Como monitorar o desempenho escolar do seu filho?
Um dos grandes desafios de nosso papel como pais e mães é garantir a educação de nossos filhos e filhas.
Mas o que é exatamente “garantir a educação”?
Basta transmitir os valores familiares de forma eficiente? A escolha de uma boa escola é suficiente para garantir a educação de crianças e jovens?
A resposta correta combina as duas perguntas: a família tem papel fundamental na transmissão dos valores, na educação que vem de casa, na escolha da boa escola e, principalmente, no acompanhamento do desempenho escolar do filho ou filha.
No texto de hoje, vamos falar sobre por que é importante monitorar o desempenho escolar de seu filho ou filha, que medidas você pode adotar para fazer esse acompanhamento e como as habilidades socioemocionais podem ajudar na melhoria desse desempenho.
Boa leitura!
Por que é importante monitorar o desempenho escolar do seu filho?
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, os estudantes cujos pais participam ativamente da vida escolar têm melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA.
Segundo os dados da avaliação realizada em 2015 com alunos de 15 anos em 70 países, os estudantes cujos pais demonstravam interesse pela vida escolar tiveram melhor nota nos conteúdos do componente de Ciências. Esse grupo alcançou média de 414,08 pontos nessa área, contra 357,19 dos estudantes em que a influência dos pais nos assuntos da escola era menor.
Monitorar o desempenho de seu filho ou filha e demonstrar interesse pelo desenvolvimento acadêmico dele ou dela, portanto, contribui para melhorar a aprendizagem.
Como monitorar o desempenho escolar do seu filho?
Existem algumas estratégias para monitorar o desempenho escolar de seu filho ou filha de maneira proativa. Confira 5 sugestões:
- Mantenha contato regular com o professor ou professora – a comunicação frequente com o professor ou professora de seu filho ou filha é fundamental para que você possa entender como ele ou ela está se saindo na escola, em quais aspectos ele ou ela demonstra segurança e onde é precisa atuar para superar desafios. Peça atualizações constantes sobre a aprendizagem, o comportamento e a participação nas aulas.
- Verifique notas e relatórios – peça ao professor ou professora relatórios regulares sobre as notas do seu filho ou filha e sobre a aprendizagem nos diferentes conteúdos curriculares.
- Participe das reuniões escolares – além de obter uma visão mais clara do desempenho acadêmico de seu filho ou filha, a presença nas reuniões escolares permite que você divida seus questionamentos e preocupações com os professores e professoras, e demonstra para seu filho ou filha que você está interessado em participar da vida escolar dele ou dela, o que é importante para reforçar a autoestima de crianças e jovens.
- Monitore tarefas e deveres de casa – ajude seu filho ou filha a fazer as tarefas e os deveres de casa. Dessa forma, você pode perceber eventuais dificuldades que ele ou ela tenha com determinados conteúdos.
- Converse com seu filho ou filha – conversas regulares sobre a escola, sobre como ele ou ela se sentem em relação à turma e ao ambiente, sobre as dificuldades que ele ou ela sente podem ser úteis para identificar o quanto antes aspectos e dificuldades que poderão se tornar problemas no futuro.
É importante ressaltar que notas não são a única medida do sucesso escolar. É aí que entram as habilidades socioemocionais.
Como as habilidades socioemocionais podem ajudar na melhoria desse desempenho?
Habilidades socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento pleno de seu filho ou filha. Elas podem ter impacto significativo no desempenho escolar dele ou dela, e há algumas maneiras de você incentivar o desenvolvimento socioemocional de seu filho ou filha, além de usar essas habilidades para verificar o desempenho escolar dele ou dela:
- Fique atento às emoções – observe o comportamento e as expressões de seu filho ou filha para entender como ele ou ela se sente. Isso pode ajudar a identificar eventuais problemas de relacionamento e adequação que podem afetar o desempenho escolar.
- Converse sobre emoções – ensine seu filho ou filha a identificar e expressar as emoções. Fale sobre como as emoções podem afetar a aprendizagem e o comportamento. Ajude seu filho ou filha a aprender a lidar com as emoções. Sobre este tópico, leia mais neste outro post do Vida Inovadora.
- Encoraje a resolução de conflitos – ensine seu filho ou filha a resolver conflitos de forma pacífica e construtiva. Fale sobre a importância de escutar os colegas, de expressar as próprias emoções e de encontrar soluções em conjunto para as disputas do dia a dia.
- Estimule a empatia – ensine seu filho ou filha a se colocar no lugar de outras crianças e jovens para compreender as perspectivas da outra pessoa. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades interpessoais e a lidar de forma positiva com as dificuldades trazidas pela convivência com outras pessoas.
- Invista na autoestima – ajude seu filho ou filha a desenvolver a autoestima e a acreditar em si mesmo(a). Ressalte os pontos fortes dele ou dela, elogie as conquistas e encoraje seu filho ou filha a abordar e superar desafios.
Como você já sabe – mas nunca é demais relembrar –, o desenvolvimento socioemocional é um processo contínuo. O apoio e o incentivo dos pais, atuando em conjunto com a escola, são importantes para o sucesso da criança e do jovem na escola.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
2 Comentários. Deixe novo
Excelente texto. É preciso estar atento ao comportamento dos filhos no dia a dia, independente dos problemas pessoais dos pais, uma vez que o Futuro cobrará essas responsabilidades.
[…] A psicopedagogia surge como uma luz guia, oferecendo soluções e suporte para aqueles que enfrentam obstáculos no caminho do conhecimento. Este post visa esclarecer a importância do acompanhamento […]