Família x Trabalho: Habilidades Socioemocionais que te ajudam a administrar a rotina!
Conciliar o frenesi do dia a dia no trabalho e em casa pode ser um grande desafio. Muitas vezes, acabamos nos perdendo diante das obrigações, deixando de passar um tempo de qualidade dentro de casa.
Por isso, se você anda tendo dificuldades em administrar o Tempo-Família e o Tempo-Trabalho, apresentamos no post de hoje o poder das habilidades socioemocionais para ajudar a utilizar as horas do dia ao seu favor.
Organização
É basicamente o primeiro passo para otimizar sua rotina. E para colocá-la em prática é mais simples do que se imagina. Aqui vão algumas dicas:
– Estabeleça prioridades. Diferenciando as necessidades, você aprende a valorizar seu tempo e utilizá-lo de maneira eficiente e a seu favor.
– Planeje seu dia. Com base na dica acima, determine uma ordem para o que deve ser feito, enumerando tarefas. Isso vai te ajudar a guiar seus passos durante o dia.
– Delimite horários. Para cada tarefa, estabeleça um começo e um fim. Colocando esses limites, você aprende a se regrar, garantindo que a atividade dure o necessário para ser cumprida.
Utilize da sua Criatividade e, principalmente, da sua Paciência, para realocar seus afazeres de maneira inovadora, complementar e eficaz, otimizando o tempo e garantindo que nada fique para trás.
Tempo
Para melhor organizar a rotina, nada melhor do que utilizarmos do tempo a nosso favor. Nesse caso, a dica primordial é apostar em aspectos como:
Comprometimento e Determinação: se doar por completo àquilo que se está fazendo para, assim, atingir o objetivo esperado. O foco é a chave para alcançar sua meta.
Responsabilidade: respeitar seu cronograma à risca garante que tudo se cumpra no horário delimitado e você consiga otimizar seu tempo eficientemente.
Autoconhecimento: precede tudo. “Em quanto tempo consigo realizar essa tarefa?”; “Quais são minhas facilidades?”. Entender como você funciona é primordial para distribuir suas atividades em função do que será mais rentável para você. Relembrando o Método da Filmadora, é reconhecendo nossos objetivos, que conseguimos perceber as necessidades de cada etapa.
Equilíbrio
Depois de muito falar sobre organização e tempo, é
primordial ter noção que existe tempo e espaço específico para tudo. Ou seja,
evite trazer o trabalho para dentro de casa.
É certo que, por vezes, a escolha não está em nossas mãos, mas
para evitar que os afazeres de fora ganhem as horas da família, é
fundamental manter-se firme ao seu cronograma e tomada de decisões. Afinal, ele foi montado justamente
para satisfazer suas demandas.
Tenha isso em mente e amenize as preocupações. Da mesma maneira que você se dispõe por completo para o trabalho, é a vez de dedicar o tempo e o corpo para a família.
O que podemos tirar disso?
Formal, informal, autônomo, freelancer, funcionário, empresário ou dono. Quem trabalha não está isento das obrigações domésticas e do compromisso diário com a família.
Alinhar as competências socioemocionais* nesse processo é o caminho para conseguir conciliar os dois mundos. Afinal, através do desenvolvimento socioemocional, somos capazes de administrar nossas emoções, decisões e objetivos de maneira exitosa.
Não fique refém das responsabilidades. Aproveite a vida e toda sua totalidade! #EspecialDiaDoTrabalho
* A Mind Lab é pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (86)
- Família (222)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
3 Comentários. Deixe novo
Foco é a palavra chave.
Prioridade, rotina e planejamento.
Responsabilidade, planejamento, e muito amor.