fbpx

Mãe solo na pandemia: o desafio das mulheres que precisam administrar sozinhas a casa, o trabalho, a escola remota e os cuidados com os filhos durante o isolamento social

Elas são 11,6 milhões, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mulheres guerreiras que, mesmo antes da pandemia, se desdobravam para administrar o sustento dos filhos sem contar com o apoio de parceiros ou da família estendida. Com a pandemia, a situação delas ficou ainda mais difícil: elas precisam, agora, encontrar equilíbrio entre o trabalho em home office, a manutenção das fontes de renda, a administração do lar, a educação remota dos filhos e a manutenção de todas as atividades que garantem o funcionamento do lar.

Tudo isso sem perder a ternura.

Sugerimos, a seguir, algumas habilidades socioemocionais que podem ser importantes na manutenção da harmonia no lar nessa situação extrema:

Resiliência

Manter a calma e perseverar diante das dificuldades é condição fundamental para encontrar saídas para a situação. Mães solo, em geral, sabem bem o que é isso. Afinal, a vida delas nunca foi fácil, mesmo antes da pandemia. Neste momento ainda mais grave, porém, é importante lembrar dessa característica e ativá-la para encontrar novas saídas. Imagine que você está diante de um espelho onde consegue enxergar as suas emoções com clareza. Pegue uma folha e, numa primeira lista, escreva todos os medos que ameaçam paralisá-la. Numa segunda lista, escreva todas as suas fortalezas. Tente cruzar esses dados. Você vai perceber que a solução para muitas das suas preocupações estão guardadas aí mesmo, dentro de você.

Resolução de problemas

Para melhorar sua habilidade de lidar com as dificuldades, você vai precisar desenvolver o seu autocontrole e a sua capacidade de analisar a situação. Afinal, para resolver um problema, precisamos conhecê-lo em profundidade e a impulsividade não é uma aliada da capacidade de análise. Portanto, para desenvolver o autocontrole, faça o exercício de sempre, diante de uma adversidade, fazer uma pausa antes de reagir. Respire, pense na questão e só então decida a maneira de agir. E para analisar o problema em profundidade, faça o exercício de elaborar perguntas sobre ele. Depois, saia em busca das respostas. Quanto mais perguntas você for capaz de formular, mais profundamente vai conhecer o problema e maiores serão as suas chances de resolvê-lo.  

Planejamento

Tente imaginar o seu objetivo no topo de uma escada. Quantos degraus você precisa galgar para atingi-lo? Faça essa organização, dando um passo de cada vez, para sair das dificuldades que a oprimem.

Criatividade

Ela é uma habilidade socioemocional fundamental, tanto para redesenhar as rotinas da família no isolamento, quanto para imaginar novas possibilidades de geração de renda. Imagine a vida como se fosse uma árvore, com uma grande quantidade de galhos que representam diferentes fontes de captação da luz do sol para manter a árvore saudável. Solte a sua criatividade e imagine, para cada galho, as qualidades que você tem e que podem ajudá-la a se reinventar nesse novo cenário, em busca da estabilidade familiar.

Trabalho em conjunto

Apesar de ser uma mãe solo, você não está sozinha. Busque grupos de apoio, como o Instituto Casa Mãe, que vem organizando formas de ajudar as Mães Solo durante a pandemia. Lá, você vai descobrir que pode contribuir com a sua força ao mesmo tempo em que recebe ajuda de outras mães nas mesmas dificuldades que você.


2 Comentários. Deixe novo

  • Daniela Bortolan
    julho 30, 2020 17:24

    Empatia foi o que percebi nesta leitura, muitas mães sentem se só, mas elas não são invisíveis e precisam ser acolhidas por uma sociedade não muito acolhedora.

    Responder
  • Maria Eleni Teles Silva
    agosto 4, 2020 23:07

    Mulheres são fortes, mas precisam ser ouvidas, acolhidas e principalmente apoiadas na nossa sociedade tão machista.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu