fbpx

Alerta: verão! Quais são os principais cuidados com as crianças nesta época do ano


O verão pode ser uma das épocas mais gostosas e divertidas do ano, porém com o excesso de calor e os passeios ao ar livre, também aumentam o número de cuidados, principalmente para quem tem filhos pequenos.

Que tal se preparar para curtir com as crianças da melhor forma? Dê uma olhada nos pontos de atenção:

 

Alimentação

Durante as férias, é ainda mais difícil manter uma rotina de alimentação saudável, ainda mais durante as festas e viagens. Porém, os pais também precisam se adaptar para garantir comidas adequadas no verão.

Isso porque até mesmo o processo de digestão no corpo muda durante o calor. Para não superaquecermos, a circulação sanguínea aumenta na região da pele, logo comer demais faz com que a demanda por sangue seja alta no aparelho digestivo. As consequências são cansaço, sono e até tontura.

Dessa forma, prefira incentivar seus filhos a comer mais comidas leves e de fácil digestão, como frutas e verduras.

 

Hidratação

As crianças já perdem água mais rápido do que os adultos. No verão, nem se fala! Com o suor corporal, precisamos beber ainda mais líquidos para regular a temperatura.

Portanto, peça para as crianças andarem com a própria garrafa de água e assim lembrarem de se hidratar. Também não se esqueçam de fazer pausas depois dos passeios para recuperar o fôlego. De preferência, aproveite a água das frutas, como melancia e abacaxi, que nutrem e hidratam ao mesmo tempo.

 

Piscina e mar

Quando o assunto é nadar, nunca é demais falar sobre a segurança dos pequenos. A regra geral é manter sempre um adulto por perto. No caso das piscinas, certifique-se sobre o seu funcionamento e limpeza, verificando os ralos e horários em que a bomba está ligada.

Já no mar, a atenção é redobrada! Nesse caso, prefira entrar junto com as crianças na água e, caso elas sejam muito pequenas, segure-as pelas mãos.

 

Sol

O sol forte é o maior responsável por todos os outros cuidados no verão. Mesmo para quem fica na cidade, o uso de protetor solar é fundamental todos os dias. Vale lembrar que bebês até 6 meses não podem passar protetor e crianças até 5 anos precisam usar produtos infantis, que não possuem substâncias químicas.

Outra dica é não exagerar nos banhos de sol. Os melhores horários são antes das 10h e depois das 16h, o que vale para todas as pessoas também.

 

Segurança na praia

Procure deixar as crianças identificadas com uma pulseirinha, contendo pelo menos o nome e o telefone da família.

Também instrua seus filhos para não atender a pedidos de estranhos e se manterem ao alcance da vista dos responsáveis. Se possível, converse antes sobre as boas práticas na praia e leve seus próprios alimentos saudáveis, evitando que a criança sinta vontade de comer várias opções vendidas, e que muitas vezes não são muito saudáveis.

Compartilhe outras dicas nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu