fbpx

Mães que trabalham fora: por que elas podem seguir sua vida profissional sem culpa


Quando as crianças nascem, as mães são as primeiras a se dedicar integralmente a seus filhos. Automaticamente, já se entende que elas precisarão parar de trabalhar ao menos por um tempo. Porém, assim que o bebê começa a crescer, se veem no dilema de adiar suas carreiras e ficar mais tempo com seus filhos ou voltar ao mercado de trabalho. Algumas se sentem incomodadas por serem mães que trabalham fora.

Não é incomum a dúvida ser acompanhada pela sensação de culpa. Mesmo quando existe uma possibilidade de que alguém fique com eles neste período, como os avós ou uma babá.

Se você também se vê nesta situação, saiba que agora já pode ficar mais tranquila! Isso porque, de acordo com estudos, existem inúmeras vantagens em continuar trabalhando fora.

Saiba agora mesmo quais são elas!

 

Filhos mais confiantes e bem-sucedidos

Estudos feitos por Universidades dos Estados Unidos reforçam que os filhos de mães que trabalham fora são tão felizes quanto aqueles de mães que se dedicam totalmente à maternidade.

Especialmente para as meninas, este fator inclusive favorece a futura vida profissional. Na prática, essas filhas tendem a conseguir empregos com mais facilidade e também aumentam as chances de que elas atinjam cargos privilegiados. Nestes casos, as garotas também tendem a ganhar mais dinheiro.

Enquanto para os meninos isso não faz tanta diferença, para as meninas as mães se tornam exemplos de inspiração profissional que elas tendem a seguir.

De qualquer forma, os meninos também se beneficiam ao se tornarem mais preparados e independentes para a vida adulta.

 

Autonomia e Independência

Apesar de o acolhimento das mães ser sempre necessário, quando elas equilibram suas relações com seus filhos e permitem que eles desenvolvam sua autonomia, eles também crescem emocionalmente.

Algumas mães acreditam que seus filhos precisam delas o tempo todo e isso pode terminar em padrões superprotetores.

Já quando a mãe continua a viver sua vida normalmente, sem deixar de dar afeto nos momentos de presença, essa distância pode ajudar que eles aprendam a adquirir menos carência familiar e aos poucos descubram sua própria independência.

 

Identidade da mulher

Muito se discute sobre a identidade da mulher após a maternidade. Com certeza a vida profissional é um dos temas mais influentes nesta balança. Ainda que decidir cuidar dos filhos no lugar de trabalhar fora não seja um problema, elas nunca devem deixar sua identidade de lado.

Ou seja, mesmo os hobbies e os momentos de lazer precisam continuar sendo cultivados. Além disso, é importante que os pais tenham tanta responsabilidade quanto elas.

No fim, ser mãe é com certeza um papel que exige muita dedicação independente de qualquer fator externo. Portanto, é natural que abdiquem de algumas coisas em favor dos filhos que precisam de atenção e cuidados na infância.

Só é importante não se esquecer de cuidar de si mesma e seguir buscando suas realizações e felicidade. Com certeza seus filhos irão ter um ótimo exemplo de amor-próprio e autoconfiança!

 

Ficou com alguma dúvida? Quer bater um papo? Entre em contato!

 


4 Comentários. Deixe novo

  • Maria Helena Costa Valente Aschenbach
    setembro 20, 2018 13:38

    Excelente texto; mesmo porque vivênciei todas essas fases da maternidade ao trabalhar algumas horas qdo minha filha era pequena.

    Responder
    • Obrigada por compartilhar sua opinião e experiência com a gente Maria! Vamos continuar escrevendo sobre maternidade, só acompanhar o blog! 🙂

      Responder
  • Antonia Couto
    agosto 28, 2020 05:43

    Porque faz parte de um processo natural da nossa sociedade a necessidade da mulher trabalhar e ter sua independência financeira. Seja por qualquer motivo.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 4, 2020 12:47

    Por quê elas trabalham para dar o sustento para os seus filhos! Estamos no século XXI, e já foi o tempo em que a mulher vivia só com a renda do marido! A ,mulher tem mais é ajuda r prover o lar, assim sua auto estima estará sempre equilibrada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu