Para voltar a ser mãe presente em tempo integral
Isolada em casa, você tenta imaginar o que fazer com as crianças? Então aproveite esse convívio para ser aquela mãe presente em tempo integral que, antes, a sua vida profissional intensa não lhe permitia ser.
Configuração familiar
Durante décadas e décadas, especialmente a partir da metade do século passado, as famílias foram reconfiguradas para que os adultos pudessem atender às necessidades de crescimento da economia do mundo. Pais e mães tinham de trabalhar fora e, para isso, o cuidado com os filhos foi terceirizado – seja com a contratação de profissionais que tomavam conta das crianças em casa nos primeiros anos da infância, seja com escolas em período integral. Crescendo sob os cuidados de profissionais o dia todo, geração após geração, nós nos esquecemos, ou em alguns casos nunca aprendemos, como se convive e como se educa filhos.
Advento da Pandemia
A pandemia de Covid-19, apesar de todos os aspectos negativos, forçou uma pausa nesse ritmo. Confinadas com os filhos em casa, as mães estão diante da oportunidade de resgatar essas relações, de voltar a ser as mães que tanto lamentavam não poder ser quando passavam até 14 horas por dia trabalhando fora de casa.
Você também não sabe como lidar com essa nova situação para ser uma mãe presente em tempo integral?
Confira cinco sugestões que separamos para ajudar nesse novo aprendizado.
1 – Volte a ser criança
Aproveite o tempo que vocês têm juntos para se divertir com seus filhos. Ensine a eles brincadeiras da sua infância. E aprenda com eles, também, as brincadeiras que eles mais gostam hoje. Abuse dos jogos de tabuleiros, faça um Clubinho do Livro lendo o mesmo título que as crianças estão lendo e fazendo rodas de conversa sobre o livro, assistam juntos às sagas de Harry Potter ou de Star Wars. Divirta-se!
2 – Seja a professora
Participe ativamente da realização das tarefas escolares. Ajude com dúvidas e apoie o aprendizado. Observe como seu filho aprende e os pontos em que demonstra dificuldade para poder pedir apoio à escola e a professora nesse processo.
3 – Dividam as tarefas domésticas
Seus filhos terão um prazer imenso em ajudar com pequenas tarefas diárias: colocar a mesa, cuidar da caixa de sujeira e da alimentação do gato, fazer a própria cama todas as manhãs, tirar o lixo. Você pode ajudar no início e adaptar as tarefas designadas de acordo com a idade. Lembre-se que os mais velhos sempre podem fazer mais. A ideia é que eles entendam a importância de compartilhar as responsabilidades para o bom funcionamento familiar.
4 – Cozinhem juntos
Nada aproxima mais do que um delicioso bolo feito em conjunto. Ou uma receita de algum prato que a criança goste. Assim, ainda é possível aprimorar a matemática e língua portuguesa para seguir as receitas, e desenvolver o paladar. Testando quantidades de temperos e como eles afetam o sabor final.
5 – Aprenda a permitir
Deixamos para o final esta justamente porque ela é a regra de ouro. Faz toda a diferença no convívio que está sendo construído entre mães e filhos neste período. Nossa tendência, como mãe, é sempre proibir. O que acaba desgastando a autoridade e o sentido do não. Temos de entender o valor do sim e aprender a usá-lo. Não se trata de simplesmente parar de dizer não, mas antes de equilibrar essa relação. Quando algumas coisas são permitidas, as crianças sentem o respeito às suas vontades e entendem. Quando recebem um não, que ele é realmente necessário e, por isso, deve ser respeitado.
Aproveite o tempo em casa e divirta-se com o aprendizado de voltar a ser mãe em tempo integral.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
11 Comentários. Deixe novo
Temos que viver o momento juntos com nossas crianças para que todos se sintam acolhidos e seguros.
É importante viver o momento juntos com nossas crianças e nos transportar p seu mundo, para que todos se sintam acolhidos e seguros.
É importante viver o momento juntos com nossas crianças.
A proposta e muito boa neste momento devemos conversar com muito com nossas crianças e incluir todas as atividades diárias para ficarmos mais próximos e parceiros.
Devemos atuar neste momento c nossas crianças transportando o mundo dela para nossa realidade atual c muito dialogo e parceria
Por experiência própria , o tempo que se passa com o filho é maravilhoso , é uma construção de amor , cumplicidade e aprendizado .
Na verdade a mãe que mantinha o filho em uma creche ou escolinha para poder trabalhar, hoje está desesperada em casa com o filho pequeno que a chama o tempo integral, dependendo dela para tudo até troca de fraldas. Por um lado, aumentou-se essa aproximação e por outro lado, a mãe está desesperada sem saber o que fazer e inevitavelmente deixa a criança com os avós para poder concluir seus serviços.
Quantas informações enriquecedora.
Este momento esta sendo bom bom para se trabalhar as regras, distribuir responsabilidades co cada criança participando de forma cooperativa na rotina da casa. Vai deixar um bom resultado pós pandemia.
Momento para curtir a companhia dos filhos e dentro da rotina da família aproveitar para fazer coisas antes não permitidas como as dicas acima.
Momento bom para desenvolver atividades em conjunto, como cozinhar, arrumar,estudar, brincar, entre outras.