fbpx
Blog Vida Inovadora
  • Início
  • Categorias
    • Família
    • Educação
    • Motivação
    • Habilidades Socioemocionais
    • Opinião
    • TODAS →
  • Contato

Estudo aponta: a maneira como os pais criam seus filhos pode ter grandes impactos na saúde e no bem-estar das crianças

EducaçãoFamíliaOpinião

Em artigo publicado na prestigiosa Nature Human Behaviour, um grupo de especialistas avaliou o impacto do estilo parental – ou seja, a maneira como os pais criam seus filhos – sobre a saúde e o bem-estar dos pequenos, comprovando que o cultivo de atitudes mais saudáveis, compreensivas e, acima de tudo, positivas pode não só incentivar o melhor desenvolvimento da criançada, como trazer bons efeitos durante a vida adulta. Acompanhe:

O estudo

Contando com informações de milhares de jovens acompanhados até os 16 anos, o estudo utilizou-se dos dados coletados dentro dos mais diversos ambientes familiares em função de analisá-los em um panorama mais amplo.

Desde a ‘satisfação do relacionamento entre pais e filhos’ (levando em conta o amor envolvido) e a autoridade dos pais, até a frequência da convivência em família, são examinados os mais variados aspectos da parentalidade, bem como seus resultados no que diz respeito à saúde psicossocial, mental, comportamental, física e também ao bem-estar dos mais novos, tornando-se, portanto, possível identificar fatores que exercem grande influência no dia a dia.

E é a partir desses dados que os especialistas conseguiram traçar um padrão de ações mais saudáveis a ser seguido para auxiliar no desenvolvimento dos mais novos.

As conclusões

De acordo com os resultados, o estilo parental tido como mais positivo é o chamado “competente”. Combinando afetividade e autoridade de maneira equilibrada, esse ‘modelo’ é o que mais se destaca no que diz respeito ao aprendizado dos pequenos, mostrando-se mais efetivo e adequado do que os outros estilos, tidos como autoritários (autoridade sem afeto), permissivos (afeto sem autoridade) ou negligentes (sem os dois).

Segundo as respostas adquiridas ao longo do estudo, as famílias que seguem o padrão em questão apresentam:

1) Índices muito mais baixos, entre crianças e jovens, de transtornos alimentares, como a obesidade; distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade; DSTs; e até mesmo cultivo de vícios, bem como tabagismo e o uso de maconha.

2) Maior habilidade, por parte dos pequenos, em expressarem suas emoções.

O que podemos tirar de tudo isso?

Criar um filho é colocar no mundo mais uma vida, mais um agente que trará consigo e com suas ações, grande impacto para as pessoas e lugares que encontrar pela frente.

É nosso dever, portanto, moldá-los para tornarem-se sempre a melhor versão de si mesmos, cada vez mais humanos e, nesse contexto, uma parentalidade saudável e equilibrada é essencial.

Em conjunto com a firmeza e a rigidez exigidas quando o assunto é educar, é o afeto por trás dos pequenos gestos que faz toda a diferença, ensinando desde cedo a enxergar o mundo com maior confiança, autoestima e perdão. Ou seja, com olhos mais sensíveis e empáticos!

* Artigo publicado na prestigiosa Nature Human Behaviour e de autoria do Prof. titular de Harvard Tyler Wanderweele, um dos palestrantes do CONUPES 2019


8 Comentários. Deixe novo

  • GERALDA ELCIONE COSTA BOTELHO
    maio 19, 2020 10:14

    É preciso ter um o equilíbrio : amor e firmeza ao educar nossos filhos!

    Responder
  • Luciana Palmira
    maio 24, 2020 14:20

    O que podemos tirar de tudo isso? Acredito que não está sendo fácil para ninguém. Mas acredito que sairemos mais fortes e unidos. Estreitar cada vez mais o laço familiar. Pensar positivamente, motivados, inspirados. Tentar colher somente coisas boas. Entender que estamos criando filho para o mundo, mais certos que será um mundo diferente, quando tudo isso acabar. Tarefa árdua, mas necessária.

    Responder
  • Ubiapueria
    maio 25, 2020 23:04

    A maneira que os pais criam seus filhos,irá refletir no futuro do mesmo.
    Crianças que são criadas em um lar com harmonia,carinho e amor,irá desenvolver-se muito bem. Terá condições de oferecer o melhor de si.

    Responder
  • Luciana Cristina da Costa Cabral da Cunha
    maio 29, 2020 22:06

    Talvez essa situação q estamos vivendo hj, totalmente atípica, nos ajude a entender aonde estamos falhando como pais e família, na formação dos nossos filhos. Amor nunca é demais, mas não significa que devemos ser permissivos.

    Responder
  • Mara
    maio 31, 2020 14:35

    Esse é o momento exato de firmar os laços de amor, carinho e união entre as pessoas da família.

    Responder
  • Antonia Couto
    agosto 27, 2020 22:56

    A rotina pode ser readaptada desde que não interfira no bem estar da criança.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 4, 2020 11:59

    A quarentena, fez com que readaptamos os laços de nossas famílias, com amor e empatia, pois em dias normais muitas vezes não somos capazes de fazer isso, devido a celeridade que vivemos no dia a dia, por isso que muitas famílias se perdem, esse momento, foram aparadas muitas arestas.

    Responder
  • Você conhece a parentalidade gentil? - Vida Inovadora
    março 3, 2022 19:24

    […] maneira de educar os filhos e estabelecer as regras familiares sempre é um dilema para pais e […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

#PrecisamosFalarSobreIsso

https://youtu.be/3b0dxCS7bOg

ARTIGOS RECENTES

Família

Coparentalidade: como agir após a separação

Família

Como evitar que os filhos escondam segredos

Família

O que os pais precisam saber sobre desafios on-line perigosos

CATEGORIAS

  • Educação (88)
  • Família (241)
  • Habilidades Socioemocionais (104)
  • Motivação (28)
  • Opinião (27)

Blog Vida Inovadora

É uma iniciativa da Mind Lab, empresa que há mais de 20 anos vem inovando os sistemas educacionais de escolas do Brasil e do mundo. Saiba mais sobre o Programa MenteInovadora no www.menteinovadora.com.br.

Facebook
YouTube
Instagram
RSS
LinkedIn

Quer receber mais conteúdos bacanas como esses? Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e fique por dentro das novidades para sua vida mais inovadora!

© 2025 Mind Lab Brasil. Todos os direitos reservados. Aviso de Privacidade

  • Início
  • Todos os artigos
  • Contato
Menu