Alerta: verão! Quais são os principais cuidados com as crianças nesta época do ano
O verão pode ser uma das épocas mais gostosas e divertidas do ano, porém com o excesso de calor e os passeios ao ar livre, também aumentam o número de cuidados, principalmente para quem tem filhos pequenos.
Que tal se preparar para curtir com as crianças da melhor forma? Dê uma olhada nos pontos de atenção:
Alimentação
Durante as férias, é ainda mais difícil manter uma rotina de alimentação saudável, ainda mais durante as festas e viagens. Porém, os pais também precisam se adaptar para garantir comidas adequadas no verão.
Isso porque até mesmo o processo de digestão no corpo muda durante o calor. Para não superaquecermos, a circulação sanguínea aumenta na região da pele, logo comer demais faz com que a demanda por sangue seja alta no aparelho digestivo. As consequências são cansaço, sono e até tontura.
Dessa forma, prefira incentivar seus filhos a comer mais comidas leves e de fácil digestão, como frutas e verduras.
Hidratação
As crianças já perdem água mais rápido do que os adultos. No verão, nem se fala! Com o suor corporal, precisamos beber ainda mais líquidos para regular a temperatura.
Portanto, peça para as crianças andarem com a própria garrafa de água e assim lembrarem de se hidratar. Também não se esqueçam de fazer pausas depois dos passeios para recuperar o fôlego. De preferência, aproveite a água das frutas, como melancia e abacaxi, que nutrem e hidratam ao mesmo tempo.
Piscina e mar
Quando o assunto é nadar, nunca é demais falar sobre a segurança dos pequenos. A regra geral é manter sempre um adulto por perto. No caso das piscinas, certifique-se sobre o seu funcionamento e limpeza, verificando os ralos e horários em que a bomba está ligada.
Já no mar, a atenção é redobrada! Nesse caso, prefira entrar junto com as crianças na água e, caso elas sejam muito pequenas, segure-as pelas mãos.
Sol
O sol forte é o maior responsável por todos os outros cuidados no verão. Mesmo para quem fica na cidade, o uso de protetor solar é fundamental todos os dias. Vale lembrar que bebês até 6 meses não podem passar protetor e crianças até 5 anos precisam usar produtos infantis, que não possuem substâncias químicas.
Outra dica é não exagerar nos banhos de sol. Os melhores horários são antes das 10h e depois das 16h, o que vale para todas as pessoas também.
Segurança na praia
Procure deixar as crianças identificadas com uma pulseirinha, contendo pelo menos o nome e o telefone da família.
Também instrua seus filhos para não atender a pedidos de estranhos e se manterem ao alcance da vista dos responsáveis. Se possível, converse antes sobre as boas práticas na praia e leve seus próprios alimentos saudáveis, evitando que a criança sinta vontade de comer várias opções vendidas, e que muitas vezes não são muito saudáveis.
Compartilhe outras dicas nos comentários!
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (87)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
1 Comentário. Deixe novo
Devemos nos atentar com o tipo de alimentação, tomar muito líquido, utilizar filtro solar, mas principalmente redobrar a atenção com piscinas e mais ainda na praia.