Mãe solo na pandemia
Mãe solo na pandemia: o desafio das mulheres que precisam administrar sozinhas a casa, o trabalho, a escola remota e os cuidados com os filhos durante o isolamento social
Elas são 11,6 milhões, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mulheres guerreiras que, mesmo antes da pandemia, se desdobravam para administrar o sustento dos filhos sem contar com o apoio de parceiros ou da família estendida. Com a pandemia, a situação delas ficou ainda mais difícil: elas precisam, agora, encontrar equilíbrio entre o trabalho em home office, a manutenção das fontes de renda, a administração do lar, a educação remota dos filhos e a manutenção de todas as atividades que garantem o funcionamento do lar.
Tudo isso sem perder a ternura.
Sugerimos, a seguir, algumas habilidades socioemocionais que podem ser importantes na manutenção da harmonia no lar nessa situação extrema:
Resiliência
Manter a calma e perseverar diante das dificuldades é condição fundamental para encontrar saídas para a situação. Mães solo, em geral, sabem bem o que é isso. Afinal, a vida delas nunca foi fácil, mesmo antes da pandemia. Neste momento ainda mais grave, porém, é importante lembrar dessa característica e ativá-la para encontrar novas saídas. Imagine que você está diante de um espelho onde consegue enxergar as suas emoções com clareza. Pegue uma folha e, numa primeira lista, escreva todos os medos que ameaçam paralisá-la. Numa segunda lista, escreva todas as suas fortalezas. Tente cruzar esses dados. Você vai perceber que a solução para muitas das suas preocupações estão guardadas aí mesmo, dentro de você.
Resolução de problemas
Para melhorar sua habilidade de lidar com as dificuldades, você vai precisar desenvolver o seu autocontrole e a sua capacidade de analisar a situação. Afinal, para resolver um problema, precisamos conhecê-lo em profundidade e a impulsividade não é uma aliada da capacidade de análise. Portanto, para desenvolver o autocontrole, faça o exercício de sempre, diante de uma adversidade, fazer uma pausa antes de reagir. Respire, pense na questão e só então decida a maneira de agir. E para analisar o problema em profundidade, faça o exercício de elaborar perguntas sobre ele. Depois, saia em busca das respostas. Quanto mais perguntas você for capaz de formular, mais profundamente vai conhecer o problema e maiores serão as suas chances de resolvê-lo.
Planejamento
Tente imaginar o seu objetivo no topo de uma escada. Quantos degraus você precisa galgar para atingi-lo? Faça essa organização, dando um passo de cada vez, para sair das dificuldades que a oprimem.
Criatividade
Ela é uma habilidade socioemocional fundamental, tanto para redesenhar as rotinas da família no isolamento, quanto para imaginar novas possibilidades de geração de renda. Imagine a vida como se fosse uma árvore, com uma grande quantidade de galhos que representam diferentes fontes de captação da luz do sol para manter a árvore saudável. Solte a sua criatividade e imagine, para cada galho, as qualidades que você tem e que podem ajudá-la a se reinventar nesse novo cenário, em busca da estabilidade familiar.
Trabalho em conjunto
Apesar de ser uma mãe solo, você não está sozinha. Busque grupos de apoio, como o Instituto Casa Mãe, que vem organizando formas de ajudar as Mães Solo durante a pandemia. Lá, você vai descobrir que pode contribuir com a sua força ao mesmo tempo em que recebe ajuda de outras mães nas mesmas dificuldades que você.
#PrecisamosFalarSobreIsso
ARTIGOS RECENTES
CATEGORIAS
- Educação (85)
- Família (217)
- Habilidades Socioemocionais (104)
- Motivação (28)
- Opinião (27)
7 Comentários. Deixe novo
Empatia foi o que percebi nesta leitura, muitas mães sentem se só, mas elas não são invisíveis e precisam ser acolhidas por uma sociedade não muito acolhedora.
Mulheres são fortes, mas precisam ser ouvidas, acolhidas e principalmente apoiadas na nossa sociedade tão machista.
Mulheres com muita sabedoria e capacidade para desempenhar diversos papeis e necessitam de um olhar especial, pois não é tarefa fácil.
Todas as atividades ficam centralizas na mãe o qual precisa também ter se espaço.
Hoje avaliando os dias que estamos passando muitas mães estão se desdobrando com os afazeres do trabalho de casa, do serviço e com as atividades das crianças. Porèm esta pandemia acabou fazendo com que muitas se aproxima sem mais de seus filho, ajudando nos afazeres de suas atividades e para muitas crianças esta sendo muito importante essa comunicação familiar.
Mesmo com toda dificuldade que as mães estão encontrando muitas acabaram se aproximando mais de seus filho, ajudando nos afazeres de suas atividades e para muitas crianças está sendo muito importante essa comunicação familiar.
Algumas mães se redescubriram no seu papel, por antes da pandemia não terem tempo, devido ao trabalho, e agora, estão até curtindo o momento de estar junto com os seus filhos.