Chega de paredes! Vantagens de brincadeiras ao ar livre
De acordo com uma matéria divulgada no Portal Dia de Aprender Brincando: “Crianças que vivem nos centros urbanos passam 90% do tempo em ambientes fechados. Quando olhamos apenas para o Brasil, os números apontam que 40% das nossas crianças passam apenas uma hora ou menos do dia brincando ao ar livre.”
A data para alertar sobre essa realidade acontece no dia 17 de Maio e representa um movimento global. A ideia é que os pais se conscientizem sobre o impacto positivo das experiências externas que permitem, além de um estilo de vida mais saudável, o desenvolvimento das crianças de maneira integral.
Confira algumas vantagens sobre deixá-los passar mais tempo fora dos ambientes fechados, com brincadeiras ao ar livre!
Desenvolvimento Social e Emocional
Ao se conectarem com os elementos e as pessoas de um ambiente externo, seja em uma visita na praça ou mesmo pelo caminhar nas ruas, as crianças recebem estímulos que as desenvolvem de maneira física, psicológica, social e emocional!
Dependendo do ambiente, é possível que tenham a oportunidade de lidar com crianças novas. Essas interações também são fundamentais para ampliarem a noção de relacionamento que foge ao ambiente de convívio.
Um pouco mais de liberdade, também as permitirá que se expressem de maneira autônoma e espontânea. Um jeito simples e prático para ativar as boas emoções!
Percepção e conexão com o mundo exterior
Principalmente quando se é pequeno e está descobrindo o mundo, é importante circular por ambientes abertos e diferentes. A prática ajuda a criar um senso de percepção do mundo exterior. Dessa forma, aprendem a entender e respeitar os espaços e suas dinâmicas.
Em ambientes fechados, esse olhar se torna limitado e com o tempo ainda pode fazer com que as crianças se sintam isoladas ou receosas com relação ao mundo lá fora.
Contato com a natureza e consciência ambiental
Para entrar em contato com a natureza, não é preciso apenas esperar pelo período de férias. Ainda que através dos detalhes, como sentir o sol na pele, pisar na grama ou ouvir o barulho dos pássaros, é possível se conectar e respeitar o meio ambiente desde cedo!
Apostar em programas com brincadeiras ao ar livre, mesmo que seja apenas por um final de semana, aumenta a conexão entre as crianças e a natureza. Viagens curtas, ou até mesmo programas de acampamentos como o oferecido pelo Instituto Humanaterra, estimula o conhecimento do meio ambiente e a vida em mais harmonia com a natureza. Desde coisas simples como não jogar lixo no chão até um desenvolvimento de um olhar mais sustentável.
Da mesma maneira, o estado contemplativo ativado por esse tipo de ambiente natural permite que qualquer pessoa se conecte inclusive, mais consigo mesma e o momento presente. Por isso, passear na natureza é que recomendado até mesmo para diminuir e aliviar a ansiedade!
Movimentação e Exercícios!
Os ambientes externos diminuem o estresse e permite que eles corram, pulem, brinquem e se exercitem de maneira geral. Além de serem considerados exercícios físicos que promovem saúde e bem-estar, seus filhos ganham a oportunidade de liberar as tensões do dia-a-dia.
É fora de um ambiente controlado e excessivamente regrado, que eles descobrem a oportunidade de serem eles mesmos, com autenticidade e alegria! Que tal permitir que seus filhos tenham sempre essa oportunidade enquanto estilo de vida?
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
1 Comentário. Deixe novo
A CONEXÃO COM O MUNDO EXTERIOR, É CURIOSA, MAIS MUITO DESAFIADORA.