritmo.

E você, como pretende passar essas férias com seus filhos?

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu