Ensine seu filho a lidar com emoções negativas
Ensine seu filho a lidar com emoções negativas.
Nos últimos dois textos publicados aqui no VidaInovadora, você aprendeu o que é invalidação dos sentimentos e porque é importante não fazer isso com o seu filho ou filha.
Mas, você já parou para pensar por que alguém invalidaria os sentimentos dos próprios filhos?
Instinto de Proteção
Muitas vezes, isso acontece porque nós, pais e mães, temos a tendência de tentar proteger nossos filhos dos sentimentos e emoções negativas.
Ainda assim, não queremos que eles sofram, que passem por situações difíceis.
É um erro muito comum na educação dos filhos. Além disso, outra razão comum é a nossa falta de preparo para lidar com a situação.
Afinal, nós mesmos, quando crianças, não fomos ensinados a entender e administrar as nossas emoções negativas.
Reações mais comuns
Estudos no campo da psicologia mostram que existem alguns padrões de comportamento de pais e mães na educação dos filhos quando se deparam com sentimentos negativos.
Confira no gráfico abaixo. As reações em tons de vermelho são as não indicadas. As demonstradas em tons de verde, são as que podem levar a respostas melhores.
E você? Sabe como ensinar seu filho a lidar com emoções negativas? Quais dessas reações você apontaria como mais comuns em você diante dessas situações?
Hoje vamos entender por que o sentimento negativo é importante para o desenvolvimento das crianças, como você pode ajudar seu filho ou filha a lidar com elas e qual o papel da educação socioemocional nesse processo.
A importância dos sentimentos negativos
Por mais que tentemos protegê-los, nossos filhos terão de vivenciar experiências e sentimentos negativos ao longo da vida.
Estamos falando aqui de emoções como raiva, culpa, medo e angústia, por exemplo.
Essas emoções, apesar de negativas, são naturais a todos os seres humanos e são importantes para o amadurecimento e para a autoproteção.
Por isso as crianças precisam vivê-las. É a única forma de aprender que elas existem.
Nosso papel, como pais e mães, não é eliminar os sentimentos negativos, mas ensinar nossos filhos a lidar com eles desde cedo.
Qual a função do sentimento?
A função principal do sentimento é nos ajudar a entender o que acontece ao nosso redor e dentro de nós.
Ele nos leva a associar o fato presente a situações passadas semelhantes, já vividas por nós. Dessa forma, nos ajuda a ativar as reações que já aprendemos para lidar com aquele tipo de episódio.
O problema é que, no caso de crianças e jovens, a experiência passada muitas vezes não existe. Enquanto não aprender lidar com aquela situação, a criança vai reagir de acordo com o que sente.
5 dicas para ajudar seu filho
O primeiro passo para ajudar seu filho a reconhecer as emoções é não adotar as reações que apareceram em tons de vermelho no quadro deste post.
Ficar desconfortável, ser indiferente ou minimizar o sentimento só servirão para invalidar a emoção que seu filho está expressando.
Não apoiar seu filho ou tentar uma solução que se concentre no problema, por outro lado, será de pouca utilidade.
Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a reagir dentro das atitudes positivas – que aparecem em verde no quadro –, que ampliam as chances de você ensinar seu filho a lidar com as emoções negativas:
- Identifique o sentimento – Diga a seu filho qual sentimento você acha que ele está sentindo. Construir desde cedo o vocabulário para nomear emoções e sentimentos é importante para que ele aprenda a identificá-los no futuro.
- Evite ser definitivo – Não diga ao seu filho o que ele está sentindo. Sugira, a partir do que você observa. Em vez de dizer, por exemplo, “você está com raiva”, prefira algo do tipo “parece que você ficou bravo…”. Isso dá a chance ao seu filho de corrigi-lo, caso esteja sentindo uma emoção diferente daquela que você acha.
- Explique o sentimento – Conte que em situações como a que seu filho acabou de viver, é comum sentir aquela emoção que o dominou. Dê exemplos de outras situações semelhantes que podem despertar aquele mesmo sentimento.
- Ensine seu filho a expressar o sentimento – Explique que ele tem maneiras de externar o que sente sem perder o controle sobre as emoções. Comportamentos negativos como bater, chorar, ou agredir, por exemplo, são reações a um sentimento que ainda não foi compreendido.
- Mostre que aquele sentimento é legítimo – É importante acalmar a criança com a noção de que todos nós temos sentimentos, é normal nos sentirmos de determinadas formas em situações negativas e, portanto, não há nada de errado com isso. É fundamental, também, fazer seu filho ver que nenhum sentimento é permanente e que quando ele se acalmar, aquela emoção negativa vai diminuir e será mais fácil lidar com ela.
A educação socioemocional
Aprender a lidar com sentimentos negativos e situações adversas está no centro do desenvolvimento promovido pela educação socioemocional.
No Programa MenteInovadora, os professores e professoras mediadores usam os métodos metacognitivos para ajudar os estudantes a aprender sobre as emoções e a regulá-las num ambiente controlado e com situações simuladas proporcionadas pelos jogos de raciocínio.
Os estudantes aprendem, entre outras coisas, a parar e pensar antes de reagir; desenvolvem o autoconhecimento; ampliam a capacidade de analisar situações e de solucionar problemas, entre tantas outras habilidades socioemocionais fundamentais para a vida.
Conheça o Programa MenteInovadora e aprenda como ele pode desenvolver as habilidades socioemocionais do seu filho.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (218)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
1 Comentário. Deixe novo
[…] Assim como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e relacionais, a capacidade de lidar com os sentimentos é algo que precisa ser trabalhado desde cedo. […]