Mais cedo ou mais tarde seu filho ou filha vai trazer essa questão para dentro da sua vida. E você precisa estar preparado para lidar com os namoros e a descoberta da sexualidade nos relacionamentos amorosos na adolescência
A descoberta do amor não é exclusividade da adolescência. Mas a ressignificação desse sentimento a partir da descoberta da sexualidade, isso sim é um componente próprio dessa fase da vida. E nossos filhos e filhas precisam de muita orientação e acolhimento para que possam viver essas descobertas de forma saudável.
No vídeo de hoje, o psicanalista Fabio Brinholli, especializado em Psicologia da Saúde e Alto, fala sobre a importância de manter um canal de diálogo com nossos filhos, para que eles possam falar abertamente sobre as descobertas, dores e frustrações desse momento:
“É sempre melhor poder falar e poder chorar do que fazer”, explica Fábio. “Quanto mais o jovem põe o que sente em palavras, menores os riscos de ele partir para a ação, para o ato em si. Como a adolescência é uma fase do desenvolvimento marcada pela intensidade e pela impulsividade, é sempre melhor poder pôr em palavras do que tentar construir, sozinho, soluções que podem se revelar trágicas.”
Apesar dos riscos, Fábio lembra que as descobertas dessa idade são fundamentais para o restante da vida. E ressalta que pais e mães não podem se esquecer de que a adolescência é um período fantástico.
“Precisamos combater essa ideia pessimista da ‘aborrescência’, de que o adolescente é sempre problemático”, afirma. “A adolescência é um período de muitas potencialidades, em que os jovens estão desenvolvendo a criatividade, a espontaneidade, a identidade, procurado descobrir quem eles são, como eles gostam de viver, os amores, a sexualidade. Então é importante dar a esses sujeitos a possibilidade de atravessar essa fase de maneira que aquilo que acontece seja importante para o futuro.”
Fábio Brinholli é psicólogo clínico, leciona na Universidade Norte do Paraná e cursa doutorado em Psicologia na Universidade de São Paulo.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (218)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
2 Comentários. Deixe novo
É um período de descobertas e também de muitas frustrações, mas que faz parte da vida da maioria dos adolescentes.
As descobertas em um relacionamento podem ter frustações ou não, nada é perfeito! Como o tempo os adolescentes vão aprender isso! Já fomos adolescentes um dia, normalmente seguimos as orientações de nossos pais, as vezes erramos consciente, faz parte do nosso crescimento experimentar o que é normal, certo de nossa espécie.